Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG008

Geografia Humana

Código: MEG008     Sigla: GH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 19 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Paulo Saldanha Martins Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Luís Paulo Saldanha Martins 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Luís Paulo Saldanha Martins 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Usar adequadamente termos e conceitos; Enquadrar informação de referência nos princípios e teorias correspondentes; Selecionar a escala de análise mais adequada a uma determinada situação; Comparar processos, mecanismos, resultados e soluções em situações de mudança; Procurar informação pertinente e atualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis; Expressar-se na língua materna, oralmente e por escrito, com correção, precisão e fluência, sendo transparente enquanto emissor e atento e flexível enquanto recetor; Implementar correta e reflexivamente abordagens aos conteúdos da Geografia Humana e da dinâmica que revelam, incorporando a forma de estar de aprendizagem ao longo da vida; Manifestar sensibilidade para com as questões da geografia humana, envolvendo-se nos trabalhos a realizar.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC trata de modo aprofundado os conteúdos que melhor permitem debater os temas fundamentais da geografia humana essenciais a uma formação do mundo atual. São abordados conteúdos teóricos e práticos que focam os grandes temas da geografia humana, bem como numa perspetiva temporal a capacidade de transformação e de adequação da geografia humana à compreensão dos grandes problemas do mundo atual tanto à escala global como nacional ou local. Apesar da extensão e da diversidade da temática são escolhidos exemplos adequados a uma clara compreensão da importância dos temas incontornáveis na Geografia Humana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Geografia Humana: conceitos e definições

  2. Os domínios de estudo da Geografia Humana

  3. A população: evolução e distribuição

  4. Cidade e rede urbana

  5. Identidade e diversidade cultural

  6. As atividades económicas.

Bibliografia Obrigatória

Bradford, M. G.; Geografia humana. ISBN: 972-662-048-1
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; Iniciação em geografia humana
Medeiros, Carlos Alberto; Introdução à geografia de Portugal
Medeiros, Carlos Alberto (dir); Geografia de Portugal, Circulo dos Leitores, 2005 (Vol. II, III, IV)
Cresswell, Tim; Geographic Thought : A Critical Introduction, John Wiley and Sons Ltd , 2013. ISBN: 9781405169394
Boyle, Mark; Human Geography : A Concise Introduction, John Wiley & Sons Inc, 2014. ISBN: 9781118451502 (este livro contem diveros apoios pedagógicos. como exames, incluindo o acesso a um webside de suporte pedagógico.)

Bibliografia Complementar

Paul Cloke , Philip Crang , Mark Goodwin; Introducing Human Geographies, Taylor & Francis Ltd , 2013. ISBN: 9781444135350
Neil Brenner , Peter Marcuse , Margit Mayer (ed.) ; Cities for People, Not for Profit: Critical Urban Theory and the Right to the City, Taylor & Francis Ltd, 2011. ISBN: 9780415601788
Daniel, Peters et al; An Introduction to Human Geography : Issues for the 21st Century, Pearson Education Limited, 2012. ISBN: 9780273740704
Newbold, K. Bruce ; 15% off Population Geography : Tools and Issues, Rowman & Littlefield Publishers, 2013. ISBN: 9781442220997

Observações Bibliográficas

Outros recursos para o ensino da Geografia Humana para futuros professores de geografia:

AP Human Geography : Resources from NG Education to support teachers and learners of the Advanced Placement Human Geography course : http://education.nationalgeographic.org/ap-human-geography/


National Council for Geographic Education: http://www.ncge.org/new-about-us

Population Education: https://populationeducation.org/



 

Pinterest • The world’s catalog of ideas:
https://www.pinterest.com/explore/human-geography/


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas com exposição, participação dos estudantes, análise de documentos. Avaliação distribuída: compreende discussão e reflexão temática (50%), e o estudo de um tema através de trabalho de campo (25%) e da realização de um trabalho prático (25%).
As aulas de exposição visam apresentar os conteúdos teóricos que são essenciais à compreensão das temáticas. São igualmente apresentadas as grandes linhas de evolução registadas na Geografia Humana que alimentaram, um amplo e profundo debate teórico. A participação dos estudantes deverá contribuir para a identificar e alimentar o debate sobres questões essenciais da Geografia Humana. Pretende-se ainda valorizar a aquisição de conhecimento através da realização de trabalhos práticos que exijam a articulação entre o quadro teórico e a realidade concreta. Serão tratados exemplos suscetíveis de ilustrar os temas desenvolvidos ao longo das aulas, aumentando desse modo a responsabilidade e o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem no espírito de «Bolonha».

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os regulamentos em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Pesquisa e reflexão presencial (50%) + trabalho de campo (25%) + trabalho escrito (25%)
Recomendar Página Voltar ao Topo