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Gestão e Modelos de Negócio em Indústrias Criativas

Código: CGIC02     Sigla: GMNIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 21 MCGIC - Plano de Estudos 1 - 9 52 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Machuco Pacheco Rosa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Paulo de Jesus Faustino 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
João Paulo de Jesus Faustino 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos



Pretende­-se que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:


Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente económica e empresarial da atividade criativa, cultural e jornalística, incluindo as variáveis internas e externas que influenciam o negócio, a gestão e o respetivo mercado; Determinar a especificidade, importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações ­ para a tomada de decisões das empresas e produtos criativos;


Dar a conhecer conceitos, princípios, técnicas e modelos de negócio e gestão de empresas/organizações criativas e culturais.


Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática; Fomentar a estreita relação entre o estudante, empregadores e empreendedores; Potenciar a participação ativa nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos; Partilhar experiências, conhecimento e identificar modelos de negócio competitivos;


 

Resultados de aprendizagem e competências


  • A unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento de competências na área da gestão empresarial, ao nível estratégico e operacional, aplicada a organizações, empresas e projetos criativos, culturais e jornalísticos. Com este propósito o programa aborda matérias relacionadas com as políticas, estratégias, táticas e outras práticas de gestão e organização aplicadas ao setor criativo. Neste sentido, a função expositiva é um elemento insubstituível, na medida em que constitui um procedimento básico de transmissão do conhecimento ao estudante. No entanto, o método expositivo será complementado com outras estratégias metodológicas, razão pela qual se irá recorrer à análise de estudos de caso, visitas de estudo, criação de planos de negócio, realização de leituras orientadas, assim como outras técnicas que potenciem a aprendizagem e partilha de conhecimento entre os professores e estudantes. Os estudantes serão também avaliados pelo contributo no debate, assim como através da realização de atividades práticas e teóricas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As sessões focam­se em três níveis: i) paralelismo entre os princípios de gestão aplicado à generalidade das indústrias e as especificidades da indústria criativa e cultural; ii) ênfase nos diversos domínios associados à aplicação de boas práticas de organização e gestão de empresas e projetos criativos; e iii) aplicação de prática de conhecimento para a elaboração de um plano de negócio e fontes de financiamento. Os temas a abordar são: Especificidades da indústria criativa, mercado e gestão

  • Especificidades e características dos produtos criativos
  • Fatores envolventes que influenciam os projetos e negócios

 

Gestão estratégica, cadeia de valor e modelos de negócio

  • Gestão empresarial, planeamento estratégico e inovação
  • Modelos de gestão e cadeias de valor da indústria criativa

 

Planos de negócio e identificação de fontes de financiamento

  • Identificação de oportunidades de negócios no setor criativo
  • Criação, elaboração e implementação de empresas e planos de negócio

Bibliografia Obrigatória

Allen; Allen, Paulo. (2007): Artist Management. Focal Press. New York.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Os estudantes realizarão os seguintes trabalhos:

  • Leituras obrigatórias: o docente entregará um livro, estudo, ou artigo científico na área de gestão de empresas, organizações e projetos criativos, cujas ideias centrais deverão ser aprofundadas com investigação

  • Trabalho Prático: Os estudantes serão orientados e incentivados a desenvolver uma ideia ­ negócio ­ relacionado com a indústria criativa que deverá ser sistematizada num plano de negócios (business plan).

  • Trabalho de investigação: Os estudantes deverão realizar individualmente um trabalho de investigação sobre um dos temas a propor pelo professor na área da gestão, mercados e políticas relacionadas com indústrias criativas, culturais e jornalísticas.

  • Os estudantes que não obtiverem aprovação na avaliação contínua poderão submeter­se à avaliação final por exame

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

30% trabalho de grupo + 40% trabalho individual +  30% exame ou 100% exame

Fórmula de cálculo da classificação final

80 % trabalho + 20 % participacao
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