CTT - Ferramentas e Competências Transversais em Ciências Sociais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 10-01-2023 a 27-01-2023) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTT_FCTC |
17 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aquisição de competências que permitam uma melhor adequação da formação global dos estudantes às necessidades de investigação e de trabalho no âmbito das Ciências Sociais.
2. Desenvolvimento de competências técnicas, metodológicas e instrumentais aplicáveis a atividades de investigação e ocupações profissionais diversas.
3. Desenvolvimento de competências interpessoais (e.g., competências de comunicação, organização, de trabalho em equipa), intrapessoais (e.g., empatia, liderança, sentido de responsabilidade, integridade, autoestima, autogestão, motivação, flexibilidade, sociabilidade, gestão de tempo e tomada de decisões) e de cidadania global.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Aquisição de competências ajustadas às necessidades de investigação e de trabalho no âmbito das Ciências Sociais.
2. Aquisição de competências técnicas, metodológicas e instrumentais.
3. Aquisição de competências interpessoais, intrapessoais e de cidadania global.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
1. Pesquisa em bases de dados e revisão da literatura através do protocolo Prisma.
2. A utilização de Software para gestão de referências bibliográficas.
3. Elaboração e redação de artigos científicos.
4. Comunicação de resultados científicos I: Como elaborar uma apresentação com recurso ao PowerPoint?
5. Comunicação de resultados científicos II: Apresentação de resultados em dissertações e relatórios científicos/de estágios.
6. Questões éticas na investigação em Ciências Sociais.
7. Investigação científica e proteção de dados.
Bibliografia Obrigatória
Kueffer, C., & Larson, B. M.; esponsible use of language in scientific writing and science communication, BioScience, 64(8), 719-724, 2014
Lorenzetti, D. L., & Ghali, W. A. ; Reference management software for systematic reviews and meta-analyses: an exploration of usage and usability, BMC medical research methodology, 13(1), 1-5, 2013
Madushani, H. D. P. ; Ethical issues in social science research: A review, Journal of Social Statistics, 3(1), 26-33, 2016
Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., ... & Stewart, L. A. ; Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9, 2015
Paoletti, I., Tomás, M. I., & Menéndez, F. (Eds.). ; Practices of ethics: An empirical approach to ethics in social sciences research, Cambridge Scholars Publishing, 2013
Valiela, I. ; Doing science: Design, analysis, and communication of scientific research, Oxford University Press, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino consistem em seminários interativos em regime b-learning (sessões presenciais/síncronas).
A avaliação é distribuída sem exame final. Consiste na elaboração de um relatório desenvolvido pelo estudante com um peso de 100% na classificação final.
A aprovação no curso implica que a classificação obtida no relatório seja igual ou superior a 10 valores.
Melhoria de classificação: não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório - 100%