Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MLIN04

Temas de Semântica I

Código: MLIN04     Sigla: TS_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 8 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Fátima Favarrica Pimenta de Oliveira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Fátima Favarrica Pimenta de Oliveira 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Aquisição de um conjunto de conhecimentos sobre semântica das línguas naturais e sobre o Português em particular, que permita aos estudantes aplicá-los em domínios relativamente aos quais o conhecimento linguístico é determinante;
2. Reforçar e desenvolver aspetos da reflexão semântica sobre as línguas naturais, levando os estudantes a reconhecer e identificar diferentes tipos de problemas linguísticos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ter adquirido:
 1.Domínio dos conhecimentos fundamentais sobre os tópicos abordados no programa, em particular sobre a semântica de nomes, quantificação, tempo, aspeto e modalidade;
2. Capacidade de desenvolver métodos semânticos de análise e capacidade de avaliar, tanto quanto possível, algumas alternativas teóricas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Questões Gerais sobre Semântica 

1.O lugar da Semântica na Linguística: domínio empírico da semântica
2.Objetivos e restrições de uma teoria semântica
3. Noções gerais
3.1. Enunciado, frase e proposição
3.2. Mecanismos de inferência
3.3. Sentido e referência
3.4. Predicados e expressões referenciais 

II Da Semântica da palavra à Semântica da frase 

1. Sobre a semântica dos nomes
1.1. Nomes próprios e nomes comuns
1.2. Classificação semântica dos nomes comuns
1.3. Quantificação: contagem e medição
1.4. Quantificadores e quantificação
1.5. Aspetos semânticos dos definidos
1.6. Semântica dos Indefinidos
1.7. Algumas questões sobre o plural

2. Sobre situações
2.1. Classificação de situações
2.2. Predicados, predicação e tipos de situação
2.3. Aspeto e Tempo

3. Modalidade
3.1. Tipos de Modalidade
3.2. Verbos modais

Bibliografia Obrigatória

CHIERCHIA, G. & S. McCONNELL-GINET; Meaning and Grammar: an Introduction to Semantics, 1ª ed., Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1990
CRUSE, A., ; , Meaning in Language. An Introduction to Semantics and Pragmatics, Oxford: Oxford University Press, 2000
Cunha, L.F. ; "Aspeto". In. Raposo, E.P: et al (eds) Gramática do Português, cap.17., Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
De SWART, H., ; Introduction to Natural Language Semantics, Standford, CSLI Publications., 1998
Duarte, I. e F. Oliveira, ; “Referência Nominal” in Mateus, M. H. et al. Gramática da Língua Portuguesa, pp. 205-242., Editorial Caminho, 2006
OLIVEIRA, F. ; "Alguns Caminhos da Semântica" in Fiéis, A. e M.A. Coutinho (eds.) Textos Seleccionados do XXIV Encontro da APL, pp. 23-41., Lisboa, Colibri, 2009
OLIVEIRA, F., ; “Semântica” in Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte e C. Gouveia (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, pp 333-377, Lisboa: Caminho, série Linguística, 1996
Oliveira, Fátima ; “Tempo verbal’ in Paiva Raposo, E. et al. (orgs.) Gramática do Português, pp. 509-556., Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
Oliveira, Fátima e Amália Mendes ; “Modalidade” in Paiva Raposo, E. et al. (orgs.) Gramática do Português, pp. 623-672., Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
SAEED, J. I.; Semantics, Oxford: Blackwell, 1997/2000
VENDLER, Z; “Verbs and Times”. Linguistics and Philosophy, pp. 97-121., Cornell Univ. Press, Nova Iorque, 1967

Bibliografia Complementar

Binnick, R. (ed.) ; The Oxford Handbook of Tense and Aspect, Oxford: Oxford Univ.Press. , 2012
Zimmermann, T. E. & Sternefeld, W.; Introduction to Semantics. An Essential Guide to the Composition of Meaning., De Gruyter, 2013

Observações Bibliográficas

Serão fornecidas informações complementares sobre a bibliografia recomendada.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Exposição teórica dos conteúdos programáticos, com o apoio de guiões.
2. Exercícios de aplicação.
3. Discussão dos temas em aula, envolvendo os estudantes no debate.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

1º teste: 40%
2º teste: 40%.

 Relatório de leitura: 20%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Apenas as provas escritas são passíveis de melhoria de avaliação.
Recomendar Página Voltar ao Topo