Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EC_AA12

Alemão - Nível A1.2

Código: EC_AA12     Sigla: ALA12

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 06-09-2021 a 21-10-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Alemão (A1.2) - Curso Intensivo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECIAA2 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 3 60 81

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Os alunos poderão atingir o nível A1.2 de acordo com os pressupostos estipulados pelo “Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas” em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, o formando deverá ser capaz de comunicar a um nível básico em diversas situações comunicativas, sendo assim capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas de acordo com os temas do programa, (apresentar-se num contexto social, marcar encontros, perguntar percursos, falar sobre temas da vida do quotidiano, atividades profissionais e sociais e sobre viagens). Deverá ser capaz de escrever e de ler frases simples, aplicando os conhecimentos gramaticais básicos adquiridos, de acordo com o programa destes níveis de língua.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Prova de diagnóstico. Mais informações aqui

Programa

1. Situações comunicativas e campos semânticos

1.1 Contactos: marcar compromissos; compreender e dar instruções; perceber e responder a cartas; falar sobre a aprendizagem de línguas
1.2 Habitação: perceber anúncios imobiliários; descrever uma habitação; responder por escrito a um convite; exprimir gostos e desagrados; escrever um texto sobre uma habitação.
1.3 Trabalho: descrever uma rotina diária; falar sobre o passado; perceber anúncios; expor opiniões sobre empregos, perceber Blogues sobre empregos; preparar um telefonema, telefonar e perguntar
1.4 Moda e roupa: falar sobre roupa; perceber um chat sobre uma compra; relatar sobre o passado; ter uma conversa durante as compras; orientar-se numa loja; compreender e pesquisar informações sobre Berlin.
1.5 Saúde: fazer indicações pessoais; nomear partes do corpo; perceber e explicar um exercício físico; reproduzir solicitação; ter uma conversa no médico; perceber e dar instruções; perceber e dar conselhos de saúde
1.6 Férias: perceber sugestões para uma excursão numa cidade; descrever um caminho; escrever um postal; descrever o tempo; perceber relatórios de viagem; descrever problemas no hotel; reclamar num hotel; falar sobre destinos de viagens.

2. Competências gramaticais

2.1 Preposições e artigos no dativo
2.2 Artigos possessivos no acusativo
2.3 Adjectivo com sein (+sehr/zu)
2.4 Preposição in com acusativo
2.5 Wechselpräpositionen com dativo
2.6 Pretérito Perfeito e particípio passado: Verbos regulares e irregulares
2.7 Unir frases: und, oder, aber
2.8 Artigos interrogativos: Welcher? Welches? Welche? e artigos demonstrativos: dieser, díeses, diese
2.9 Particípio passado dos verbos de partícula separável
2.10 Pronomes pessoais no dativo
2.11 Imperativo: sollen, müssen, nicht dürfen, dürfen
2.12 Pronome man;
2.13 Pronomes interrogativos: Wer? Wen? Wem? Was?...
2.14 Advérbios de tempo: zuerst, dann, später, zum Schluss

3. Fonética e Prosódia

3.1 O sistema fonológico alemão
3.2 Prosódia: colocação do acento de palavra, de frase e entoação em frases declarativas, assertivas, exclamativas e interrogativas.

Bibliografia Obrigatória

S. Dengler, P. Rusch, H. Schmitz, T. Sieber; Netzwerk A1, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Arbeitsbuch Teil 2, Langenscheidt, Berlin/München, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas, com recurso a estratégias didáticas variadas.

Trabalho com o manual/fichas de trabalho/power point/CD.

Atribui-se especial importância à colaboração ativa do aluno nas aulas, com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica

Recomendar Página Voltar ao Topo