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Sociologia das Organizações

Código: SOCI030     Sigla: SOCORG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SOCI 14 SOCI - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel da Silva Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Cristina Clara Ribeiro Parente 1,75
Carlos Manuel da Silva Gonçalves 0,75
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Cristina Clara Ribeiro Parente 0,25
Carlos Manuel da Silva Gonçalves 0,25

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • adquirir conhecimentos aprofundados acerca da problemática das organizações enquanto objecto de estudo da Sociologia;

  • analisar e aplicar os conceitos fundamentais das principais correntes teóricas e temáticas desenvolvidas na disciplina;

  • efectuar uma aproximação à realidade social, de modo a dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam, no futuro, proceder ao seu aprofundamento e aplicação no âmbito, quer de carreiras de investigação, quer de carreiras profissionais em organizações.

Resultados de aprendizagem e competências


  • desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas accionando os quadros conceptuais da Sociologia das Organizações;

  • desenvolvimento da capacidade de aprendizagem que permitam aos alunos prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;

  • domínio das teorias e das problematizações próprias das temáticas da Sociologia das Organizações;

  • conhecimento dos principais traços estruturantes da sociedade portuguesa contemporânea e da sua inserção no espaço europeu.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Sociologia e organizações: questões iniciais
2. Teorias organizacionais
3. Estruturas organizacionais
4. Poder, liderança e conflito
5. Culturas e identidades
6. Mudança/inovação organizacional e intervenção sociológica nas organizações

Bibliografia Obrigatória

Henry Mintzberg; Estrutura e dinâmica das organizações. ISBN: 972-20-1147-2
Stewart R. Clegg; As^organizações modernas
Stewart R. Clegg; Handbook of organization studies. ISBN: 0-7619-5132-6
Renaud Sainsaulieu; Sociologia da empresa. ISBN: 972-771-370-X
Renaud Sainsaulieu; L.identité au travail
João Abreu de Faria Bilhim; Teoria organizacional. ISBN: 972-8726-62-7
Philippe Bernoux; La^sociologie des organisations. ISBN: 978-2-7578-1223-5
Paul S. Adler; The^Oxford handbook of sociology and organization studies. ISBN: 978-0-19-959381-1
Michel Crozier; L.acteur et le système. ISBN: 2-02-004677-6
Miguel Pina e Cunha; Manual de estudos organizacionais. ISBN: 972-98823-1-2
Geert Hofstede; Culturas e organizações. ISBN: 972-618-160-7
Duarte Pimentel; Sociologia da empresa e das organizações. ISBN: 978-972-592-331-3
Ferreira; José Maria Carvalho et al; Psicossociologia das Organizações, Silabo, 2021
Godwyn, Mary Godwyn e Gitell, Johnson ; Sociology of Organizations, Sage, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilização de métodos expositivos articulados com o recurso a métodos interrogativos, demonstrativos e activos.

 

Aulas teórico-práticas (TP) – aulas expositivas sobre os diferentes pontos do programa, com privilégio para a exposição de conteúdos teóricos. A intervenção expositiva por parte da docente é intercalada quer com práticas interrogativas, que apelam à participação dos alunos, quer com metodologias demonstrativas, privilegiando a demonstração com casos da sociedade portuguesa.

 

Sessões de orientação tutorial (OT) – aulas orientadas por programas de trabalhos conducentes à realização de fichas de trabalho, objecto de avaliação. As sessões de orientação tutorial consistem no apoio e acompanhamento cientifico-pedagógico dos alunos, em pequenos grupos previamente definidos, e na apresentação e discussão oral do trabalho realizado. Os alunos vão sendo avaliados pela qualidade da sua participação e do trabalho realizado, apresentado e defendido nestas sessões.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 53,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída com exame final composta por 2 componentes: i) Trabalho escrito aplicado a uma organização; ii) Exame.

Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante. 

Em nenhuma das provas,  a nota pode ser inferior a 10  valores



A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno. 




Tem ainda direito à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes escritas de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 8 valores. 

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Exame - 70%

  • Trabalho escrito aplicado a uma organização, acompanhado e apresentado em sala de aula - 30%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos das Normas de Avaliação de Conhecimentos,  disponham de um estatuto especial,  ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação de acordo com as Normas de Avaliação da FLUP. 

Para efeitos de melhoria de classificação, devem ser repetidas ambas as componentes. 

Observações

É editado na página da unidade curricular do Sigarra um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade curricular, incluindo nomeadamente as componentes de avaliação, uma bibliografia pormenorizada complementar.



É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da disciplina, os quais o/a conduzirão à sua realização com sucesso.



Vão sendo disponibilizados na página unidade curricular do Sigarra a bibliografia suplementar e materiais de suporte às aulas.
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