Seminário de Investigação em Comunicação e Indústrias Criativas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCGIC |
13 |
MCGIC - Plano de Estudos |
2 |
- |
15 |
91 |
405 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver competências para a transferência de conhecimento para a indústria e demais organizações do sector criativo
- Conhecer e usar estrategicamente as políticas públicas nacionais e regionais para o sector criativo e cultural.
- Conhecer e identificar boas práticas adoptadas e observadas na indústria criativa nacional e estrangeira
- Adquirir competências na promoção, marketing e transacção internacional de produtos criativos e culturais.
- Desenvolver competências na produção de conteúdos, nomeadamente nas áreas do jornalismo, cultura e comunicação digital
- Desenvolver capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação. incluindo
- conhecimentos bibliográficos para o tema a desenvolver.
- Desenvolver capacidades autónomas de compreensão e de execução do tema a desenvolver, bem como articular a informação de forma sistemática e critica.
- Apresentar, debater e defender o tema ou um projeto, quer numa perspectiva académica que da indústria ou demais contextos organizacionai
Resultados de aprendizagem e competências
O Seminário terá duas vertentes essenciais. A primeira, numa vertente teórico-prática, desenvolverá alguns núcleos temáticos da Comunicação e das Indústrias Criativas, tendo em atenção a cooperação e transferência de conhecimento para a indústria bem como as políticas públicas que potenciam o desenvolvimento do cluster criativo. A segunda, numa vertente de orientação tutorial, centrar-se-á na capacidade de os estudantes elaborarem autónoma e sistematicamente temas de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Aprofundamentos e desenvolvimentos temáticos
- Políticas Públicas e Cluster Criativo
- Eventos Culturais e Economia Criativa
- Internacionalização e Promoção de Produtos Criativos
- Jornalismo e Produção de Conteúdos
- Cultura, Comunicação Digital e Redes Sociais
- Conceptualização de Projetos e Design thinking
- Prepeparação do tema
II
- Pesquisa bibliográfica, iconográfica e documental
- Revisão crítica de bibliografia e textos apresentados pelo estudante
- Reflexão sobre as problemáticas, fundamentos teóricos e práticos dos temas em estudo.
- Discussão das metodologias a aplicar e modelos de investigação académica e de mercado
Bibliografia Obrigatória
Vários; A Bibliografia será indicada por cada docente de acordo com o tema de investigação a realizar por cada estudante.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização de trabalho e preparação de dissertação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Elaboração de projeto |
15,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
Realização e apresentação de projecto. Assiduaidade 50%
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliacao de trabalhoe projecto 100%