Código: | MLIN02 | Sigla: | F_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Linguística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MLIN | 10 | MLIN - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso | 2,00 |
1) Familiarizar os estudantes com os principais conceitos e fundamentos da fonologia teórica, das principais mudanças de perspetiva operadas na fonologia moderna e com os principais textos e autores de fonologia teórica e descritiva.
2) Dotar os estudantes dos cohecimentos e procedimentos básicos para efetuarem análise fonológica.
Incremento da autonomia dos estudantes na pesquisa independente nas áreas da fonologia e da morfologia.
Conhecimentos avançados de classificação e descrição articulatória dos fonemas do português; Domínio do Alfabeto Fonético Internacional; Conhecimento elementar das principais técnicas de análise fonológica e morfológica; Conhecimento do lugar da fonologia e da morfologia na gramática da língua; Conhecimento das principais propostas teóricas das correntes dominantes na linguística moderna.
I - O LUGAR DA FONOLOGIA NA DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA. 1.1. Nível fonético vs. Nível fonológico. 1.2. Especificação fonológica - Lexical e pós-lexical; Subespecificação fonológica e sobre-especificação fonética. 1.3. Conceitos e unidades básicas em fonologia: fonema/segmento; Oposição distintiva; Traços distintivos e autossegmentos; Estruturas de superfície e Formas subjacentes; Derivação e regra fonológica; Processos fonológicos lexicais e pós-lexicais. 1.4. As interações da fonologia com a morfologia, a sintaxe, a semântica e a pragmática.
II – REVISÃO DOS PRINCIPAIS MARCOS DA HISTÓRIA DA FONOLOGIA. 2.1. Os paradigmas estruturalistas. 2.2. O modelo SPE. 2.3. Os modelos não-lineares post-SPE. 2.3.1. A fonologia autossegmental. 2.3.2. A fonologia métrica. 2.3.3. A fonologia lexical. 2.3.4. A Geometria de Traços. 2.4. Alguns modelos alternativos. 2.4.1. A fonologia natural. 2.4.2. A fonologia dos elementos. 2.4.3. A fonologia declarativa.
1. Aulas teóricas e seminários
2. Sessões de apresentação e discussão de trabalhos
3. Sessões de discussão de artigos científicos
4. Aulas de resolução de exercícios práticos
5. Conferências proferidas por especialistas convidados
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 15,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Número de faltas às aulas e seminários não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Apenas o trabalho escrito é passível de melhoria de avaliação.
Estudantes não nativos do português poderão trabalhar sobre dados das suas línguas e elaborar os trabalhos escritos em inglês, francês, espanhol ou italiano.