Código: | MLIN05 | Sigla: | TSI_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Linguística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MLIN | 15 | MLIN - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Maria Barros de Brito | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Ana Maria Barros de Brito | 2,00 |
1. Rever conceitos básicos em Sintaxe; 2. Repensar a relação Léxico –Sintaxe na perspetiva de desenvolvimentos recentes na Gramática Generativa; 3. Saber como analisar alguns aspetos da estrutura da frase simples e complexa em Português e noutras línguas; 4. Saber como analisar construções que envolvem redução ou alteração da posição de certos argumentos verbais e perceber a motivação dos movimentos; 5. Desenvolver métodos de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir dos dados linguísticos.
No final da unidade curricular os estudantes deverão: 1. Conhecer conceitos básicos em Sintaxe; 2. Saber como analisar alguns aspetos da estrutura da frase simples e da frase complexa em Português numa perspetiva de Sintaxe Comparada; 3. Saber como analisar construções que envolvem redução ou alteração da posição de certos argumentos verbais; 4. Desenvolver métodos de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir dos dados linguísticos.
1.1. Classes de palavras e ordem linear
1.2. Funções sintáticas: as principais funções sintáticas em Português e suas propriedades
1.3. Estrutura de constituintes e categorias sintáticas
1.4. Estrutura argumental de algumas subclasses de verbos em Português
2.1. Verbos inacusativos e construções inacusativas
2.2. Frases passivas perifrásticas
2.3. A alternância causativa / anticausativa.
3.1. Da Frase a STempo: o movimento do V
3.2. A posição dos advérbios como often em Inglês e souvent em Francês
3.3. Flutuação versus não flutuação do Q tous / todos / all
4. Alguns aspetos da periferia esquerda da frase a partir das interrogativas parciais
Aulas teórico-práticas
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho de investigação | 74,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% de aulas.
Elaboração de um teste- 50% Relatório de leitura ou trabalho de investigação-50%
Em caso de resultado negativo no teste será dada a oportunidade de recurso.
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor.
Não se aplica.