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Literatura Norte-Americana II

Código: MEAAM016     Sigla: LNA2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Americana

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 10 MEAA - Plano de Estudos 1 - 9 80 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Lobo Castilho Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Marinela Carvalho Freitas 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-01-21.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Obtenção de frequência, Bibliografia Complementar, Observações Bibliográficas, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Este programa debruçar-se-á sobre a produção literária dos Estados Unidos da América no período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial e as últimas décadas do século XX, analisando a questão "Quem canta o Estado-Nação?". Um conjunto de poetas e romancistas será estudado, prestando-se atenção não só às características estéticas das suas obras, mas também à relação que estas estabelecem com temas centrais da história da literatura e da cultura americanas do período do pós-guerra, como a Guerra Fria, o Movimento dos Direitos Civis, as lutas feministas, as manifestações antiguerra, a emergência da cultura pop, e a ascenção dos EUA enquanto superpotência global. O verbo "cantar" na questão "Quem canta o Estado-Nação?" remete não só para formas de protesto e celebração no espaço público, mas também para modos de adesão ou resistência estética a visões hieráquicas e monolíticas da cultura, da literatura e da sociedade. A estrutura do programa conduzirá, pois, os estudantes a encontrar respostas críticas à pergunta de partida, através de uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de poder e das tensões históricas que caracterizam o espaço liminar da literatura americana do pós-guerra.   

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os estudantes deverão:

  • Ter adquirido um conhecimento aprofundado dos contextos literários, históricos e sociais norte-americanos das décadas de 1950 a 1990;
  • Ter ampliado os seus conhecimentos sobre um conjunto de autores/as norte-americanos/as e as suas obras literárias ou artísticas;
  • Ter desenvolvido a capacidade de aplicar novas metodologias e áreas de pesquisa, recorrendo a fontes primárias e secundárias;
  • Ser capazes de refletir sobre o modo como a literatura americana examina questões de "Americana", como a imigração e os processos de assimilação, as narrativas de resistência, as narrativas de escravidão e as consequências das divisões de raça, classe, género e religião;
  • Ter desenvolvido a capacidade de refletir e pensar criticamente sobre a literatura e o mundo a partir de diferentes perspectivas;
  • Ser capazes de comunicar eficazmente sobre estes tópicos tanto na produção escrita quanto na oralidade, apoiando-se em estudos críticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

UNIT 1: WHO THINKS THE NATION-STATE?

1.1. Patterns of change (1950s-1990s)
1.2. Framing the frames: on frontiers, borders and belongings
1.3. Dreams deferred: assimilation, resistance and the exercise of freedom


UNIT 2: POETICS OF DISSENT AND REVOLUTION

2.1. Of birds and other (h)owls
2.1.1. Frank O’Hara and the New York School of Poets
2.1.2. Allen Ginsberg and the Beat Generation

2.2. And the caged birds sing
2.2.1. Adrienne Rich’s politics of location: writing as “re-vision” and resistance
2.2.2. Maya Angelou’s “blue aesthetics”: songs of protest and survival

UNIT 3: NARRATIVES OF BELONGING, NON-BELONGING, AND CONFLICT

3.1. “Unspeakable things unspoken”: Toni Morrison’s Beloved (1987)
3.2. “Where is your country?”: Cormac McCarthy’s All the Pretty Horses (1992)

Bibliografia Obrigatória

Toni Morrison; Beloved. ISBN: 0-452-26136-8
Cormac McCarthy; All the Pretty Horses, Picador, 2009. ISBN: ‎ 9780330510936
Judith Butler; Gayatri Chakravorty Spivak; Who Sings the Nation-state? Language, Politics, Belonging, Seagull, 2007. ISBN: 1905422571

Bibliografia Complementar

Maya Angelou; The Complete Poetry, Random House, 2015. ISBN: 978-0-8129-9787-3
Allen Ginsberg; Howl and other poems. ISBN: 0-87286-017-5
Frank O'Hara; The Collected Poems of Frank O'Hara, University of California Press, 1995. ISBN: 0520201663
Adrienne Rich; The Fact of a Doorframe: Selected Poems 1950-2001, W.W. Norton, 2002. ISBN: 978-0-393-32395-5
Justine Tally; The^Cambridge companion to Toni Morrison. ISBN: 9780521861113
Frye Steven 340; The^Cambridge companion to Cormac McCarthy. ISBN: 978-1-107-64480-9
Mary Jane Lupton; Maya Angelou: A Critical Companion, Greenwood Press, 1998. ISBN: 9780313303258
Jeannette Ryley; Understanding Adrienne Rich, University of South California, 2016. ISBN: 9781611176995
Steven Belleto; The Cambridge Companion to the Beats, Cambridge University Press, 2017. ISBN: 978-1-107-18445-9
Robert Hampson; Will Montgomery; Frank O'Hara Now: New Essays on the New York Poet, Liverpool University Press, 2017
Homi K. Bhabha; Nation and narration. ISBN: 0-415-01483-2
Harold Bloom; The^western canon. ISBN: 0-15-195747-9

Observações Bibliográficas

N.B.: Para além das obras constantes na Bibliografia Obrigatória (que os estudantes deverão adquirir), analisar-se-ão ainda poemas e ensaios, que serão fornecidos no decurso das aulas.

Ao longo do curso, serão também indicadas referências bibliográficas suplementares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quinze sessões semanais em regime de seminário

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas americanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 163,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

a) participação ativa nas sessões do seminário;
b) uma apresentação oral sobre um tema definido, com o acordo e sob a orientação da docente;
c) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre.

É obrigatória a  frequência de 75% das sessões de seminário

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de: a) participação ativa nas sessões do seminário e elaboração de um trabalho de apresentação oral que será apresentado e discutido durante o semestre - 50%;  b) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

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