Código: | MLIN08 | Sigla: | AD_CP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Linguística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MLIN | 8 | MLIN - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto | 2,00 |
Compreender os discursos como um vestígio das interrelações entre língua e contexto.
Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas
Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Real e de construção do Outro;
2. Revelar conhecimentos no campo das diferentes teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;
3. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso;
4. Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
5. Exercitar competências de análise de mecanismos linguístico-discursivos em diferentes modos de texto: textos orais, escritos e multimodais;
6. Aplicar metodologias e técnicas de análise a textos de diferentes tipos e géneros;
7. Exercitar competências de produção em diferentes tipos e géneros;
8. Dominar técnicas de descrição linguística rigorosa.
1. Análise de discurso: perspetivação histórica
2. Correntes de Análise dentro da Análise do Discurso
3. Linguagem e discurso
Discurso e contexto
Discurso; interdiscursividade e intertextualidade
Discurso e interatividade
Discurso e subjetividade
Discurso e argumentatividade
4. Modos do discurso: discurso oral; discurso escrito; discurso multimodal
5. Tipos de discurso e géneros de texto.
6. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso.
O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas faz-se a exposição teórica dos conteúdos e nas sessões teórico-práticas, promove-se a análise de discursos autênticos. Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.
A modalidade de avaliação consiste na avaliação distribuída sem exame final. A classificação final corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes do trabalho prático e do teste, com ponderações de 40%/60%.
Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.
O trabalho de investigação baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise linguístico-pragmática de discursos reais. As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se nas metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos discursos, tanto interacionais orais como escritos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 34,00 |
Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Nota positiva no teste e no trabalho prático.
Teste: 50%
Trabalho: 50%
Não aplicável.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
A componente "teste de avaliação" prevê possibilidade de melhoria.
Língua de ensino: Português