Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEH009

História Económica

Código: MEH009     Sigla: HE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEH 33 MEH - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 1,25
Cláudia Sofia Pinto Ribeiro 1,25
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Cláudia Sofia Pinto Ribeiro 0,25
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 0,25

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Interpretar conceitos, teorias e modelos em História Económica;

- Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia económica;

-Desenvolver capacidades analíticas e críticas sobre a produção historiográfica neste domínio;

- Discutir os limites da História Económica nos programas do 3º ciclo do ensino básico e secundário - heranças.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver um trabalho de investigação que articule os programas do 3º ciclo do ensino básico e secundário com os projetos de investigação dos estudantes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Conceitos operatórios, tempo e espaço, níveis de análise e problematização.

2. Sociedades tradicionais e revolução industrial

 

3. Crescimento, desenvolvimento e desigualdade

4. Mercado e consumos

5.Estruturas, transformações e problemas da economia portuguesa

 6. Tendências recentes na Economia - ambiente e globalização

 

Bibliografia Obrigatória

Allen, R.; The British Industrial Revolution in Global Perspective, Cambridge University Press, 2009
BAIROCH, Paul ; Victoires et déboires. Histoire économique et sociale du monde du XVIe siècle à nos jours., Gallimard , 1997
Beitone, Alain 070; Analyse économique et historique des sociétés contemporaines. ISBN: 978-2-2003-5018-5
Brasseul, Jacques; Histoire des faits économiques. De L’Antiquité à la revolution industrielle. Tome 1., Armand Colin, 1997
EKELUND, Robert B.; HÉBERT, Robert F. ; Historia de la teoria economica y de su metodo. , McGraw-HILL, 1992
LAINS, Pedro; SILVA, Álvaro Ferreira da;; História Económica de Portugal, 1700-2000, , ICS, 2005
Pedro Lains; Os^progressos do atraso. ISBN: 972-671-109-6
LANDES, David S. ; A Riqueza e a Pobreza das Nações, Gradiva, 2011
LOUÇÃ, F.; CALDAS, J.C.; Economia(s), Afrontamento, 2010
Karl Gunnar Persson; Paul Sharp; An Economic History of Europe Knowledge, Institutions and Growth, 600 to the Present, Cambridge University Press, 2015
Larry Neal; Rondo Cameron; História Económica do Mundo. Do Paleolítico ao Presente, Escolar Editora, 2019
McMichael, Tony ; Human frontiers, environments and disease, Cambridge University Press, 2004
North, Douglass C. ; Understanding the process of economic change, Princeton University Press, 2005 (https://econpapers.repec.org/bookchap/pupchapts/7943-1.htm)
Nunes, A.B; Valério, Nuno; História Económica e Empresarial, Presença, 2015
Thomas Piketty; O^capital no século XXI. ISBN: 978-989-644-304-7
Samuelson, Paul A., 1915-2009; Economics. ISBN: 0-07-057947-4
TORTELLA, Gabriel ; Introduccion a la economia para historiadores. , Tecnos, 1994
Wisner, Bem; Blaikie, Piers; Cannon, Terry; Davis, Ian; At Risk. Natural hazards, people’s vulnerability and disasters, Routledge, 2004 (https://www.preventionweb.net/files/670_72351.pdf)

Observações Bibliográficas

VER TEXTOS DISPONÍVEIS NO MOODLE

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, análise de documentos que se relacionem com o programa da u.c. e dos programas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença de 75% nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito (80%) e a sua apresentação (20%)
Recomendar Página Voltar ao Topo