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História Económica e Social na Época Moderna

Código: HISTO043     Sigla: HESEMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 6 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 41 162
HISTO 110 Plano Oficial do ano letivo 2022 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 0,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-10.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.

Resultados de aprendizagem e competências


Competências gerais: capacidade de pesquisa, seleção e construção de texto (assessoria científica)
Procurar-se-á que o aluno desenvolva as seguintes competências:
. adquirir uma linguagem rigorosamente científica, dominando termos associados às temáticas em estudo;
. desenvolver competências na análise crítica da informação que fundamenta o discurso historiográfico;
. analisar a história para lá dos marcos cronológicos reduzidos, formulando uma visão geral e problematizada dos múltiplos acontecimentos, descriminando entre o acessório e o essencial;
. investigar e conhecer as características principais da sociedade de Antigo Regime, ao ponto de ter a capacidade de interpretar a sua estrutura e dinâmicas internas, avaliando os contextos estruturadores da economia e sociedade da época moderna;
. dominar a interpretação de fontes históricas, passíveis de contribuírem para a clarificação (justificando as concepções historiográficas existentes) das temáticas em curso;
. aprofundar essas competências em leituras críticas da bibliografia indicada, de molde a ganhar destreza que o habilite a executar, cabalmente, uma função em qualquer outra situação de caráter profissional: docência, trabalho em arquivos, bibliotecas ou museus, em projetos individuais ou coletivos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO PROGRAMA. NOÇÕES OPERATÓRIAS E CONCEITOS BÁSICOS.


Introdução - as condições ambientais e os seus impactos; tendências económicas e sociais na época moderna

1. As Redes Humanas - "à procura do outro", num quadro global em construção:

2. Os recursos, na terra e no mar - a troca e a descoberta: oportunidades e constrangimentos


3. Transformar a natureza - do trabalho rural e do trabalho urbano: quadros organizativos


4. Da riqueza e da pobreza: ordem social, superar a hereditariedade  - acumular e distribuir


Bibliografia Obrigatória

ELIAS, Robert ; A sociedade de Corte, Estampa, 1987
BRAUDEL, Fernand ; Civilização Material, Economia e Capitalismo, D.Quixote, 1979, 1990
WALLERSTEIN, Immanuel ; O sistema mundial moderno, vol. I e vol. II, Afrontamento, 1990, 1994
CIPOLLA, Carlo M; História Económica da Europa Pré-Industrial, ed. 70, 1984 [1974]
Jutte Robert; Poverty and deviance in early modern Europe. ISBN: 0-521-42322-8
GOLDSTONE, Jack; História global da ascensão do ocidente, Edições de 70, 2010
Cavallo, Sandra & Evangelisti, Sandra; A cultural history of childhood and family in the Early Modern Age, v.3 , Bloomsbury, 2014
Scott, Hamist, ed.; The Oxford Handbook of Early Modern European History, 1300-1750, vol. I Peoples & Placery, Oxford University Press, 2018

Observações Bibliográficas

Vide Bibliografia inserida na rubrica programa.


Em cada aula e tema serão indicados títulos específicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia: Aulas Teórico-práticas.
Procura-se que os alunos acolham a apresentação problematizadora das temáticas e procurem as respostas a partir de elementos didáticos apropriados, tais como: tabelas, gráficos, documentos impressos, que lhes permitam fundamentar as suas hipóteses, e perceber as sínteses historiográficas.
Assim, para cada tema, é proposto um conjunto de actividades centradas na análise e interpretação de situações práticas. As aulas de orientação tutorial complementarão esta metodologia, focando-se na análise comentada de textos produzidos  no período em análise. 

Palavras Chave

Humanidades > História > História económica
Ciências Sociais
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de campo 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável se o número de alunos inscrito for superior a 30

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

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