Sociedade Portuguesa Contemporânea
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
13 |
CL - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
• Favorecer a iniciação à sociologia, ao seu discurso, à sua linguagem e às suas perspetivas.
• Permitir a familiarização com o atual campo de conhecimento da sociologia, dando ênfase à realidade portuguesa.
• Desencadear a abordagem de duas problemáticas centrais da sociologia para a interpretação da contemporaneidade: as desigualdades sociais e a mudança social.
Resultados de aprendizagem e competências
• Compreensão da génese e evolução histórica das problemáticas estruturantes do campo disciplinar da sociologia.
• Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros concetuais da sociologia.
• Conhecimento e interpretação dos processos de mudança social e de globalização que estruturam as sociedades contemporâneas.
• Entendimento heurístico das bases concetuais da sociologia e capacidade de exercício de uma cultura de cidadania crítica e posturas profissionais assentes em princípios éticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A sociologia como ciência.
1.1. Noção, objeto e métodos da sociologia.
1.2. Perspetivas sociológicas: obstáculos e construções.
1.3. Sociologia e sociedade. A sociologia em Portugal.
2. Poder e desigualdades sociais: tendências recentes.
2.1. Estratificação, classes sociais e mobilidade social.
2.2. Desigualdades de género e étnicas.
2.3. Pobreza, exclusão e desigualdades sociais.
3. Mudança social no mundo contemporâneo.
3.1. Processos de mudança social.
3.2. Ação coletiva e movimentos sociais.
Bibliografia Obrigatória
Almeida, João Ferreira de 070;
Introdução à sociologia. ISBN: 972-674-137-8
Bourdieu, Pierre, 1930-2002;
Questões de sociologia. ISBN: 972-754-197-6
Burgess, Robert G.;
A pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Costa, António Firmino da, 1950-;
Sociologia. ISBN: 972-589-117-1
Elias, Norbert, 1897-1990;
Introdução à sociologia. ISBN: 972-44-1005-6
Ferreira, J.M. Carvalho [et al.] ; Sociologia, McGraw-Hill, 1995. ISBN: 972-9241-79-1
Giddens, Anthony, 1938-;
Sociologia. ISBN: 84-206-8139-3
Guerra, Paula; Da exclusão social à inclusão social, Revista Angolana de Sociologia, 2012. ISBN: 1646-9860
Javeau, Claude;
Lições de sociologia. ISBN: 972-8027-94-X
Pinto, José Madureira;
Propostas para o ensino das ciências sociais. ISBN: 972-36-0321-7
Santos, Boaventura de Sousa, 1940- 340;
Globalização. ISBN: 972-36-0569-4
Silva, Augusto Santos, 1956-;
A^sociologia e o debate público. ISBN: 972-36-0807-3
Bibliografia Complementar
Boudon, Raymond, 1934-2013;
Dictionnaire critique de la sociologie. ISBN: 2-13-050616-X
Bourdieu, Pierre, 1930-2002;
Le^métier de sociologue. ISBN: 90-279-6964-4
Pais, José Machado;
Culturas juvenis. ISBN: 972-27-0548-2
Pinto, José Madureira;
Epistemologia e didáctica da sociologia
Ritzer, George 340;
The^Blackwell Companion to major contemporary social theorists. ISBN: 1-4051-0595-X
Santos, Boaventura de Sousa, 1940-;
Um^discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Silva, Augusto Santos;
Dinâmicas sociais do nosso tempo. ISBN: 972-8025-13-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplica-se nesta Unidade Curricular (UC) uma combinação de vários tipos de metodologias de ensino. As aulas têm uma componente Teórico-Prática (TP) apoiada em bibliografia específica, materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências) e atendimento aos estudantes (indicações/pesquisas bibliográficas e debate).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Investigação sócio-económia
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
74,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
34,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é distribuída com exame final: exame (70%) e relatório temático (30%). Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores.
Podem aceder à época de recurso de exames os estudantes que tenham realizado o relatório temático durante o semestre e dentro das datas regulamentares, tendo obtido nota igual ou superior a 7,5 valores. O relatório temático não é passível de repetição na época de recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: exame escrito (70%); relatório individual temático (30%).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final obtida na UC é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame . A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na UC.