Código: | MLIN03 | Sigla: | LH |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Linguística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MLIN | 9 | MLIN - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield | 2,00 |
O objetivo deste seminário é de que os estudantes possam:
- Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica;
- Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.
- Aplicar, sempre que possível, as teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos de evolução histórica de diversas línguas.
Capacidade para aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica.
Capacidade para explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.
Capacidade para aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos específicos de evolução linguística, nomeadamente à evolução histórica da língua portuguesa
1.O objeto da linguística histórica. 1.1 Descoberta de estratégias para superar o problema metodológico sempre presente no estudo de sincronias do passado – a escassez dos dados. 1.2 A impossibilidade do observador de estados de língua mais ou menos remotos recorrer à ‘competência dos falantes’ ou à sua própria competência.1.3 As fontes para o conhecimento do passado linguístico. A crítica do testemunho. 1.3.1 Tipologia e transmissão. Análise linguística das fontes escritas. Testemunho único e testemunhos múltiplos.
2.Incidência, alcance e limites das diversas correntes da linguística no estudo da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. 2.1 Da linguística comparativa e histórica à dialetologia. Conexões entre dialetologia e história da língua. 2.2 A perspetiva estruturalista. 2.3 O modelo generativista relativamente à variação e mudança linguísticas. 2.4 A renovação proposta pela Sociolinguística: a Sociolinguística histórica. 2.5 A teoria dos parâmetros. 2.6 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica. 2.7 A possibilidade de integração das perspetivas sincrónica e diacrónica. 2.7.1 O conceito de ‘gramaticalização’ em linguística histórica – explicitude e adequação de diferentes propostas que partem da utilização deste conceito. 2.7.2 O modelo das ‘tradições discursivas’
3. Observação de fenómenos de evolução linguística. 3.1 Mudanças efetivadas e mudanças em curso. 3.2-Alterações de uso de certos morfemas - evoluções em curso. 3.3 Dimensões centrais de ordem composicional do discurso. 3.3.1. A ordem das palavras na frase e a interpretação. 3.4 A correlação de morfemas. 3.5 Os contrastivos na história do português: sistema e formas em vias de gramaticalização. 3.5.1. Aspetos da realização linguística do discurso justificativo.
4. Evolução linguística e reformas ortográficas.
Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia.
Análise de textos; análise de temas, de artigos; elaboração e apresentação de trabalhos; desenvolvimento da capacidade de leitura e de escrita científica.
Trabalho autónomo dos alunos: análise de textos, preparação de textos de apresentação de temas, elaboração de relatórios.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 32,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 100,00 |
Total: | 162,00 |