Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CGIC03

Estratégias Integradas da Comunicação

Código: CGIC03     Sigla: EIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 22 MCGIC - Plano de Estudos 1 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Vasco Moreira Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Fernando Vasco Moreira Ribeiro 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Fernando Vasco Moreira Ribeiro 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos na área da comunicação empresarial e institucional. Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada. Promover a capacidade de investigação em ciências sociais.

Resultados de aprendizagem e competências

Os discentes ficarão capazes de desenhar um plano de estratégico de comunicação para uma empresa ou instituição, nomeadamente na área cultural. Terão argumentos teóricos e práticos para avaliar e criticar processos de comunicação integrada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa


  1. Evolução da comunicação pública

  2. Modelos e correntes da comunicação integrada

  3. Teorias, campos e conceitos da projeção de mensagens

  4. Técnicas e ferramentas da comunicação integrada:

  5. Assessoria de imprensa

  6. Comunicação interna

  7. Publicações e jornalismo transgénico

  8. Comunicação de crise

  9. Public Affairs

  10. Eventos

  11. Responsabilidade social

  12. O Plano Estratégico de Comunicação

Bibliografia Obrigatória

Flew, T.; Global Creative Industries , Polity Press, 2015
Letang, J.; Critical public relations: Some reflections, Public Relations Review, 31(4), 521-526, 2005
Moss, D., Verčič, D., & Warnaby, G. ; Perspectives on Public Relations Research, Taylor & Francis, 2002
Skinner, C., Von Essen, L., Mersham, G., & Motau, S. ; Handbook of Public Relations, Oxford University Press., 2010
Todorovic, M., & Bakir, A. ; Rethinking Strategy for Creative Industries: Innovation and Interaction, Routledge, 2016

Bibliografia Complementar

Davis, Aeron; Public relations, news production and changing patterns of source access in the British national media, Media, Culture & Societ, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo, seminários/conferências, tutorias e elaboração/apresentação oral de projetos de investigação.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 42,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No final do semestre, os alunos terão que apresentar uma proposta de Plano Estratégico de Comunicação (PEC) na área das Indústrias Culturais, assim como três recensões de livros (RL) desta área, sendo obrigatório apresentar (no total) os quatro trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = PEC 40% + RL 20% + RL 20%  + RL 20%

Provas e trabalhos especiais

Nenhuma

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A mesma.

Melhoria de classificação

Elaboração de um documento, com o mínimo de 20 páginas (formato a combinar com o professor), sobre o estado da arte na Comunicação Cultural em Portugal.

Observações

-
Recomendar Página Voltar ao Topo