Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MLIN03

Linguagem e História

Código: MLIN03     Sigla: LH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 9 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo deste seminário é de que os estudantes possam:
- Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica;

- Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.

- Aplicar, sempre que possível, as teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos de evolução histórica de diversas línguas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para  aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica.

Capacidade para explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.

Capacidade para aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos específicos de evolução linguística, nomeadamente à evolução histórica da língua portuguesa

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.O objeto da linguística histórica. 1.1 Descoberta de estratégias para superar o problema metodológico sempre presente no estudo de sincronias do passado – a escassez dos dados. 1.2 A impossibilidade do observador de estados de língua mais ou menos remotos recorrer à ‘competência dos falantes’ ou à sua própria competência.1.3 As fontes para o conhecimento do passado linguístico. A crítica do testemunho. 1.3.1 Tipologia e transmissão. Análise linguística das fontes escritas. Testemunho único e testemunhos múltiplos.

2.Incidência, alcance e limites das diversas correntes da linguística no estudo da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. 2.1 Da linguística comparativa e histórica à dialetologia. Conexões entre dialetologia e história da língua. 2.2 A perspetiva estruturalista. 2.3 O modelo generativista relativamente à variação e mudança linguísticas. 2.4 A renovação proposta pela Sociolinguística: a Sociolinguística histórica. 2.5 A teoria dos parâmetros. 2.6 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica. 2.7 A possibilidade de integração das perspetivas sincrónica e diacrónica. 2.7.1 O conceito de ‘gramaticalização’ em linguística histórica – explicitude e adequação de diferentes propostas que partem da utilização deste conceito. 2.7.2 O modelo das ‘tradições discursivas’

3. Observação de fenómenos de evolução linguística. 3.1 Mudanças efetivadas e mudanças em curso. 3.2-Alterações de uso de certos morfemas - evoluções em curso. 3.3 Dimensões centrais de ordem composicional do discurso. 3.3.1. A ordem das palavras na frase e a interpretação. 3.4 A correlação de morfemas. 3.5 Os contrastivos na história do português: sistema e formas em vias de gramaticalização. 3.5.1. Aspetos da realização linguística do discurso justificativo.

4. Evolução linguística e reformas ortográficas.

Bibliografia Obrigatória

Barros, C.; Versões Portuguesas da Legislação de Afonso X, UPorto Editorial, 2010. ISBN: 978-989-8265-19-7
Labov, William; Principles of linguistic change. ISBN: 0-631-17914-3 vol.1
Labov, W.; Principles of Linguistic Change. Social Factors, Oxford: Blackwell, , 2001
Martins, Ana Maria; From unity to diversity in Romance syntax. Portuguese and Spanish.Aspects of Multilingualism in European Language History, ed. Kurt Braunmüller et alii; John Benjamins: Amsterdam & Philadelphia, 2003
Castro, Ivo; Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri, 2006. ISBN: ISBN: 972-772-676-3
Lightfoot, David; How new languages emerge, Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2006
Lightfoot, David; The development of language: Acquisition, change and evolution, Oxford: Blackwell, 1999
Hock, Hans e Brian D. Joseph; Language History, Language Change and Language Relationship: An Introduction to Historical and Comparative Linguistics, Berlin & New York: Mouton de Gruyter, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia.

Análise de textos; análise de temas, de artigos; elaboração e apresentação de trabalhos; desenvolvimento da capacidade de leitura e de escrita científica.

Trabalho autónomo dos alunos: análise de textos, preparação de textos de apresentação de temas, elaboração de relatórios.

 

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística histórica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor na Flup.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação da participação nas sessões e da apresentação do trabalho de seminário 10%. Avaliação do trabalho de seminário 90%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.
Recomendar Página Voltar ao Topo