Sociologia Geral I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sociologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
SOCI |
64 |
SOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
. Favorecer a iniciação à sociologia, ao seu discurso, à sua linguagem e às suas perspetivas.
. Permitir a familiarização com o atual campo de conhecimento da sociologia, dando ênfase à realidade portuguesa.
. Desencadear a abordagem de duas problemáticas centrais da sociologia para a interpretação da contemporaneidade: as desigualdades sociais e a mudança social.
Resultados de aprendizagem e competências
. Compreensão da génese e evolução histórica das problemáticas estruturantes do campo disciplinar da sociologia.
. Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros concetuais da sociologia.
. Conhecimento e interpretação dos processos de mudança social e de globalização que estruturam as sociedades contemporâneas.
. Entendimento heurístico das bases concetuais da sociologia e capacidade de exercício de uma cultura de cidadania crítica e posturas profissionais assentes em princípios éticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A sociologia como ciência.
1.1. Noção, objeto e métodos da sociologia.
1.2. Perspetivas sociológicas: obstáculos e construções.
1.3. Sociologia e sociedade. A sociologia em Portugal.
2. Poder e desigualdades sociais: tendências recentes.
2.1. Estratificação, classes sociais e mobilidade social.
2.2. Desigualdades de género e étnicas.
2.3. Pobreza, exclusão e desigualdades sociais.
3. Mudança social no mundo contemporâneo.
3.1. Processos de mudança social.
3.2. Ação coletiva e movimentos sociais.
Bibliografia Obrigatória
ALMEIDA, João Ferreira (coord.); Introdução à sociologia, Universidade Aberta, 1994. ISBN: 972-674-137-8
BOURDIEU, Pierre ; Questões de sociologia, Fim de Século Edições, 2004. ISBN: 978-972-754-197-3
BURGESS, Robert G. ; A pesquisa de terreno: uma introdução, Celta Editora, 1997. ISBN: 972-8027-43-5
COSTA, António Firmino da; Sociologia, Quimera, 2001. ISBN: 972-589-061-2
ELIAS, Norbert; Introdução à sociologia, Edições 70, 2008. ISBN: 972-44-1005-6
FERREIRA, J.M. Carvalho [et al.] ; Sociologia, McGraw-Hill, 1995. ISBN: 972-9241-79-1
GIDDENS, Anthony; Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. ISBN: 972-31-1075-X
GUERRA, Paula; Da exclusão social à inclusão social, Revista Angolana de Sociologia, 2012. ISBN: 1646-9860
JAVEAU, Claude; Lições de sociologia, Celta Editora, 1998. ISBN: 972-8027-94-X
PINTO, José Madureira; Propostas para o ensino das ciências sociais, Edições Afrontamento, 1994. ISBN: 972-36-0321-7
SANTOS, Boaventura de Sousa; Globalização: fatalidade ou utopia? , Edições Afrontamento, 2001. ISBN: 972-36-0569-4
SILVA, Augusto Santos ; A sociologia e o debate público. Estudos sobre a relação entre conhecer e agir, Edições Afrontamento, 2006. ISBN: 972-36-0807-3
Bibliografia Complementar
BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, Ferdinand; Dictionnaire critique de la sociologie, Presses Universitaires de France, 2000. ISBN: 2-13-050616-X
BOURDIEU, Pierre ; Le métier do sociologue, PUF, 1983. ISBN: 90-279-6964-4
PAIS, José Machado Pais ; Culturas juvenis, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003. ISBN: 972-27-1209-8
PINTO, José Madureira; Epistemologia e didáctica da sociologia, Revista Crítica de Ciências Sociais, 1984. ISBN: 0254-1106
RITZER, George ; The Blackwell Companion to major contemporary social theorists, Blackwell , 2003. ISBN: 1-4051-0595-X
SANTOS, Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências, Edições Afrontamento, 1999. ISBN: 9789723601749
SILVA, Augusto Santos ; Dinâmicas sociais do nosso tempo, Universidade do Porto, 2004. ISBN: 972-8025-13-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplica-se nesta Unidade Curricular (UC) uma combinação de vários tipos de metodologias de ensino. As aulas têm uma componente Teórico-Prática (TP) apoiada em bibliografia específica, materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências) e atendimento aos estudantes (indicações/pesquisas bibliográficas e debate). Realizam-se sessões de Orientação Tutorial (OT) de reflexão teórico-empírica (exploração de textos; visualização de registos videográficos; organização de debates; elaboração do relatório temático) e de construção de um blog - momento de aplicação e atualização à contemporaneidade portuguesa. O Moodle assume-se como a plataforma onde o docente disponibiliza materiais e comunica com os estudantes.
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
43,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é distribuída com exame final: exame (70%) e relatório temático (30%). Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores.
Podem aceder à época de recurso de exames os estudantes que tenham realizado o relatório temático durante o semestre e dentro das datas regulamentares, tendo obtido nota igual ou superior a 7,5 valores. O relatório temático não é passível de repetição na época de recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: exame escrito (70%); relatório temático (30%).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final obtida na UC é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame.
A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na UC.