Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ITA1

Italiano A1

Código: ITA1     Sigla: ITA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 26-10-2021 a 28-04-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Italiano (A1)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECITA1 20 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 4 90 112,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Zulmira da Conceição Trigo Gomes Marques Coelho Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria Gloria Pagliaro 4,00

Língua de trabalho

Português e Italiano

Objetivos

Os alunos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interação linguística em Italiano compatíveis com um nível elementar, correspondente ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

O curso visa proporcionar o contacto com a língua e cultura italiana dando a conhecer os aspetos mais relevantes da cultura italiana e assegurando a aquisição das competências básicas de comunicação, nomeadamente: compreender corretamente textos orais e escritos de natureza diversificada, e produzir, oralmente e por escrito, enunciados simples de forma clara e organizada.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do curso os formandos serão capazes de compreender enunciados orais e escritos quando é utilizada uma linguagem simples de uso corrente e quando os assuntos lhes são familiares (temas abordados na formação). Terão capacidade para utilizar corretamente as estruturas gramaticais estudadas e o vocabulário adequado aos temas estudados. Serão capazes de comunicar de forma simples sobre assuntos que são do seu conhecimento.
Nomeadamente serão capazes de:
- compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
- comunicar em tarefas simples e em rotinas sobre assuntos familiares e habituais, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se se mostrar cooperante.
- apresentar outras pessoas, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como o local onde se vive, as pessoas que se conhecem e as coisas que se têm.
- escrever e preencher fichas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Gramatica:

- O Alfabeto Ortografia básica e pronúncia
- Fonética básica (acentuação, intonação)
- O género e o número: formação do plural
- Concordância dos nomes e adjetivos
- Os determinantes definidos e indefinidos
- As formas interrogativas e negativas
- Os pronomes pessoais Os pronomes reflexos
- Os verbos básicos no presente indicativo (Essere/Avere/ Andare/Venire/Preferire/Finire/Capire/Sapere/Fare/Chiamarsi)
- Os verbos modais
- “CI+ ESSERE – CI+ AVERE”
- As locuções interrogativas
- Os advérbios de frequência
- Adjetivos e pronomes possessivos
- As preposições simples e as contrações
- Os adjetivos e pronomes demonstrativos
- Os indicadores temporais
- O “passato prossimo”- O particípio passado concordância
- “Stare + Gerundio”
- Os pronomes diretos e indiretos (mi piace/mi piacciono)
- O “NE” partitivo
- Imperfeito
- Futuro simples
- Condicional presente verbo VOLERE

Competência linguística e vocabulário:

- Apresentar-se e cumprimentar alguém - Agradecer
- Os níveis de tratamento (formal/informal)
- Números de 0 a um milhão
- O corpo humano
- As profissões - A família
- As estações - Os meses
- Os dias da semana - As partes do dia
- Indicações de lugar
- Falar de números (pesos, medidas e cálculos)
- O clima
- A vida quotidiana- Os horários - As horas
- A casa - A comida – As lojas – A roupa – As cores
- Falar dos gostos e dar opiniões
- Escrever cartas simples/fax e telefonar
- Cultura e civilidade: a Itália e as regiões, o Sistema escolástico italiano, Os locais públicos
- Algumas músicas italianas (Battisti, Gianna Nannini, Adriano Celentano…)
- O cinema italiano (Nanni Moretti, Roberto Benigni, Fellini…)
- Aprofundamento da sociedade italiana por meio da exploração de sitos internet

Bibliografia Obrigatória

T. Martin; S. Magneli; Progetto italiano 1, Edilingua
M. Mezzadri e P.E. Balboni; Rete 1, Corso multimediale d’italiano per stranieri, Libro di classe, Guerra Edizioni, Perugia , 2000
vários; Dicionário Italiano - Português, Português - Italiano, Editorial Presença
Maria Antónia Esposito , Wolfgang Ressler; Gramática essencial de Italiano, Editorial Presença
Rebecca Del Rosso- Nivia Guerrini- Donatella Sommati; Insieme alle soglie del congiuntivo, Corso di letture mediate per studenti stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
P.E.Balboni; Grammagiochi, Per giocare con la grammatica, Bonacci Editore, Roma , 1999
L.Cini; Strategia di scrittura, Quaderno di scrittura, Bonacci Editore, Roma, 1998
Sebastiani-Giacobbi; Civiltà Italiana, testo di conversazione e cultura per stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
Mina Ricci ; Via della Grammatica, Edilingua
J. M. D. Meiklejohn; Dizionario di immagini, Porto Editora

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utiliza-se um método de ensino “comunicativo”, baseado na “reflexão linguística” do aluno, o qual é guiado pelo professor no desenvolvimento das competências comunicativas e interculturais na língua italiana. As sessões serão desenvolvidas em exposições orais/escritas e acompanhadas por material de apoio e fichas complementares desenvolvidas pela formadora, nomeadamente fichas técnicas de vocabulário, exercícios de escrita, jogos de gramática, e tentar-se-á desenvolver a competência intercultural apresentando algumas particularidades da cultura italiana. Será privilegiado o método participativo, insistindo principalmente em atividades de grupo de compreensão e expressão em contextos comunicativos o mais perto possível da realidade Italiana. Atividades “de Role-playing”, mini projetos, trabalhos em pares ou em pequenos grupos se entrecruzarão com a compreensão e produção de textos/discursos orais e escritos diversificados, em situação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 90,00
Total: 90,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Assiduidade: 10%
- Participação: 20%
- Testes: 70%

 

Recomendar Página Voltar ao Topo