Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FCIT01

Italiano A2

Código: FCIT01     Sigla: FCIT1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 27-10-2021 a 09-05-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Italiano A2

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECITA2 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 4 - 90

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00

Língua de trabalho

Italiano

Objetivos

O objetivo deste curso é levar os alunos ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho de Europa.

Serão estudadas situações comunicativas e conteúdos que facultem aos alunos as aptidões e os conhecimentos necessários, ao nível lexical, comunicativo e estrutural, para uma utilização da língua compatível com o nível em causa. Dar-se-ão a conhecer alguns dos aspetos mais relevantes da cultura italiana, destacando fenómenos culturais e sociais.

No fim do curso os alunos serão capazes de compreender enunciados orais e textos escritos quando o interlocutor falar de forma clara e for utilizada uma linguagem de uso corrente. Serão capazes de compreender e escrever cartas pessoais ou de trabalho curtas e simples. Serão capazes de comunicar sobre assuntos que são do seu conhecimento, de apresentar-se e apresentar alguém, responder e formular questões sobre a própria pessoa, o sitio onde mora, a vida quotidiana, o percurso escolar, pedir numa loja ou restaurante, reservar um hotel, perguntar o caminho, etc. Serão capazes de descrever um acontecimento ou uma experiencia e de expressar a própria opinião acerca de assuntos do dia-a-dia.

Irão utilizar corretamente as estruturas gramaticais estudadas e o vocabulário relativo às temáticas tratadas.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do curso os alunos serão capazes de compreender enunciados orais e textos escritos quando o interlocutor falar de forma clara e for utilizada uma linguagem de uso corrente. Serão capazes de compreender e escrever cartas pessoais ou de trabalho curtas e simples. Serão capazes de comunicar sobre assuntos que são do seu conhecimento, de apresentar-se e apresentar alguém, responder e formular questões sobre a própria pessoa, o sitio onde mora, a vida quotidiana, o percurso escolar, pedir numa loja ou restaurante, reservar um hotel, perguntar o caminho, etc. Serão capazes de descrever um acontecimento ou uma experiencia e de expressar a própria opinião acerca de assuntos do dia-a-dia.
Irão utilizar corretamente as estruturas gramaticais estudadas e o vocabulário relativo às temáticas tratadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Gramatica:

Revisão e aprofundamento de toda a gramatica do A1:

O Alfabeto - Ortografia básica e pronúncia - O género e o número: formação do plural- Fonética básica (acentuação, intonação) - Concordância dos nomes e adjetivos - Os determinantes definidos e indefinidos- As formas interrogativas e negativas- Os pronomes pessoais - Os pronomes reflexos - “CI+ ESSERE – CI+ AVERE” – “CI di luogo” – Pronomes interrogativos- Os advérbios de frequência- OS adjetivos e pronomes possessivos - Os adjetivos e pronomes demonstrativos - As preposições simples e as contrações
As duplas consoantes

Plurais irregulares
O “NE” partitivo
Uso conjunto de Ci e Ne
Verbos com “CI e NE” (volerci, farcela, andarsene …)
Os pronomes diretos e indiretos
Os pronomes tónicos - Os pronomes átonos
Os pronomes combinados
Pronomes indefinidos
Colocação dos advérbios
A forma impessoal

Tempos verbais:
Presente indicativo verbos regulares e irregulares
O “passato prossimo”- O particípio passado concordância
“Stare + Gerundio”
Imperfeito - “Trapassato Prossimo”
Futuro simples -Futuro composto
Condicional simples- Condicional composto
Imperativo direto - Imperativo com os pronomes

Conteúdos Lexicais:
Apresentar-se e apresentar outros; cumprimentar alguém e agradecer, fórmulas de cortesia; escrever uma carta/postal; escrever um fax e telefonar, a rotina diária, os horários; aceitar/rejeitar uma proposta/um convite; Interagir num local público - Fazer compras, a roupa – as cores a comida; exprimir concordância e discordância; pedir e dar informações sobre trajetos
Falar de números (pesos, medidas e cálculos)
Expressões com as partes do corpo humano
As profissões - A família
Preposições e expressões de lugar
O clima
Falar dos gostos e dar opiniões

Cultura e Civilização:

A Itália e as suas cidades e regiões - O Sistema escolar italiano - Os locais públicos: Correio, Banco… - Os hábitos e as tradições dos Italianos- “Falar com as mãos” gesticular- Provérbios italianos…
Clássicos da música italiana (Modugno, Lucio Dalla, Battisti, Gianna Nannini, Adriano Celentano …)
A televisão- Vídeos de publicidades de televisão
O cinema italiano (Nanni Moretti, Roberto Benigni, Fellini …)
Aprofundamento da sociedade italiana por meio da exploração de sitos internet
Leitura de artigos de jornais e revistas italianas
Leitura e compreensão de um texto narrativo: um livro a escolha da L’italiano facile” “Collana di Racconti.

Bibliografia Obrigatória

T. Martin; S. Magneli; Progetto italiano 1, Edilingua
T. Martin; S. Magneli; Progetto italiano 2, Edilingua
M. Mezzadri e P.E. Balboni; Rete 1, Corso multimediale d’italiano per stranieri, Libro di classe, Guerra Edizioni, Perugia, 2000
vários; Dicionário Italiano - Português, Português - Italiano, Editorial Presença
Maria Antónia Esposito , Wolfgang Ressler; Gramática essencial de Italiano, Editorial Presença
Rebecca Del Rosso- Nivia Guerrini- Donatella Sommati; Insieme alle soglie del congiuntivo, Corso di letture mediate per studenti stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
P.E.Balboni; Grammagiochi, Per giocare con la grammatica, Bonacci Editore, Roma, 1999
L.Cini; Strategia di scrittura, Quaderno di scrittura, Bonacci Editore, Roma, 1998
Sebastiani-Giacobbi; Civiltà Italiana, testo di conversazione e cultura per stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
Mina Ricci ; Via della Grammatica, Edilingua
J. M. D. Meiklejohn; Dizionario di immagini, Porto Editora
F. Colombo, C. Faraci, P. De Luca; Arrivederci 1, Edilingua

Observações Bibliográficas

Leitura: Italiano facile – Collana di racconti – Alma Edizioni da scegliere

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utiliza-se um método de ensino “comunicativo”, baseado na “reflexão linguística” do aluno, o qual é guiado pelo professor no desenvolvimento das competências comunicativas e interculturais na língua italiana. As sessões serão desenvolvidas em exposições orais/escritas e acompanhadas por material de apoio e fichas complementares desenvolvidas pela formadora, nomeadamente fichas técnicas de vocabulário, exercícios de escrita, jogos de gramática e tentar-se-á desenvolver a competência intercultural apresentando algumas particularidades da cultura italiana. Será privilegiado o método participativo, insistindo principalmente em atividades de grupo de compreensão e expressão em contextos comunicativos o mais perto possível da realidade Italiana. Atividades “de Role-playing”, mini projetos, trabalhos em pares ou em pequenos grupos se entrecruzarão com a compreensão e produção de textos/discursos orais e escritos diversificados, em situação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 90,00
Total: 90,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Assiduidade: 10%
- Participação: 20%
- Testes: 70%
Recomendar Página Voltar ao Topo