Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SOCI040

Teorias Sociológicas II

Código: SOCI040     Sigla: TSOC2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SOCI 70 SOCI - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Maria Guerra Tavares Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paula Maria Guerra Tavares 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Paula Maria Guerra Tavares 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

. Pensar a sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando escolas e autores da sociologia americana.
. Apreender as condições sociais e teóricas das escolas e autores.
. Desenvolver um nexo de inteligibilidade fecundo entre teoria e empiria, aplicando os quadros da sociologia americana.
. Analisar comparativamente os grandes eixos estruturadores do campo científico da sociologia americana.
. Avaliar o potencial de contemporaneidade da sociologia americana.

Resultados de aprendizagem e competências

. Compreensão da génese e evolução histórica das principais problemáticas estruturantes do campo disciplinar da sociologia.
. Capacidade de reflexão sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia americana.
. Entendimento heurístico das bases conceptuais da sociologia americana e capacidade de exercício de uma cultura de cidadania crítica e posturas profissionais assentes em princípios éticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Sociologia americana: paradigmas e encruzilhadas teóricas.
2. Emergências: a Escola de Chicago.
3. Afirmações: o estruturo-funcionalismo de Parsons e Merton.
4. Renovações: o interaccionismo simbólico de Mead, Goffman e Becker.
5. Ruturas: a fenomenologia social e etnometodologia de Garfinkel e Shutz
6. Teorias sociológicas americanas e a pluralidade teórica.

Bibliografia Obrigatória

Becker, Howard Saul, 1928-; Uma teoria da ação coletiva
Coulon, Alain; A escola de Chicago. ISBN: 85-308-0359-0
Guerra, Paula; Cenários portuenses de insegurança
Herpin, Nicolas; A sociologia americana

Bibliografia Complementar

Cohen, Stanley; Folk devils & moral panics. ISBN: 0-631-15782-4
Delas, Jean-Pierre; Histoire des pensées sociologiques. ISBN: 2-247-02545-5
Garfinkel, Harold; Estudios en etnometodología. ISBN: 84-7658-785-6
Goffman, Erving, 1922-1982; Manicômios, prisões e conventos. ISBN: 85-273-0202-0
Goffman, Erving, 1922-1982; Estigma
LAPASSADE, Georges (1996) - Les Microsociologies, Paris: Anthropos.
Merton, Robert K.; A ambivalência sociológica e outros ensaios
PINTO, José Madureira (1984) – “Questões de metodologia sociológica II”. In Cadernos de Ciências Sociais, n.º 2.
RITZER, Ritzer, George (1992) Sociological theory. 3rd ed. New York: McGraw-Hill
RITZER, George (2001) - Teoria sociológica clássica. 3ª Edición. Madrid:McGraw Hill.
Merton, Robert K.; Teoría y estructura sociales. ISBN: 968-16-0252-8
WAGNER, Helmut R.. Org. (1979) - Fenomenologia e relações sociais. Textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
RITZER, George, ed. ; Blackwell Encyclopedia of Sociology. Blackwell Publishing Reference Online, Blackwell Publishing Reference Online, 2008. ISBN: 9781405124331
SCHUTZ, Alfred (1996) - Collected papers. IV. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. ISBN 0-7923-3760-3.
Turner, Bryan S 340; Teoria social. ISBN: 972-29-0555-4
Turner, Bryan; Sociology in USA and beyond, Journal of Sociology, 2012. ISBN: doi: 10.1177/1440783312458069

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A modalidade de avaliação na Unidade Curricular (UC) é avaliação distribuída com exame final. As aulas têm uma componente teórico-prática (TP) assente em bibliografia específica por autor/escola, materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências) e atendimento aos alunos (indicações/pesquisas bibliográficas e debate de autores e escolas). Realizam-se sessões de Orientação Tutorial (OT) destinadas à reflexão teórico-empírica (exploração de textos; visualização de registos videográficos; organização de debates) e a uma visita de estudo, momento de aplicação/atualização da teoria à contemporaneidade portuguesa. O Sigarra assume-se como a plataforma onde o docente disponibiliza materiais e comunica com os estudantes.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 43,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é distribuída com exame final: exame (50%), fichas de trabalho de orientação tutorial (20%) e recensão crítica individual (30%). A assiduidade é um requisito de aprovação. Todas as provas, exame final, fichas de trabalho e relatório individual temático, são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.

