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História Contemporânea de Portugal

Código: ARQU033     Sigla: HCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 31 ARQU - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

-Aceder a uma visão diversificada sobre a história portuguesa dos séculos XIX e XX -Contactar fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste período -Incentivar a pesquisa e trabalho individual sobre os temas abordados -Fornecer bibliografia complementar que corresponda aos interesses individuais e profissionais -Fomentar a participação oral, quer pela partilha de interesses individuais quer pelo fornecimento de textos para discussão

Resultados de aprendizagem e competências


-Ter o dominio conceptual das temáticas dos séculos XIX e XX da história portuguesa

-Dominar a terminologia específica do liberalismo, do republicanismo e do fascismo português

-Compreender as fontes de suporte à produço de conhecimento científico na história contemporãnea portuguesa

-Dominar os conteúdos que permitam uma hermeneutica contextualizada das fontes, conforme as épocas

-Distinguir as metodologias e didáticas mais adequadas em função dos período diferenciados da história contemporânea portuguesa

-Permitir análises sincónicas com a história europeia e mundial

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Dominio de conhecimentos estruturantes das épocas anteriores - medieval e moderna

Perceção do que se passa na contemporameidade na Europa e no Mundo

Programa

1. DO AMBIENTE REVOLUCIONÁRIO EUROPEU À REVOLUÇÃO DE 1820
2. O PROCESSO DE INSTAURAÇÃO DO LIBERALISMO EM PORTUGAL
3. O TEMPO DA REGENERAÇÃO
4. O FIM DO SEC XIX: MONARQUIA E REPUBLICANISMO
5. A REPÚBLICA: GENEROSIDADE, UTOPIA E REALIDADE
6. VIAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESTADO NOVO
7. PENSAR O FOMENTO NUM CONTEXTO DE ESTADO NOVO 8. DA GUERRA COLONIAL AO MARCELISMO
9. REVOLUÇÃO E RENOVAÇÃO: CONDICIONANTES E REFORMAS

Bibliografia Obrigatória

BRITO, J.M. Brandão; ROSAS, Fernando ; Dicionário de História do Estado Novo, Bertrand, 1996. ISBN: ISBN: 972-42-1404-4; 1456-7
MATTOSO, José (dir);;; História de Portugal, Circulo de Leitores, 1993-1994. ISBN: 972-42-0752-8 (Vol. 5, 6, 7 e 8)
SERRÃO, Joel (dir.);; Dicionário de História de Portugal, Iniciativas Editoriais, 1975. ISBN: Não tem
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coord.);; Dicionário de História de Portugal, Figueirinhas, 1999-2000. ISBN: 972-661-160-1; 159-8; 165-2; 167-9 ( Vol. VII – Suplemento A/E; VIII – F/O; e IX – P/Z)
MARQUES, A.H. Oliveira (coord.);; Nova História de Portugal, Presença, 1992-2002. ISBN: 972-23-2922-7 (Vol. IX, X, XI e XII)
SERRÃO, Joel (dir.);; Dicionário de História de Portugal, Iniciativas Editoriais, 1975. ISBN: Não tem
António Reis (dir); Portugal Contemporâneo , Alfa, 1990. ISBN: Não tem (6volumes)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e de orientação tutorial onde haverá lugar para exposições sobre as diversas temáticas; participação em debates; análise de trabalhos; conferências livres visionamento de documentários.

Software

Power Point

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final sem consulta.
Exame (70%); Trabalho (30%).

Melhoria: Exame (100%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

 

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor

Melhoria de classificação


Melhoria: Exame (100%)

Observações

Opção por Modalidade de Avaliação

 A avaliação de uma unidade curricular pode assumir uma de três formas: a. Distribuída sem exame final; b. Distribuída com exame final; c. Excecionalmente, apenas por exame final. (Artº 9º do Regulamento de Avaliação em vigor)

1.      Distribuída sem exame final: realização de dois trabalhos – um a apresentar até 20 de novembro e outro até 20 de dezembro de 2021.

a.       O primeiro assumirá a forma de uma recensão de uma obra, biografia de um autor, análise de um filme relacionado com o conteúdo da UC, … ou outro tema a combinar com o docente . Será individual e terá uma dimensão próxima das 10 páginas. Critérios: conteúdo cientificamente correto; justificação da escolha; relevância para a cultura contemporânea. Entregue ou suporte papel ou via digital até 20 de novembro. Valerá 40% da classificação final.

b.       O segundo pode ser realizado por dois estudantes (no máximo), sobre um tema acordado com o docente. Terá uma dimensão próxima das 20 páginas. Poderá ser apresentado à turma e/ou ao docente, em data a acordar (dentro do tempo letivo da UC ou no período relativo aos exames da época normal). No caso de não querer(em) apresentar, o docente pode considerar necessário a realização de uma apresentação específica ou uma conversa oral com o(s) autor(es). Critérios: conteúdo cientificamente correto; justificação da escolha; relevância para a história contemporânea, rigor metodológico. Entregue em suporte papel ou via digital até 20 de dezembro. Valerá 60% da classificação final.

Nota: As opções por trabalho com indicação do tema e dos autores deve ser realizada por email até 6 de outubro.

2.     Exame final presencial: no caso desta opção, haverá um exame escrito, composto por 4 questões para responderem a três. Critérios: conteúdo cientificamente correto, evidências de leituras diversificadas, linguagem rigorosa. Valerá 100% da classificação final

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