Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO081

Seminário em História Moderna II

Código: HISTO081     Sigla: SHMOII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 25 Plano Oficial do ano letivo 2022 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 1,50
Seminário: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 1,50
Seminário Totais 1 1,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna.

Os resultados desta actividade, neste 2º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, na continuidade do semestre anterior. que permita o desenvolvimento e conclusão do trabalho final.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Este program é concebido em continuidade com o programa de Seminário em História Moderna I

SEMINÁRIOS
1. Métodos de validação e avaliação de fontes documentais
2. Métodos de sistematização e tratamento da informação - análise qualitativa e análise quantitativa
3. Redação de um trabalho científico
4. Formas de comunicação científica


Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos,, E. Autor, 1996
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas, Ed. Presença, 1995
BELL, Judith ; Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação, Gradiva, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de linhas de investigação em História Moderna de Portugal; discussão de conceitos, processos de pesquisa e análise de informação histórica; promoção de debates em torno de ideias chave, decorrentes dos trabalhos de investigação em curso.
As Práticas Laboratoriais integram trabalho de campo, em arquivos públicos e privados, bibliotecas, museus, centros de documentação, a par da orientação dos trabalhos em curso.

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência obrigatória a 75% das unidades lectivas, requisito para avaliação, será controlada por meio de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação do trabalho na sala de aula 30%, Redacção do trabalho final 70%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor, o aluno que não cumpra 75% de presenças está automaticamente excluido.
Recomendar Página Voltar ao Topo