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Variação e Mudança em Português

Código: MPLE009     Sigla: VMPOR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua, Literatura e Estudos Culturais

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 12 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MPLE 14 MPLE - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos de teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística e da sua aplicação ao domínio do Português. Com observação de sincronias do passado e do Português moderno com análise de fenómenos de evolução em curso.
Os alunos terão a capacidade de reconhecer teorias e métodos de estudo da variação linguística e de as aplicar à história do Português; deverão ter a capacidade de reconhecer a especificidade da língua portuguesa nas suas diferentes variedades, e também de relacionar a atual especificidade da língua com o seu perfil de evolução histórica.
Deverão ter capacidade para reconhecer a variação histórica em sincronias do passado e no Português moderno com análise de fenómenos de evolução em curso nas suas diferentes variedades.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos terão a capacidade de reconhecer teorias e métodos de estudo da variação linguística e de as aplicar à história do Português; deverão ter a capacidade de reconhecer a especificidade da língua portuguesa nas suas diferentes variedades, e também de relacionar a atual especificidade da língua com o seu perfil de evolução histórica.
Deverão ter capacidade para reconhecer a variação histórica em sincronias do passado e no Português moderno co cm análise de fenómenos de evolução em curso nas suas diferentes variedades.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Incidência, alcance e limites das diversas correntes no estudo da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. 1.1 Questões de objeto e de metodologia. Crítica do testemunho.
2. Variação histórica do português - periodização.
3. A variação “moderna” da língua portuguesa
3.1. Conexões entre dialetologia e história da língua.
3.2 Análise de fenómenos de evolução em curso: sistema e formas em vias de gramaticalização.
3.3 Especificidades do português moderno em relação com a sua evolução histórica: flexão verbal e formas de tratamento - sistema e variação; perfil fonético e fonológico da língua. 
3.4 O Português do Brasil.
3.4.1. Diferenciação fonética (o vocalismo átono, as fricativas palatais, a palatalização; características sintáticas (os paradigmas flexionais, a colocação e uso dos clíticos, o uso do artigo); particularidades lexicais.
3.5 A situação do Português em África: língua materna e língua segunda.
3.5.1 Algumas características que diferenciam as diversas variedades do Português em África.
3.6 Evolução linguística e reformas ortográficas

Bibliografia Obrigatória

Silva Neto Serafim; História da Língua Portuguesa, Presença Mec Rio de Janeiro, 1973
Teyssier Paul; História da Língua Portuguesa, Sá da Costa, 1984
Faria, Isabel Hub et al. ; Introdução à Linguística geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: ISBN: 972-21-1048-9
Mateus, M.H. e Bacelar do Nascimento, F. (orgs.); A Língua Portuguesa em Mudança, Caminho, 2005. ISBN: ISBN: 972-21-1724-6
Mateus, M.H. e Cardeira, E. ; O Essencial sobre Língua Portuguesa. Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: ISBN: 978-972-21-1953-5

Bibliografia Complementar

Cuesta, P. e Mendes da Luz, M.A; Gramática da Língua Portuguesa , Edições 70, 1980. ISBN: Não tem
Cristóvão, F. et alii (coord.; Dicionário Temático da Lusofonia, , Texto Editores, 2005. ISBN: ISBN: 972-47-2935-4
Ferreira, M. B. et al; “Variação linguística: perspectiva dialectológica” , Caminho, 1996. ISBN: ISBN: 972-21-1048-9
Luchesi, D. e T. Lobo; "Aspectos da Sintaxe do Português Brasileiro", Caminho, 1996. ISBN: ISBN: 972-21-1048-9
Gonçalves, P.; “Aspectos da Sintaxe do Português de Moçambique” , Caminho, 1996. ISBN: ISBN: 972-21-1048-9
SILVA, Rosa Virgínia Mattos e; “O português são dois (variação, mudança, norma e a questão do ensino do português no Brasil)” , APL, Colibri, 1996. ISBN: ISBN: 972-8288-36-0
Inverno. L.; Angola’s transition to Vernacular Portuguese, Diss. de Mestrado, Universidade de Coimbra, 2005

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar para cada ponto do programa será indicada nas sessões de mestrado.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A discussão dos conceitos teóricos relacionados com a linguística da variação e a identificação e caracterização dos diferentes fenómenos de evolução em curso, bem como o reconhecimento dos períodos históricos da língua portuguesa permite a aprendizagem dos fundamentos da mudança e da variação linguística.
A análise de diversos documentos, orais e escritos representativos de períodos específicos do português e das suas diversas normas e variedades desenvolve a capacidade de reconhecimento das especificidades da língua portuguesa.
O ensino dos conteúdos do programa desenvolve a capacidade dos alunos para reconhecer: teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da mudança do Português; e uma relacionação entre o perfil histórico da língua e a sua atual especificidade.
Os seminários serão centrados no estudante, estimulando a sensibilidade para a compreensão dos conceitos sobre linguística da variação e da evolução linguística.
Procurar-se-á favorecer a investigação individual, o espírito crítico e a resolução de problemas específicos.
Dá-se principal atenção à participação ativa nos seminários, através da apresentação de pequenos trabalhos.
Avaliação: avaliação feita com base na elaboração de um trabalho escrito. Haverá sessões previstas para a apresentação dos resultados obtidos nos trabalhos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística histórica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 90,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas exceto em casos contemplados pela legislação.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% avaliação distribuída.

Provas e trabalhos especiais

A combinar com os alunos na primeira aula.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

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