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Práticas de Escrita

Código: MTSL078     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTSL 32 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Os objetivos da UC são conduzir os estudantes a:

1. Desenvolver a competência de reflexão explícita sobre a língua;

2. Consciencializar-se das escolhas linguísticas efetuadas em cada momento das produções escritas;

3. Analisar e refletir sobre os vários níveis de estruturação dos textos: morfológico, lexical, sintático, semântico, pragmático; paratextual;

4. Adquirir técnicas de expressão e comunicação escrita nos diversos géneros /tipos de textos;

5. Cumprir as várias etapas do processo de redação: recolha de informação; planificação; textualização e revisão;

6. Incorporar e automatizar procedimentos de autorregulação da escrita.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:

1. Distinguir e praticar as diferentes etapas do processo de escrita: recolha de informação; planificação; textualização e revisão;

2. Reconhecer os diferentes níveis de organização do texto: morfológico; lexical; sintático; semântico; textual (princípios de coesão e coerência); paratextual; pragmático e sociolinguístico;

3. Reconhecer e aplicar adequadamente as regras e convenções da escrita em vários géneros de texto e tipos de discurso;

4. Reconhecer e aplicar as adaptações sociolinguísticas necessárias segundo a finalidade e os destinatários dos textos;

5. Situar o desvio linguístico na dicotomia Norma /Uso;

6. Fazer um uso mais competente dos instrumentos de normalização existentes (Gramáticas; Dicionários; Recursos on-line);

8. Fazer um autodiagnóstico à própria escrita e retextualizar em função das correções necessárias.

9. Incorporar e automatizar procedimentos de autorregulação da escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

  

1. Comunicação e expressão escrita - aspetos gramaticais da escrita

1.1 Níveis de análise/estruturação linguística: léxico, sintaxe, semântica, outros;

1.2 Áreas problemáticas da normalização linguística no português atual;

2. Comunicação e expressão escrita - aspetos textuais da escrita

2.1 Etapas do processo redacional: recolha de informação; planificação; textualização; revisão;

2.2 Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, outros.

2.3 Sequências textuais prototípicas: narrativa, descritiva, expositiva-explicativa, argumentativa, injuntiva-instrucional, dialogal-conversacional;

2.4 A heterogeneidade composicional dos textos;

3. Comunicação e expressão escrita - aspetos discursivos da escrita

3.1 Texto, cotexto e contexto

3.2 Competência linguística e competência comunicativa;

3.3 Norma e Uso

3.4 Variedades e registos de língua

3.5 Tipos de discurso e géneros de texto

3.6 Modos de enunciação, modalidades e modalização no discurso.

Bibliografia Obrigatória

FONSECA, Joaquim, PINTO, Alexandra Guedes e outros; A organização e o funcionamento dos discursos, Porto Editora, 1998
LIMA, José Pinto de (org.); Linguagem e Acção, da filosofia analítica à linguística pragmática, apaginastantas, 1983
MATEUS, Maria Helena Mira e outros; Gramática da língua Portuguesa, Caminho, 2008
MÓIA, Telmo e PERES, João Andrade; Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Caminho, 2003
PEDRO, Emília Ribeiro e outros; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996
VANOYE, Francis; Usos da linguagem. Problemas e técnicas na produção oral e escrita, Martins Fontes, 2002
Raposo, E.P. E. B., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. (Eds.); Gramática do Português. Vol I e Vol II, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013

Observações Bibliográficas

Outras referências bibliográficas adicionais serão dadas nas aulas.
Outros materiais de apoio encontram-se disponíveis na Plataforma Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (39 TP), onde é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação e realização de atividades sobre exemplos concretos.
Nas sessões práticas propõe-se o desenvolvimento de trabalhos de escrita relacionados com as matérias em estudo, tendo em vista o seu acompanhamento continuado.
Os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma Sigarra.

A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída sem exame final.
A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes dos trabalhos práticos e do teste, com ponderações de 50/50. A classificação em cada uma das componentes tem de ser positiva (mínimo de 10).

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 44,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 44,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste e nos trabalhos práticos.
Frequência de, pelo menos, 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 50%
Trabalhos práticos de produção escrita:50%

 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as regras vigentes nos estatutos.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FLUP. 

A componente "teste de avaliação" prevê possibilidade de melhoria.

Observações

Língua de ensino: português

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