A participação nas aulas será igualmente contabilizada para efeitos de nota final. O controlo da assiduidade está submetido ao art. 9º das normas de avaliação da Faculdade, o qual define que os estudantes devem assistir a 75% das aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial. Para o efeito, existe um sistema de verificação pela assinatura de folhas de presença.

Os estudantes que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas, ficam obrigados a apresentar as mesmas fichas de trabalho e recensão crítica individual que os restantes estudantes, podendo usufruir de um prazo de entrega mais alargado, a combinar previamente com a docente. Este prazo nunca deve ultrapassar o último dia de aulas do 1.º semestre.
Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores. A obtenção de uma nota inferior a 7,5 valores num ou mais dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para as épocas de recurso ou especial, realizando integralmente as provas indicadas.

Na época de recurso, as componentes de avaliação repetem-se: os enunciados das OT a serem resolvidas e entregues por escrito serão colocados no espaço da disciplina do Sigarra ou entregue aos estudantes no dia do exame final da época normal de forma a serem entregues ao professor no dia do exame final da época de recurso. O mesmo procedimento se aplicará à recensão crítica individual.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: exame escrito (50%); OT (20%); recensão crítica (30%). A obtenção de uma nota inferior a 7,5 valores num ou mais dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para as épocas de recurso ou especial, realizando integralmente as provas indicadas. 

Provas e trabalhos especiais

A recensão crítica é um trabalho individual de análise crítica sobre partes de obras dos autores de base da disciplina. O objectivo é integrar e aplicar os conceitos e as teorias sociológicas tratadas na UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A época especial destina-se aos casos previstos na lei. Os estudantes que, nos termos da lei, estão dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contatar com o docente, no início do período de funcionamento da UC, para efeito de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação, disponíveis nesta ficha e no Caderno de Apoio 1 (Ficha da UC no Sigarra).

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final obtida na UC é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame dadas as especificidades de acompanhamento tutorial das outras componentes. A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na UC.

Observações

Caderno de Apoio 1

É editado na página da disciplina o Caderno de Apoio 1 que contém um conjunto de informações detalhadas sobre o funcionamento da UC e o regime de avaliação adotado. É imprescindível e obrigatória a sua leitura. São disponibilizados na página da disciplina materiais de suporte às aulas, fichas de trabalho e bibliografia complementar.

Contato com os estudantes

O e-mail da FLUP é uma das ferramentas pedagógicas mais utilizadas pela docente, ao longo do semestre, para comunicar com os estudantes. Os estudantes devem consultá-lo regularmente, pois é através dele que a docente procura resolver questões relativas à UC: avisos, avaliações, tarefas, esclarecimentos, materiais pedagógicos, entre outras.

Atendimento dos estudantes

O horário de atendimento aos estudantes na UC (dia e hora) será definido pela docente de acordo com os horários para o ano lectivo de 2022-2023, mas com exigência de marcação prévia por parte do estudante presencialmente ou via e-mail

Materiais pedagógicos

Os materiais pedagógicos utilizados na UC (sumários desenvolvidos, avaliações, faltas, actividades de OT, bibliografia complementar e outros elementos necessários ao funcionamento da disciplina) serão disponibilizados na ficha de disciplina da UC (Sigarra).

Contactos da docente

Paula Guerra

E-mail: pguerra@letras.up.pt; mariadeguerra@gmail.com
Gabinete 249, Torre B

URL: http://www.isociologia.pt/  http://paulaguerra.pt/en/



 

Recomendar Página Voltar ao Topo