Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CGIC06

Empreendedorismo e Projetos Culturais

Código: CGIC06     Sigla: EPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 18 MCGIC - Plano de Estudos 1 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se:

  • Promover uma atitude empreendedora;

  • Capacitar para o processo de empreendedorismo;

  • Promover a identificação de necessidades e oportunidades;

  • Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas das indústrias criativas e cultura;

  • Habilitar com capacidades de liderança e de gestão de projetos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base cultural;

  • Capacitar para a comunicação e a gestão da informação em projetos.

Resultados de aprendizagem e competências

I. Compreender e analisar o processo empreendedor, a forma de pensar e agir dos empreendedores, a sua ação como criativo ou relação com o criativo, bem como com o gestor.

II. Aplicar diferentes métodos para gerar conceitos, produtos e serviços inovadores.

III. Compreender os fatores de competitividade presentes no setor das indústrias criativas e culturais e as tendências de valorização informacional, comunicacional e de desenvolvimento tecnológico/redes digitais/novos média.

IV. Ser capaz de elaborar um Projeto: equipa, organização do trabalho e afetação de recursos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 De acordo com as Normas em vigor.

 

Programa

IEnquadramento e conceitos

  1. A interdisciplina das Ciências da Comunicação e da Informação
  2. Invenção, Inovação, Empreendedorismo, Cultura e Criatividade
  3. Do ‘espaço’ ao ‘lugar’

 II. Os facilitadores da Inovação Cultural

  1. Tecnologia e novos média
  2. Gestão da Informação
  3. Gestão da Inovação
  4. Políticas, iniciativas e programas de suporte à Inovação Cultural

III. Novo conhecimento e a sua apropriação e/ou comercialização

  1. Conceção e desenvolvimento de novos conceitos, produtos e serviços
  2. Estratégias de inovação e técnicas de pensamento criativo
  3. O processo empreendedor e o comportamento do empreendedor vs gestor
  4. Identificação do problema/necessidade, a oportunidade e a sua formatação
  5. Abordagens práticas para a interação: o criativo, o empreendedor e o gestor

 IV. Gestão de projeto

  1. Conceitos
  2. Áreas a gerir
  3. Fases do projeto
  4. Comunicação e gestão da informação 

Bibliografia Obrigatória

Blaug, Mark & Ruth Towse; Cultural entrepreneurship, Edward Elgar Publishing, 2011 (pp. 153-157)
De Beukelaer, Christiaan ; Developing Cultural Industries. Learning from the Palimpsest of Practice European Cultural Foundation , 2015. ISBN: 9789062820672.
Carvalho, Nuno Ponces de; Bernardo, Maria do Rosário; Gestão de Projetos: As práticas no contexto organizacional,, Edições Sílabo, 2020. ISBN: 978-989-561-048-8
EUROOPA NOORED ; Startup Guide for Entrepreneurs in Creative Industries : E-handbook. Kärdla., 2013
IAPMEI; Guia Explicativo para a criação do Plano de Negócios e do seu Modelo Financeiro, IAPMEI, 2016 ((https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo/Documentos-Financiamento/ComoElaborarPlanodeNegocioGuiaExplicativo.aspx))
Jones, Candace; Lorenzen, Mark; Sapsed, Jonathan (ed.); The Oxford Handbook of Creative Industries, 2015. ISBN: 9780199603510 (DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199603510.001.0001)
Malheiro, A., & Fernando Ramos; As ciências da comunicação e da informação : casos e desafios de uma interdisciplica, Senac, 2014. ISBN: 978-85-396-0725-9 (In Brasilina Passarelli, Malheiro, A., & Fernando Ramos, e-Infocomunicação : estratégias e aplicações . (pp. 49-77). Rio de Janeiro: Senac.)
Oakley, Kate & Justin O'Connor; The cultural industries. An introduction, Routledge, 2015 (Kate Oakley & Justin O'Connor, Eds. The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon & New York, Routledge: 1-32.)
Pinto Maria Manuela Gomes de Azevedo; The^Portuguese University
Project Management Institute (PMI); A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide), 6ed., Project Management Institute (PMI), 2018. ISBN: 9781628251845
Sutherland, Jeff; Coplien, James O.; Tulton, Adaobi Obi;; A SCRUM book : the spirit of the game, The Pragmatic Bookshelf, 2019. ISBN: 978-1-68050-671-6
Stutely, Richard; The definitive business plan : the fast-track to intelligent business planning for executives and entrepreneurs , Financial Times/ Prentice Hall, 2007. ISBN: 978-0-273-71096-7 (FEUP (N.º Sistema 000557089))
Throsby, David ; The cultural industries as a sector of the economy, Routledge, 2015 (The Routledge Companion to the Cultural Industries, pp.56-69.)
Turner, Rodney J. ; The Handbook of project-based management, McGraw-Hill, 1993

Bibliografia Complementar

CHATFIELD, Carl; JOHNSON, Timothy ; Microsoft Office Project 2007 Step by Step, Microsoft Press, 2007. ISBN: 978-0735623057
Portugal. Instituto Português da Qualidade; Gestão de projetos [Documento electrónico] : vocabulário : prNP 4519: 2013, Instituto Português da Qualidade, 2013 (FEUP)
Portugal. Instituto Português da Qualidade ; Linhas de orientação sobre a gestão de projetos [Documento electrónico] : NP ISO 21500: 2012 ERRATA 1: 2013 , Instituto Português da Qualidade, 2013 (FEUP)
Ribeiro Fernanda 1958-; Information management in project management
Silva, Armando Malheiro da ; AS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO / CONHECIMENTO , 2013 ( I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congresso ISKO Espanha )

Observações Bibliográficas



 

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas/sessões tutoriais.
Apresentação e discussão de casos de estudo.
Exploração dos temas abordados e desenvolvimento de exercícios práticos.

Software

MS Project
MS PowerPoint
MS Excel
Project Libre

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de campo 56,00
Trabalho escrito 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Avaliação de Grupo (AG): Projeto "Da ideia ao produto / serviço e Proposta de Valor".

2) Avaliação Individual (AI): Estudo de caso “Do Criativo ao Empreendedor”.

3) Participação nas aulas (PA).

Nota Final = AG (50%) + AI (40%) + PA (10%)

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Trabalho de estágio/projeto

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes obrigatórias especificadas (Avaliação Individual e de Grupo - componente escrita e oral).

A componente escrita será entregue no período de exames.
As apresentações orais decorrerão em espaço de aula, durante e no final do semestre.
Recomendar Página Voltar ao Topo