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Sociologia do Envelhecimento

Código: MSOCI023     Sigla: SENV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 19 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Isabel Correia Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Isabel Correia Dias 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos:

-Compreender a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao estudo do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Estudar os desafios e os dividendos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Analisar o impacto dos eixos de desigualdade nas trajetórias de envelhecimento e na qualidade de vida na idade avançada;
-Conhecer as respostas e as políticas sociais na área do envelhecimento à luz dos grandes referenciais nacionais e internacionais;
-Conhecer as principais metodologias de investigação e intervenção na área do envelhecimento.




Resultados de aprendizagem e competências

 

- Domínio aprofundado das teorias e problematizações referentes a temáticas específicas da análise do envelhecimento;
- Domínio aprofundado das problemáticas da Sociologia do Envelhecimento contemporânea ;
- Domínio aprofundado do conhecimento e da mobilização dos métodos e das técnicas de investigação acionadas no campo da Sociologia do Envelhecimento;
- Capacidade de pesquisa, seleção e análise de informação relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular;

- Capacidade de conceber e implementar projetos de investigação/ intervenção sociológica na área do envelhecimento.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Estrutura social e envelhecimento demográfico: os dividendos da longevidade

  2. Envelhecimento: teoria social e metodologias de investigação e intervenção

  3. Discursos sobre o envelhecimento: da ideologia idadista às narrativas do envelhecimento bem-sucedido e sem sucesso.

  4. Envelhecimento, género, abusos e vulnerabilidades sociais

  5. Sistemas e políticas sociais em sociedades envelhecidas


 

Bibliografia Obrigatória

BINSTOCK, Robert; GEORGE, Linda K. ; Handbook of Aging and the Social Sciences, Academic Press, 1996
Malcolm Sargeant; Age discrimination and diversity. ISBN: 978-1-107-00377-4
MARIN, B; ZAIDI, A ; Mainstreaming ageing. Indicators to monitor sustainable policies, Ashgate, 2007
Mauro Paulino; Maus-tratos a pessoas idosas. ISBN: 978-989-693-083-7
MOODY, H R ; Aging.Concepts and controversies, Sage, 2006
Óscar Manuel Soares Ribeiro; Manual de envelhecimento activo. ISBN: 9789727577392
PAÚL, C ; RIBEIRO, O (Orgs) ; Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento, Lidel, 2012
SARGEANT,M (ed) ; Age discrimination and diversity:multiple discrimination from an age perspective, Cambridge University Press, 2011
Vern L. Bengston; Handbook of theories of aging. ISBN: 0-8261-1234-X

Bibliografia Complementar

DIAS, Isabel; LOPES, Alexandra; “Envelhecimento e políticas sociais em Portugal: tendências e desafios”, in Antunes, Maria Conceição e Leandro, Maria Engrácia (Org.), Envelhecimento. Perspetivas, projetos e práticas inovadoras, Edições Húmus, 2016. ISBN: 978-989-755-195-6
Dias, I., Lopes, A., & Lemos, R. ; O Abuso de Pessoas Idosas: Definições e Controvérsias., M. Paulino & D. Costa Coord.), Maus-Tratos a Pessoas Idosas (pp.19-36), Lisboa: Pactor., 2019
Dias, I., Lopes, A., & Lemos, R.; The Portuguese stakeholders’ perspective on social investment and quality assessment in LTC.Journal of International and Comparative Social Policy, 34:2, 140-150., 2018. ISBN: http://doi: 10.1080/21699763.2018.1472135
Duoma, L.; Steverink, N.; Hutter, I; Meijering, L. ; Explore subjective well-being in older age by using participant-generated word clouds. The Gerontologist, 57(2), 229-239. http://doi.org/10.1093/geront7gnv119., 2017
FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (Dir.) ; Gerontologia Social, Ed. Pirâmide, 2000
FONSECA, A. ; O envelhecimento – Uma abordagem psicológica, Universidade Católica Editora, 2004
Grundy, E. ; Ageing and vulnerable elderly people: European perspectives. Ageing & Society, 26:105-134, 2006. ISBN: http://doi.org/10.1017/SO144686X05004484
Liang, J. & Lou, B. ; Toward a discourse shift in social gerontology: From successful aging to harmonious aging. Journal of Aging Studies, 26 (3): 327-334.
United Nations Organization ; Principles for Older Persons., General Assembly resolution 46/91. UNO, New York, 1991
UN General Assembly ; Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development., 2015
Word Health Organization ; World Report on Ageing and Health, Geneva: WHO Press., 2015
World Health Organization ; The WHOQOL-OLD Manual, European Office, Copenhagen, WHO, Geneva., 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino assentam  em aulas  de natureza teórico-prática. Estas destinam-se à exposição/explicação das teorias, conceitos e metodologias subjacentes aos conteúdos programáticos.Visam igualmente a realização de pesquisa em bases de dados; trabalho de grupo; exposições dos estudantes; seminários e visitas de estudo com vista a uma melhor articulação entre a teoria e  intervenção na área do envelhecimento.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 39,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 9,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência



 



Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.

 




 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação compreende as seguintes componentes, cada uma com o peso ponderado na classificação final da unidade curricular:

(1) Exame final para teste de conhecimentos com peso de 50% na classificação final.

(2) Submissão de um relatório resultante de um exercício de revisão da literatura sobre um tópico do campo da Sociologia do Envelhecimento com peso de 40% na classificação final.

(3) Apresentação oral do protocolo de revisão da literatura, dos resultados gerais e do mapa teórico, com peso de 10% na classificação final.


 A aprovação à unidade curricular implica que a classificação obtida nas componentes de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

O calendário de apresentações e as normas orientadoras da elaboração dos trabalhos serão publicadas na primeira aula da UC.

Avaliação em época de recurso

Dada a especificidade do relatório de revisão da literatura, esta componente não é passível de realização em época de recurso para efeitos de aprovação à unidade curricular. Assim, a avaliação em época de recurso fica circunscrita ao exame final. Ou seja, só os estudantes que não tenham obtido aprovação à componente exame na época normal se podem apresentar a exame na época de recurso e desde que tenham completado o relatório de revisão da literatura.

 

 

 

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação incide apenas sobre o exame.

 

Observações

Contato da docente:
Gabinete: Torre B, n.º 251
mdias@letras.up.pt



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