Fonologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MLIN |
11 |
MLIN - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
1. Aprofundar os conhecimentos dos estudantes nas suas capacidades de análise e descrição fonológica das línguas numa perspetiva comparada e tipológica e de acordo com diversos enquadramentos teóricos disponíveis.
2 . Desenvolver nos estudantes a capacidade de avaliar criticamente as descrições fonológicas do português disponíveis.
3. Treinar as capacidades de relacionamento da descrição fonológica com a descrição de outros módulos da gramática.
4 . Estabelecer cruzamentos da fonologia com outras áreas do conhecimento.
5. Tornar as capacidades de análise fonológica dos estudantes mais independentes da descrição fonológica de uma só língua em concreto.
6. Familiarizar os estudantes com diversas abordagens teóricas e metodológicas, quer no campo mais restrito da fonologia, quer na inter-relação desta disciplina com outras áreas epistemológicas.
7. Desenvolver as capacidades dos estudantes para realizarem trabalho independente, a nível avançado, na descrição fonológica de línguas como o português ou outras línguas tipologicamente aparentadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Incrementar a capacidade de investigação autónoma dos estudantes nas áreas centrais desta unidade curricular.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos avançados de teoria fonológica geral e história da fonologia.
Programa
1 - A FONOLOGIA COMO UM MÓDULO DA GRAMÁTICA.
1.1 - O lugar da fonologia como um domínio autónomo da gramática.
1.2 - Algumas interfaces em fonologia:
1.2.1 - Fonologia e Fonética
1.2.2 - Fonologia e Morfologia
1.2.3 - Fonologia e Sintaxe
1.3 - Fenómenos e processos fonológicos à luz da explicação "modular" ou "integrada" da fonologia:
1.3.1 - Acento
1.3.2 - Tom
1.3.3 - Entoação
1.3.4 - Unidades prosódicas superiores à sílaba
1.3.5 - Harmonização
1.3.6 - Sândi interno e externo
1.4 - Especificação fonológica, representações lexicais e níveis derivacionais. Processos lexicais e pós-lexicais.
1.5 - Interpretação fonológica de alguns processos morfossintáticos.
1.5.1 - Flexão nominal e verbal.
1.5.2 - Composição morfossintática.
2 - A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO PROCESSAMENTO E DA AQUISIÇÃO PARA A DESCRIÇÃO FONOLÓGICA
3 - FONOLOGIA DO PORTUGUÊS
3.1 - Inventário segmental do português europeu contemporâneo. Casos particulares.
3.2 - Estruturas silábicas.
3.3. - Acento lexical.
4 - TIPOLOGIA FONOLÓGICA
4.1 - Classificação genética vs. Classifiação tipológica das línguas.
4.2 - Tipologia linguística e tipologia fonológica.
4.3 - Tipologia e universais. Tipologia e parametrização.
4.4 - Questões de tipologia fonológica:
4.4.1 - Dimensão e organização interna dos inventários segmentais.
4.4.2 - Propriedades autossegmentais.
4.4.3 - Universais silábicos.
4.4.4 - Marcação e universalidade de segmentos e propriedades subsegmentais.
4.4.5 - Tipologia acentual das línguas do mundo.
Bibliografia Obrigatória
Joaquim Brandão de Carvalho;
Comprendre la phonologie. ISBN: 978-2-13-056236-8
Maria Helena Mira Mateus;
Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-5
W. Leo Wetzels;
The^handbook of portuguese linguistics. ISBN: 978-1-118-79195-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas teóricas e seminários
2. Sessões de apresentação e discussão de trabalhos
3. Sessões de discussão de artigos científicos
4. Aulas de resolução de exercícios práticos
5. Conferências proferidas por especialistas convidadosTipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
72,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Número de faltas às aulas e seminários não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
N.A.
Trabalho de estágio/projeto
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N.A.
Melhoria de classificação
Apenas o trabalho escrito é passível de melhoria de avaliação.
Observações
N.A.