Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CGIC07

Seminário de Investigação em Comunicação e Indústrias Criativas

Código: CGIC07     Sigla: SICIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 16 MCGIC - Plano de Estudos 2 - 15 91 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Machuco Pacheco Rosa Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Desenvolver competências para a transferência de conhecimento para a indústria e demais organizações do sector criativo


 



  • Conhecer e usar estrategicamente as políticas públicas nacionais e regionais para o sector criativo e cultural.


 



  • Conhecer e identificar boas práticas adoptadas e observadas na indústria criativa nacional e estrangeira


 



  • Adquirir competências na promoção, marketing e transacção internacional de produtos criativos e culturais.


 



  • Desenvolver competências na produção de conteúdos, nomeadamente nas áreas do jornalismo, cultura e comunicação digital


 



  • Desenvolver capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação. incluindo

  • conhecimentos bibliográficos para o tema a desenvolver.


 



  • Desenvolver capacidades autónomas de compreensão e de execução do tema a desenvolver, bem como articular a informação de forma sistemática e critica.


 



  • Apresentar, debater e defender o tema ou um projeto, quer numa perspectiva académica que da indústria ou demais contextos organizacionai

Resultados de aprendizagem e competências

O Seminário terá duas vertentes essenciais. A primeira, numa vertente teórico-prática, desenvolverá alguns núcleos temáticos da Comunicação e das Indústrias Criativas, tendo em atenção a cooperação e transferência de conhecimento para a indústria bem como as políticas públicas que potenciam o desenvolvimento do cluster criativo. A segunda, numa vertente de orientação tutorial, centrar-se-á na capacidade de os estudantes elaborarem autónoma e sistematicamente temas de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Aprofundamentos e desenvolvimentos temáticos

  2. Políticas Públicas e Cluster Criativo

  3. Eventos Culturais e Economia Criativa

  4. Internacionalização e Promoção de Produtos Criativos

  5. Jornalismo e Produção de Conteúdos

  6. Cultura, Comunicação Digital e Redes Sociais

  7. Conceptualização de Projetos e Design thinking

  8. Prepeparação do tema


 II



  1. Pesquisa bibliográfica, iconográfica e documental

  2. Revisão crítica de bibliografia e textos apresentados pelo estudante



  1. Reflexão sobre as problemáticas, fundamentos teóricos e práticos dos temas em estudo.


 



  1. Discussão das metodologias a aplicar e modelos de investigação académica e de mercado

Bibliografia Obrigatória

Vários; A Bibliografia será indicada por cada docente de acordo com o tema de investigação a realizar por cada estudante.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de trabalho e preparação de dissertação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Elaboração de projeto 15,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Realização e apresentação de projecto. Assiduaidade 50%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliacao de trabalhoe projecto 100%
Recomendar Página Voltar ao Topo