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Marketing para Indústrias Criativas

Código: CGIC04     Sigla: MPIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 18 MCGIC - Plano de Estudos 1 - 9 52 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Machuco Pacheco Rosa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Paulo de Jesus Faustino 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
João Paulo de Jesus Faustino 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende­-se que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:

  • Introduzir os conceitos e problemáticas fundamentais relacionadas com a análise do mercado e o papel do marketing das organizações na identificação de necessidades associadas ao setor cultural, criativo e
  • Compreender ao nível teórico e prático o mercado dos media e da publicidade, incluindo a estrutura de organização, os públicos e a sua aplicação no âmbito da gestão de marketing das empresas, negócios, e projetos, com ou sem fins
  • Preparar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos que permitem a elaboração de um plano de marketing baseado na análise de sistemas de investigação de
  • Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática;
  • Promover a interação entre o estudante, mercado do setor criativo;
  • Potenciar a participação nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos

Resultados de aprendizagem e competências


  • A unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento de referenciais teóricos e competências na área do marketing estratégico e operacional aplicado a empresas e projetos criativos, culturais e organizações de media ou jornalísticas. Com este propósito o programa aborda matérias relacionadas com as políticas, estratégias, táticas e outras práticas de marketing aplicadas ao setor criativo em geral. Neste sentido, a função expositiva será um elemento insubstituível, na medida em que constitui um procedimento básico de transmissão do conhecimento ao estudante. No entanto, o método expositivo será complementado com outras estratégias metodológicas, razão pela qual se irá recorrer à análise de estudos de caso, visitas de estudo, criação de planos de marketing, realização de leituras orientadas, assim como outras técnicas que potenciem a aprendizagem e partilha de conhecimento entre os professores e estudantes. Os estudantes serão avaliados pelo contributo no debate, assim como através da realização de atividades práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As sessões terão três níveis de abordagem: i) princípios de marketing aplicado às especificidades da indústria criativa e cultural; ii) identificação e aplicação de boas práticas de marketing e sistemas de investigação de mercados; e iii) orientação de referenciais teóricos e aplicação de prática de conhecimento para a elaboração de um plano de negócio. Serão abordados os seguintes temas:

  •  Aspetos centrais na evolução dos conceitos e práticas de marketing
  • Evolução e centralidade do marketing nas organizações culturais
  • Segmentação, alvos, posicionamento e criação de valor pelo marketing Planeamento estratégico do marketing e análise de mercados
  • O ambiente de marketing, auditoria e os modelos de análise estratégica
  • Técnicas e sistemas de investigação em marketing e mercados Competitividade, gestão da marca e plano de marketing
  • A gestão estratégica da marca como fator de competitividade
  • O marketing mix, marketing digital, media tradicional e novos media

Bibliografia Obrigatória

Hill; Hill, Liz; Catherine O'Sullivan & Terry O'Sullivan. (1995, 2003): “Creative Arts Marketing”. Elsevier, Burlington

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes deverão realizar os seguintes trabalhos:

 

  • Leituras obrigatórias: O docente entregará um livro, estudo, ou artigo científico na área de marketing de empresas, projetos criativos, culturais e jornalísticos, cujas ideias centrais deverão ser aprofundadas com investigações complementares..
  • Trabalho Prático. Os estudantes serão orientados e incentivados a desenvolver um plano de marketing para um projeto relacionado com a indústria criativa, onde será descrita toda a política estratégica e
  • Trabalho de investigação: Os estudantes deverão realizar individualmente um trabalho de investigação – ou um estudo de caso ­ sobre um dos temas a propor pelo professor na área do marketing aplicado às indústrias criativas, culturais e jornalísticas.

 

­.A avaliação por exame consistirá num teste escrito individual, correspondente aos conteúdos programáticos da UC.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 44,00
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 32,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

30% trabalho de grupo + 40% trabalho individual +  30% exame ou 100% exame

Fórmula de cálculo da classificação final

10 % participação mais 90 % trabalho final
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