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Metodologia de Investigação em Ciências da Comunicação e da Informação

Código: CGIC01     Sigla: MICCI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCGIC 21 MCGIC - Plano de Estudos 1 - 9 52 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva 2,50
Maria Fernanda da Silva Martins 0,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva 0,50
Maria Fernanda da Silva Martins 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Considerando as metedologias de investigação, incluindo o método quadripolar, como uma base importante para a capacidade de os estudantes desenvolverem um pensamento crítico para aplicarem metodologias de recolha e análise de informação com base em critérios e rigor científicos, esta UC parte dos princípios clássicos­ boas práticas­de investigação em ciências sociais, em ciências da comunicação e da informação com aplicação concreta ao estudo das indústrias criativas e culturais.


  1. Abordar as principais metodologias em Ciências da Comunicação e da Informação

  2. Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação, bem como a sua utilidade da análise de tendências e oportunidades de

  3. Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito, de forma a dar orientações sobre técnicas e instrumentos de recolha de dados adequadas a cada situação e contexto relevante para as Ciências da Comunicação e da Informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Tendo a unidade curricular como objetivo central o desenvolvimento de competências sobre as metodologias em Ciências da Comunicação e da Informação, a UC abordará em detalhe as principais teorias existentes nessa área, visando fornecer o enquadramento que permitirá aos estudantes recolher e organizar informação de modo consistente. Através do domínio do método quadripolar, visa­se que os estudantes sejam capazes de realizar trabalhos de investigação que constituirão ferramentas que lhes permitam desenvolver com sucesso outras UC constantes do ciclo de estudos em Comunicação e Indústrias Criativas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Princípios, métodos clássicos de investigação e recolha de informação em Ciências Sociais e Humanas.

  2. As Ciências da Comunicação e da Informação como projeto epistemológico e formativo em construção.

  3. Metodologia e Método para as Ciências da Comunicação e da Informação no contexto das indústrias culturais e criativas.

  4. O método quadripolar aplicado às ciências sociais e na prática de investigação em ciências da comunicação e estudos culturais.

  5. Aplicação teórica e prática da investigação polar ao estudo e projetos nas Industrias Criativas e Culturais

Bibliografia Obrigatória

Altheide David L.; Qualitative media analysis. ISBN: 0-7619-0199-X
Azevedo, J. & Esteves, A. (Eds.); Metodologias Qualitativas para as Ciências Sociais, Instituto de Sociologia, 1998
Gaunt, P. (Ed.) ; Beyond Agendas : New Directions in Communication Research, Greenwood Press, 1993
Gay; L. R., Mills, G & Airasian, P.; Educacional Research: competencies for analysis and applications, 2011. ISBN: 9789725923016
Hall Andreia; Grande maratona de estatística no SPSS. ISBN: 978-972-592-301-6
Littlejohn Stephen W.; Theories of human communication. ISBN: 0-534-63873-2
Murteira Bento José Ferreira; Análise exploratória de dados. ISBN: 972-9241-25-2
Murteira Bento José Ferreira; Estatística descritiva
Pestana Maria Helena; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-220-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico práticas (TP) compreenderão uma componente mais expositiva e uma componente de aplicação prática de conhecimentos adquiridos.
Na parte quantitativa, haverá aulas práticas numa sala de informática, para domínio do SPSS.
As sessões de OT destinam-se ao acompanhamento de trabalhos práticos e ao melhor esclarecimento de conteúdos programáticos.
Esta UC funciona com avaliação distribuída sem exame final. A avaliação terá componentes formativas e contínuas, conjugando parâmetros flexíveis com outros mais “convencionais”, como um teste.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de campo 101,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final: 

- Avaliação formativa continuada (5%)
- Avaliação das tarefas realizadas (80%)
- Teste escrito final (15%) 

Para os estudantes com estatuto especial aplica-se o regulamento e legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final: AFC (5%) + ATR (80%) + TEF (15%)

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Trabalho de estágio/projeto

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas em vigor.
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