Teorias Sociológicas II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sociologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
SOCI |
70 |
SOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
. Pensar a sociologia através da sua pluralidade paradigmática, identificando escolas e autores da sociologia americana.
. Apreender as condições sociais e teóricas das escolas e autores.
. Desenvolver um nexo de inteligibilidade fecundo entre teoria e empiria, aplicando os quadros da sociologia americana.
. Analisar comparativamente os grandes eixos estruturadores do campo científico da sociologia americana.
. Avaliar o potencial de contemporaneidade da sociologia americana.
Resultados de aprendizagem e competências
. Compreensão da génese e evolução histórica das principais problemáticas estruturantes do campo disciplinar da sociologia.
. Capacidade de reflexão sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia americana.
. Entendimento heurístico das bases conceptuais da sociologia americana e capacidade de exercício de uma cultura de cidadania crítica e posturas profissionais assentes em princípios éticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Sociologia americana: paradigmas e encruzilhadas teóricas.
2. Emergências: a Escola de Chicago.
3. Afirmações: o estruturo-funcionalismo de Parsons e Merton.
4. Renovações: o interaccionismo simbólico de Mead, Goffman e Becker.
5. Ruturas: a fenomenologia social e etnometodologia de Garfinkel e Shutz
6. Teorias sociológicas americanas e a pluralidade teórica.
Bibliografia Obrigatória
Becker, Howard Saul, 1928-;
Uma teoria da ação coletiva
Coulon, Alain;
A escola de Chicago. ISBN: 85-308-0359-0
Guerra, Paula;
Cenários portuenses de insegurança
Herpin, Nicolas;
A sociologia americana
Bibliografia Complementar
Cohen, Stanley;
Folk devils & moral panics. ISBN: 0-631-15782-4
Delas, Jean-Pierre;
Histoire des pensées sociologiques. ISBN: 2-247-02545-5
Garfinkel, Harold;
Estudios en etnometodología. ISBN: 84-7658-785-6
Goffman, Erving, 1922-1982;
Manicômios, prisões e conventos. ISBN: 85-273-0202-0
Goffman, Erving, 1922-1982;
Estigma
LAPASSADE, Georges (1996) - Les Microsociologies, Paris: Anthropos.
Merton, Robert K.;
A ambivalência sociológica e outros ensaios
PINTO, José Madureira (1984) – “Questões de metodologia sociológica II”. In Cadernos de Ciências Sociais, n.º 2.
RITZER, Ritzer, George (1992) Sociological theory. 3rd ed. New York: McGraw-Hill
RITZER, George (2001) - Teoria sociológica clássica. 3ª Edición. Madrid:McGraw Hill.
Merton, Robert K.;
Teoría y estructura sociales. ISBN: 968-16-0252-8
WAGNER, Helmut R.. Org. (1979) - Fenomenologia e relações sociais. Textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
RITZER, George, ed. ; Blackwell Encyclopedia of Sociology. Blackwell Publishing Reference Online, Blackwell Publishing Reference Online, 2008. ISBN: 9781405124331
SCHUTZ, Alfred (1996) - Collected papers. IV. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. ISBN 0-7923-3760-3.
Turner, Bryan S 340;
Teoria social. ISBN: 972-29-0555-4
Turner, Bryan; Sociology in USA and beyond, Journal of Sociology, 2012. ISBN: doi: 10.1177/1440783312458069
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A modalidade de avaliação na Unidade Curricular (UC) é avaliação distribuída com exame final. As aulas têm uma componente teórico-prática (TP) assente em bibliografia específica por autor/escola, materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências) e atendimento aos alunos (indicações/pesquisas bibliográficas e debate de autores e escolas). Realizam-se sessões de Orientação Tutorial (OT) destinadas à reflexão teórico-empírica (exploração de textos; visualização de registos videográficos; organização de debates) e a uma visita de estudo, momento de aplicação/atualização da teoria à contemporaneidade portuguesa. O Sigarra assume-se como a plataforma onde o docente disponibiliza materiais e comunica com os estudantes.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
43,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é distribuída com exame final: exame (50%), fichas de trabalho de orientação tutorial (20%) e recensão crítica individual (30%). A assiduidade é um requisito de aprovação. Todas as provas, exame final, fichas de trabalho e relatório individual temático, são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
A participação nas aulas será igualmente contabilizada para efeitos de nota final. O controlo da assiduidade está submetido ao art. 9º das normas de avaliação da Faculdade, o qual define que os estudantes devem assistir a 75% das aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial. Para o efeito, existe um sistema de verificação pela assinatura de folhas de presença.
Os estudantes que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas, ficam obrigados a apresentar as mesmas fichas de trabalho e recensão crítica individual que os restantes estudantes, podendo usufruir de um prazo de entrega mais alargado, a combinar previamente com a docente. Este prazo nunca deve ultrapassar o último dia de aulas do 1.º semestre.
Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores. A obtenção de uma nota inferior a 7,5 valores num ou mais dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para as épocas de recurso ou especial, realizando integralmente as provas indicadas.
Na época de recurso, as componentes de avaliação repetem-se: os enunciados das OT a serem resolvidas e entregues por escrito serão colocados no espaço da disciplina do Sigarra ou entregue aos estudantes no dia do exame final da época normal de forma a serem entregues ao professor no dia do exame final da época de recurso. O mesmo procedimento se aplicará à recensão crítica individual.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: exame escrito (50%); OT (20%); recensão crítica (30%). A obtenção de uma nota inferior a 7,5 valores num ou mais dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para as épocas de recurso ou especial, realizando integralmente as provas indicadas.
Provas e trabalhos especiais
A recensão crítica é um trabalho individual de análise crítica sobre partes de obras dos autores de base da disciplina. O objectivo é integrar e aplicar os conceitos e as teorias sociológicas tratadas na UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A época especial destina-se aos casos previstos na lei. Os estudantes que, nos termos da lei, estão dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contatar com o docente, no início do período de funcionamento da UC, para efeito de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação, disponíveis nesta ficha e no Caderno de Apoio 1 (Ficha da UC no Sigarra).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final obtida na UC é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame dadas as especificidades de acompanhamento tutorial das outras componentes. A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na UC.
Observações
Caderno de Apoio 1
É editado na página da disciplina o Caderno de Apoio 1 que contém um conjunto de informações detalhadas sobre o funcionamento da UC e o regime de avaliação adotado. É imprescindível e obrigatória a sua leitura. São disponibilizados na página da disciplina materiais de suporte às aulas, fichas de trabalho e bibliografia complementar.
Contato com os estudantes
O e-mail da FLUP é uma das ferramentas pedagógicas mais utilizadas pela docente, ao longo do semestre, para comunicar com os estudantes. Os estudantes devem consultá-lo regularmente, pois é através dele que a docente procura resolver questões relativas à UC: avisos, avaliações, tarefas, esclarecimentos, materiais pedagógicos, entre outras.
Atendimento dos estudantes
O horário de atendimento aos estudantes na UC (dia e hora) será definido pela docente de acordo com os horários para o ano lectivo de 2022-2023, mas com exigência de marcação prévia por parte do estudante presencialmente ou via e-mail
Materiais pedagógicos
Os materiais pedagógicos utilizados na UC (sumários desenvolvidos, avaliações, faltas, actividades de OT, bibliografia complementar e outros elementos necessários ao funcionamento da disciplina) serão disponibilizados na ficha de disciplina da UC (Sigarra).
Contactos da docente
Paula Guerra
E-mail: pguerra@letras.up.pt; mariadeguerra@gmail.com
Gabinete 249, Torre B
URL: http://www.isociologia.pt/ http://paulaguerra.pt/en/