Código: | SOCI050 | Sigla: | SCM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SOCI | 47 | SOCI - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 1,25 | ||
Paula Maria Guerra Tavares | 1,25 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 0,25 | ||
Paula Maria Guerra Tavares | 0,25 |
Pretende-se que os estudantes analisem sociologicamente os mecanismos de produção, difusão e receção do processo social da comunicação, presentes nas interações quotidianas, mas também no campo mediático; que relacionem novos e velhos media; que sejam capazes de descortinar lógicas de hierarquia e desigualdade nos dispositivos de comunicação em rede.
Espera-se que, no final da unidade letiva, os estudantes sejam capazes de: des-construir/re-construir conceitos; fazer um trabalho de pesquisa bibliográfica autónoma e crítica; desenvolver competências para enunciar e realizar propostas de pesquisa empírica inerentes ao campo mediático/comunicacional; demonstrar a capacidade de intervenção oral e escrita científica.
Introdução - Meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea: da sociedade de massa do século XIX à mediatização alargada e à cultura de écrans
2. A análise social dos media
2.1 Representações e estereótipos nos conteúdos
2.2 A produção social de notícias (seleção, produção)
2.3 Cultura profissional: jornalismo e crítica da objetividade
3. A análise crítica dos media:
3.1 MacDonald, Boortsin, Ewen
3.2 A crítica da Escola de Frankfurt à indústria cultural -
4. A construção da (ir) realidade
4.1 A construção social da (ir) realidade
4.2 Reality TV
4.3 A cultura da irrealidade (cultura visual - hiperrealidade - realidade virtual)
4.4 Cultura e publicidade
4.5 Cultura de celebridades
5. Audiências
5.1 Pesquisa de audiências (efeitos, usos, receção e poder da audiência)
5.2 Subculturas, fãs, comunidades digitais
5.3 Os contextos sociais e técnicos da privacidade
5.4 Literacia digital, mediática e informacional
6. Os Media na era global
6.1 Novos media
6.2 A ascensão de uma cultura de convergência
6.3 O poder dos media: dos media convencionais aos media alternativos
6.4 A ascensão de uma nova esfera pública?
6.5 Media em rede, informação e democracia
6.6 Meios alternativos: ativismo e novas formas de protesto digital
6.7 Socialidade em rede e a sua investigação
6.8 Novas estruturas da vida social
6.9 Economia digital: enquadrar o debate e modelos económicos das plataformas
As aulas estruturam-se em torno de uma articulação entre sessões expositivas, momentos de debate organizado e apresentação de trabalhos por parte de grupos de estudantes. São convocados materiais diversos, nomeadamente visionamentos de notícias, publicidade, eventos e programas em suportes variados, bem como indicadores de adesão/distanciamento face aos operadores mediáticos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 60,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 55,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 38,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação distribuída sem exame final:
Trabalho desenvolvido e apresentado nas aulas de orientação tutorial (50%)
Teste escrito (50%)
É condição para a aprovação na disciplina a apresentação da totalidade destes elementos de avaliação.
A classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 8,0 valores.
Trabalho escrito de pesquisa:60%
Apresentação oral do trabalho escrito individual: 40%
Componentes de avaliação suscetíveis de recurso e melhoria de classificação- apenas o trabalho escrito.
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
O estudante poderá requerer melhoria da classificação.
Componentes de avaliação suscetíveis de melhoria de classificação- Exclusivamente o teste.
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A disciplina será lecionada em português. Os estudantes com estatuto específico estão submetidos ao mesmo tipo de avaliação dos estudantes inscritos em regime ordinário, ficando apenas isentos de presença obrigatória e da exposição dos trabalhos de orientação tutorial nas aulas.
O atendimento aos alunos será feito, preferencialmente, sob marcação prévia via e-mail.
Contactos: jlopes@letras.up.pt