Alemão - Nível A1.2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 06-09-2021 a 21-10-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Os alunos poderão atingir o nível A1.2 de acordo com os pressupostos estipulados pelo “Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas” em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, o formando deverá ser capaz de comunicar a um nível básico em diversas situações comunicativas, sendo assim capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas de acordo com os temas do programa, (apresentar-se num contexto social, marcar encontros, perguntar percursos, falar sobre temas da vida do quotidiano, atividades profissionais e sociais e sobre viagens). Deverá ser capaz de escrever e de ler frases simples, aplicando os conhecimentos gramaticais básicos adquiridos, de acordo com o programa destes níveis de língua.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Prova de diagnóstico. Mais informações aqui
Programa
1. Situações comunicativas e campos semânticos
1.1 Contactos: marcar compromissos; compreender e dar instruções; perceber e responder a cartas; falar sobre a aprendizagem de línguas
1.2 Habitação: perceber anúncios imobiliários; descrever uma habitação; responder por escrito a um convite; exprimir gostos e desagrados; escrever um texto sobre uma habitação.
1.3 Trabalho: descrever uma rotina diária; falar sobre o passado; perceber anúncios; expor opiniões sobre empregos, perceber Blogues sobre empregos; preparar um telefonema, telefonar e perguntar
1.4 Moda e roupa: falar sobre roupa; perceber um chat sobre uma compra; relatar sobre o passado; ter uma conversa durante as compras; orientar-se numa loja; compreender e pesquisar informações sobre Berlin.
1.5 Saúde: fazer indicações pessoais; nomear partes do corpo; perceber e explicar um exercício físico; reproduzir solicitação; ter uma conversa no médico; perceber e dar instruções; perceber e dar conselhos de saúde
1.6 Férias: perceber sugestões para uma excursão numa cidade; descrever um caminho; escrever um postal; descrever o tempo; perceber relatórios de viagem; descrever problemas no hotel; reclamar num hotel; falar sobre destinos de viagens.
2. Competências gramaticais
2.1 Preposições e artigos no dativo
2.2 Artigos possessivos no acusativo
2.3 Adjectivo com sein (+sehr/zu)
2.4 Preposição in com acusativo
2.5 Wechselpräpositionen com dativo
2.6 Pretérito Perfeito e particípio passado: Verbos regulares e irregulares
2.7 Unir frases: und, oder, aber
2.8 Artigos interrogativos: Welcher? Welches? Welche? e artigos demonstrativos: dieser, díeses, diese
2.9 Particípio passado dos verbos de partícula separável
2.10 Pronomes pessoais no dativo
2.11 Imperativo: sollen, müssen, nicht dürfen, dürfen
2.12 Pronome man;
2.13 Pronomes interrogativos: Wer? Wen? Wem? Was?...
2.14 Advérbios de tempo: zuerst, dann, später, zum Schluss
3. Fonética e Prosódia
3.1 O sistema fonológico alemão
3.2 Prosódia: colocação do acento de palavra, de frase e entoação em frases declarativas, assertivas, exclamativas e interrogativas.
Bibliografia Obrigatória
S. Dengler, P. Rusch, H. Schmitz, T. Sieber; Netzwerk A1, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Arbeitsbuch Teil 2, Langenscheidt, Berlin/München, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas, com recurso a estratégias didáticas variadas.
Trabalho com o manual/fichas de trabalho/power point/CD.
Atribui-se especial importância à colaboração ativa do aluno nas aulas, com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Não se aplica