Código: | MTSL078 | Sigla: | PE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTSL | 32 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Os objetivos da UC são conduzir os estudantes a:
1. Desenvolver a competência de reflexão explícita sobre a língua;
2. Consciencializar-se das escolhas linguísticas efetuadas em cada momento das produções escritas;
3. Analisar e refletir sobre os vários níveis de estruturação dos textos: morfológico, lexical, sintático, semântico, pragmático; paratextual;
4. Adquirir técnicas de expressão e comunicação escrita nos diversos géneros /tipos de textos;
5. Cumprir as várias etapas do processo de redação: recolha de informação; planificação; textualização e revisão;
6. Incorporar e automatizar procedimentos de autorregulação da escrita.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. Distinguir e praticar as diferentes etapas do processo de escrita: recolha de informação; planificação; textualização e revisão;
2. Reconhecer os diferentes níveis de organização do texto: morfológico; lexical; sintático; semântico; textual (princípios de coesão e coerência); paratextual; pragmático e sociolinguístico;
3. Reconhecer e aplicar adequadamente as regras e convenções da escrita em vários géneros de texto e tipos de discurso;
4. Reconhecer e aplicar as adaptações sociolinguísticas necessárias segundo a finalidade e os destinatários dos textos;
5. Situar o desvio linguístico na dicotomia Norma /Uso;
6. Fazer um uso mais competente dos instrumentos de normalização existentes (Gramáticas; Dicionários; Recursos on-line);
8. Fazer um autodiagnóstico à própria escrita e retextualizar em função das correções necessárias.
9. Incorporar e automatizar procedimentos de autorregulação da escrita.
1. Comunicação e expressão escrita - aspetos gramaticais da escrita
1.1 Níveis de análise/estruturação linguística: léxico, sintaxe, semântica, outros;
1.2 Áreas problemáticas da normalização linguística no português atual;
2. Comunicação e expressão escrita - aspetos textuais da escrita
2.1 Etapas do processo redacional: recolha de informação; planificação; textualização; revisão;
2.2 Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, outros.
2.3 Sequências textuais prototípicas: narrativa, descritiva, expositiva-explicativa, argumentativa, injuntiva-instrucional, dialogal-conversacional;
2.4 A heterogeneidade composicional dos textos;
3. Comunicação e expressão escrita - aspetos discursivos da escrita
3.1 Texto, cotexto e contexto
3.2 Competência linguística e competência comunicativa;
3.3 Norma e Uso
3.4 Variedades e registos de língua
3.5 Tipos de discurso e géneros de texto
3.6 Modos de enunciação, modalidades e modalização no discurso.
Outras referências bibliográficas adicionais serão dadas nas aulas.
Outros materiais de apoio encontram-se disponíveis na Plataforma Sigarra.
O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (39 TP), onde é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação e realização de atividades sobre exemplos concretos.
Nas sessões práticas propõe-se o desenvolvimento de trabalhos de escrita relacionados com as matérias em estudo, tendo em vista o seu acompanhamento continuado.
Os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma Sigarra.
A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída sem exame final.
A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes dos trabalhos práticos e do teste, com ponderações de 50/50. A classificação em cada uma das componentes tem de ser positiva (mínimo de 10).
Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 44,00 |
Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho escrito | 44,00 |
Total: | 162,00 |
Nota positiva no teste e nos trabalhos práticos.
Frequência de, pelo menos, 75% das aulas
Teste: 50%
Trabalhos práticos de produção escrita:50%
De acordo com os regulamentos da FLUP.
A componente "teste de avaliação" prevê possibilidade de melhoria.
Língua de ensino: português