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Sociedade Portuguesa Contemporânea

Código: CL024     Sigla: SPCONT

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 13 CL - Plano de Estudos 3 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Isabel Correia Dias Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Alexandra Cristina Ramos da Silva Lopes Gunes 0,50
Maria Isabel Correia Dias 0,50
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Isabel Correia Dias 1,00
Alexandra Cristina Ramos da Silva Lopes Gunes 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Isabel Correia Dias 0,50
Alexandra Cristina Ramos da Silva Lopes Gunes 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

• Favorecer a iniciação à sociologia, ao seu discurso, à sua linguagem e às suas perspetivas.
• Permitir a familiarização com o atual campo de conhecimento da sociologia, dando ênfase à realidade portuguesa.
• Desencadear a abordagem de duas problemáticas centrais da sociologia para a interpretação da contemporaneidade: as desigualdades sociais e a mudança social.

Resultados de aprendizagem e competências

• Compreensão da génese e evolução histórica das problemáticas estruturantes do campo disciplinar da sociologia.
• Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros concetuais da sociologia.
• Conhecimento e interpretação dos processos de mudança social e de globalização que estruturam as sociedades contemporâneas.
• Entendimento heurístico das bases concetuais da sociologia e capacidade de exercício de uma cultura de cidadania crítica e posturas profissionais assentes em princípios éticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A sociologia como ciência.
1.1. Noção, objeto e métodos da sociologia.
1.2. Perspetivas sociológicas: obstáculos e construções.
1.3. Sociologia e sociedade. A sociologia em Portugal.

2. Poder e desigualdades sociais: tendências recentes.
2.1. Estratificação, classes sociais e mobilidade social.
2.2. Desigualdades de género e étnicas.
2.3. Pobreza, exclusão e desigualdades sociais.

3. Mudança social no mundo contemporâneo.
3.1. Processos de mudança social.
3.2. Ação coletiva e movimentos sociais.

Bibliografia Obrigatória

Almeida, João Ferreira de 070; Introdução à sociologia. ISBN: 972-674-137-8
Bourdieu, Pierre, 1930-2002; Questões de sociologia. ISBN: 972-754-197-6
Burgess, Robert G.; A pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Costa, António Firmino da, 1950-; Sociologia. ISBN: 972-589-117-1
Elias, Norbert, 1897-1990; Introdução à sociologia. ISBN: 972-44-1005-6
Ferreira, J.M. Carvalho [et al.] ; Sociologia, McGraw-Hill, 1995. ISBN: 972-9241-79-1
Giddens, Anthony, 1938-; Sociologia. ISBN: 84-206-8139-3
Guerra, Paula; Da exclusão social à inclusão social, Revista Angolana de Sociologia, 2012. ISBN: 1646-9860
Javeau, Claude; Lições de sociologia. ISBN: 972-8027-94-X
Pinto, José Madureira; Propostas para o ensino das ciências sociais. ISBN: 972-36-0321-7
Santos, Boaventura de Sousa, 1940- 340; Globalização. ISBN: 972-36-0569-4
Silva, Augusto Santos, 1956-; A^sociologia e o debate público. ISBN: 972-36-0807-3

Bibliografia Complementar

Boudon, Raymond, 1934-2013; Dictionnaire critique de la sociologie. ISBN: 2-13-050616-X
Bourdieu, Pierre, 1930-2002; Le^métier de sociologue. ISBN: 90-279-6964-4
Pais, José Machado; Culturas juvenis. ISBN: 972-27-0548-2
Pinto, José Madureira; Epistemologia e didáctica da sociologia
Ritzer, George 340; The^Blackwell Companion to major contemporary social theorists. ISBN: 1-4051-0595-X
Santos, Boaventura de Sousa, 1940-; Um^discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Silva, Augusto Santos; Dinâmicas sociais do nosso tempo. ISBN: 972-8025-13-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aplica-se nesta Unidade Curricular (UC) uma combinação de vários tipos de metodologias de ensino. As aulas têm uma componente Teórico-Prática (TP) apoiada em bibliografia específica, materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências) e atendimento aos estudantes (indicações/pesquisas bibliográficas e debate).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Investigação sócio-económia
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é distribuída com exame final: exame (70%) e relatório temático (30%). Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.

Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores.

Podem aceder à época de recurso de exames os estudantes que tenham realizado o relatório temático durante o semestre e dentro das datas regulamentares, tendo obtido nota igual ou superior a 7,5 valores. O relatório temático não é passível de repetição na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: exame escrito (70%); relatório individual temático (30%).

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final obtida na UC é feita nos períodos e segundo as regras estipuladas nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame . A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na UC.
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