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Análise do Discurso: Correntes e Perspetivas

Código: MLIN08     Sigla: AD_CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 8 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Compreender os discursos como um vestígio das interrelações entre língua e contexto.

Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas

Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Real e de construção do Outro;

2. Revelar conhecimentos no campo das diferentes teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;

3. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso;

4. Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;

5. Exercitar competências de análise de mecanismos linguístico-discursivos em diferentes modos de texto: textos orais, escritos e multimodais;

6. Aplicar metodologias e técnicas de análise a textos de diferentes tipos e géneros;

7. Exercitar competências de produção em diferentes tipos e géneros;

8. Dominar técnicas de descrição linguística rigorosa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Análise de discurso: perspetivação histórica

2. Correntes de Análise dentro da Análise do Discurso

3. Linguagem e discurso
Discurso e contexto
Discurso; interdiscursividade e intertextualidade
Discurso e interatividade
Discurso e subjetividade
Discurso e argumentatividade

4. Modos do discurso: discurso oral; discurso escrito; discurso multimodal

 
5. Tipos de discurso e géneros de texto.

6. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso.

 

Bibliografia Obrigatória

ADAM, Jean-Michel; Éléments de linguistique textuelle, Mardaga, 1990
ADAM, Jean-Michel; Les Textes: types et prototypes – récit, description, argumentation, explication et dialogue, Mardaga, 1992
Adam, J.-M. ; En finir avec les types de textes, EUS, 2001
ALMEIDA, C.A; A Construção da Ordem Interaccional na Rádio, Afrontamento, 2013
CHARAUDEAU, P. et MAINGUENEAU, D. ; Dictionnaire d’Analyse du Discours, 2002
FONSECA, J.; Linguística e Texto/Discurso, ICALP, 1992
FONSECA, J; Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do Português, Porto Editora, 1993
FONSECA, J.; PINTO, A. G., e outros; A Organização e o Funcionamento dos Discursos - Estudos sobre o Português, Porto Editora, 1998
KERBRAT-ORECCHIONI, C.; Análise da Conversação: princípios e métodos, Parábola/Coleção Na Ponta da Língua, 2006
Kerbrat-Orecchioni, C. ; L’Énonciation de la subjectivité dans de langage, Armand Colin, 1980
PINTO, A. G; Publicidade: um discurso de sedução. , Porto Editora, 1997
Wodak, R. ; Methods of Critical Discourse Analysis, Sage, 2001

Observações Bibliográficas

Referências bibliográficas complementares serão fornecidas durante as aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas faz-se a exposição teórica dos conteúdos e nas sessões teórico-práticas, promove-se a análise de discursos autênticos. Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.

A modalidade de avaliação consiste na avaliação distribuída sem exame final. A classificação final corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes do trabalho prático e do teste, com ponderações de 40%/60%.

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

O trabalho de investigação baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise linguístico-pragmática de discursos reais. As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se nas metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos discursos, tanto interacionais orais como escritos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 34,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste e no trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 50%
Trabalho: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP. 

A componente "teste de avaliação" prevê possibilidade de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português

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