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Fonologia II

Código: MLIN09     Sigla: F_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 11 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

1. Aprofundar os conhecimentos dos estudantes nas suas capacidades de análise e descrição fonológica das línguas numa perspetiva comparada e tipológica e de acordo com diversos enquadramentos teóricos disponíveis.
2 . Desenvolver nos estudantes a capacidade de avaliar criticamente as descrições fonológicas do português disponíveis. 
3. Treinar as capacidades de relacionamento da descrição fonológica com a descrição de outros módulos da gramática.
4 . Estabelecer cruzamentos da fonologia com outras áreas do conhecimento.
5. Tornar as capacidades de análise fonológica dos estudantes mais independentes da descrição fonológica de uma só língua em concreto.
6. Familiarizar os estudantes com diversas abordagens teóricas e metodológicas, quer no campo mais restrito da fonologia, quer na inter-relação desta disciplina com outras áreas epistemológicas.
7. Desenvolver as capacidades dos estudantes para realizarem trabalho independente, a nível avançado, na descrição fonológica de línguas como o português ou outras línguas tipologicamente aparentadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Incrementar a capacidade de investigação autónoma dos estudantes nas áreas centrais desta unidade curricular.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Conhecimentos avançados de teoria fonológica geral e história da fonologia.

Programa

1 - A FONOLOGIA COMO UM MÓDULO DA GRAMÁTICA.
1.1 - O lugar da fonologia como um domínio autónomo da gramática.
1.2 - Algumas interfaces em fonologia:
1.2.1 - Fonologia e Fonética
1.2.2 - Fonologia e Morfologia
1.2.3 - Fonologia e Sintaxe
1.3 - Fenómenos e processos fonológicos à luz da explicação "modular" ou "integrada" da fonologia:
1.3.1 - Acento
1.3.2 - Tom
1.3.3 - Entoação
1.3.4 - Unidades prosódicas superiores à sílaba
1.3.5 - Harmonização
1.3.6 - Sândi interno e externo
1.4 - Especificação fonológica, representações lexicais e níveis derivacionais. Processos lexicais e pós-lexicais.
1.5 - Interpretação fonológica de alguns processos morfossintáticos.
1.5.1 - Flexão nominal e verbal.
1.5.2 - Composição morfossintática.
2 - A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO PROCESSAMENTO E DA AQUISIÇÃO PARA A DESCRIÇÃO FONOLÓGICA
3 - FONOLOGIA DO PORTUGUÊS
3.1 - Inventário segmental do português europeu contemporâneo. Casos particulares.
3.2 - Estruturas silábicas.
3.3. - Acento lexical. 
4 - TIPOLOGIA FONOLÓGICA
4.1 - Classificação genética vs. Classifiação tipológica das línguas.
4.2 - Tipologia linguística e tipologia fonológica.
4.3 - Tipologia e universais. Tipologia e parametrização.
4.4 - Questões de tipologia fonológica:
4.4.1 - Dimensão e organização interna dos inventários segmentais.
4.4.2 - Propriedades autossegmentais.
4.4.3 - Universais silábicos.
4.4.4 - Marcação e universalidade de segmentos e propriedades subsegmentais.
4.4.5 - Tipologia acentual das línguas do mundo.

Bibliografia Obrigatória

Joaquim Brandão de Carvalho; Comprendre la phonologie. ISBN: 978-2-13-056236-8
Maria Helena Mira Mateus; Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-5
W. Leo Wetzels; The^handbook of portuguese linguistics. ISBN: 978-1-118-79195-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas teóricas e seminários
2. Sessões de apresentação e discussão de trabalhos
3. Sessões de discussão de artigos científicos
4. Aulas de resolução de exercícios práticos
5. Conferências proferidas por especialistas convidados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e seminários não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Trabalho de estágio/projeto

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N.A.

Melhoria de classificação

Apenas o trabalho escrito é passível de melhoria de avaliação.

Observações

N.A.
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