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Iniciação à Prática Profissional

Código: MEG016     Sigla: IPP_G

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 30 MEG - Plano de Estudos 2 - 48 373 1296

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Maria Teixeira Pacheco Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Principais resultados de aprendizagem desta unidade curricular:

1. Aprofundar e consolidar saberes, competências e atitudes específicas à prática do ensino-aprendizagem, para a construção de uma identidade profissional.
2. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didáticas dos mestrandos;
3. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didática(s) Específica(s) e a prática docente;
4. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
5. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
6. Realizar trabalhos de investigação - ação - reflexão suscetíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos relacionam-se com aprendizagens teóricas adquiridas no 1º ano do ciclo de estudos, funcionando, neste unidade curricular, como a base para a experiência de aprendizagem em contexto real de atuação do professores de Geografia, proporcionando experiências privilegiadas de aprendizagem do desempenho do papel do professor interessado nas questões pedagógicas e didáticas, as quais ocorrem em escolas do ensino básico e secundário. Aí os estagiários participam, em diferentes graus, em sessões da responsabilidade de um supervisor e de um orientador cooperante - momentos de reflexão crítica (em Seminário e na Prática de Ensino Supervisionada) que visam desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento

Os saberes teóricos e de ação, e a constante reflexão sobre a processo educativo, registam-se num portefólio e num relatório final de estágio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Exercício da atividade docente, em situação concreta de ensino-aprendizagem

2. Reflexões de índole geral sobre o ensino de Geografia.

3. Aplicação reflexiva das teorias estudadas no processo de observação e intervenção em contexto do espaço aula.

4. Planificação e realização do ato pedagógico a gestão do espaço aula. Análise dos programas e dos manuais escolares. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.

5. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.

6. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.

7. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito.

8. O portfólio: características principais e metodologia.

9. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório.

Bibliografia Obrigatória

Isabel Alarcão; Supervisão de professores e inovação educacional. ISBN: 972-8067-10-0

Bibliografia Complementar

António Nóvoa; Profissão professor. ISBN: 972-0-34103-3
Altet, Marguerite; Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. ISBN: 972-0-34155-6
Pacheco, José Augusto; Formação e avaliação de professores. ISBN: 972-0-34416-4
Alarcão, Isabel 340; Formação reflexiva de professores. ISBN: 972-0-34721-X
Nóvoa, António; Formação de professores e trabalho pedagógico. ISBN: 972-8036-48-5
Nóvoa, António 340; Os^professores e a sua formação
Formosinho, João 340; Formação de professores. ISBN: 978-972-0-34832-6
Alarcão, Isabel 340; Supervisão. ISBN: 972-8612-20-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular é enquadrada por um regulamento específico que define os direitos, os deveres e o perfil de avaliação.

A metodologia da unidade curricular (UC) é, essencialmente, prática e reflexiva.

Os 48 ECTS da UC, repartem-se entre a Prática Ensino Supervisionada (PES), Seminário (S), Relatório (R) e Discussão (D), ponderada da seguinte forma:

Classif. Final da IPP=(PESx0.52)+(Sx0.13)+(Rx0.25)+(Dx0.10).

A metodologia geral utilizada na UC pretende ser semelhante à que os estagiários devem adquirir e utilizar em contexto real. Na PES, os estagiários são avaliados pela lecionação e análise critica das aulas de Geografia (próprias e dos colegas), tendo por suporte o Referencial de avaliação e o perfil traçado pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores da FLUP. A avaliação na componente Seminário decorre da participação semanal em sessões na FLUP e apresentação (oralee escrita) de trabalhos diretamente relacionados com a PES e/ou com o tema do relatório final de investigação-ação. A avaliação do relatório é da responsabilidade de um júri e atende à qualidade do relatório produzido e ao desempenho em provas públicas (discussão).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História
Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
Prova oral 10,00
Trabalho de campo 52,00
Trabalho laboratorial 13,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 510,00
Total: 510,00

Obtenção de frequência

A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras). Obter um mínimo de 10 de acordo com o Referencial de Avaliação acordada para a Prárica de Ensino Supervisionada, produção de um Relatório Final de estágio e respectiva discussão pública

Fórmula de cálculo da classificação final

Classif. Final do IPP = (Cl. Prática de Ensino Supervisionada x 0.52) + (Cl. Seminário x 0.13) + (Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10), sendo o resultado arredondado às unidades.

 

Provas e trabalhos especiais

Tarefas e actividades a desenvolver para a prática docente, de acordo com as solicitações de orientador(es) e supervisor(es)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prática de Ensino Supervisionada tem um Referêncial próprio acordado entre orientadores e supervisores

Melhoria de classificação

Não está prevista

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