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Fonologia I

Código: MLIN02     Sigla: F_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 10 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1) Familiarizar os estudantes com os principais conceitos e fundamentos da fonologia teórica, das principais mudanças de perspetiva operadas na fonologia moderna e com os principais textos e autores de fonologia teórica e descritiva.

2) Dotar os estudantes dos cohecimentos e procedimentos básicos para efetuarem análise fonológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Incremento da autonomia dos estudantes na pesquisa independente nas áreas da fonologia e da morfologia.

 

 

 

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos avançados de classificação e descrição articulatória dos fonemas do português; Domínio do Alfabeto Fonético Internacional; Conhecimento elementar das principais técnicas de análise fonológica e morfológica; Conhecimento do lugar da fonologia e da morfologia na gramática da língua; Conhecimento das principais propostas teóricas das correntes dominantes na linguística moderna.

Programa

I - O LUGAR DA FONOLOGIA NA DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA. 1.1. Nível fonético vs. Nível fonológico. 1.2. Especificação fonológica - Lexical e pós-lexical; Subespecificação fonológica e sobre-especificação fonética. 1.3. Conceitos e unidades básicas em fonologia: fonema/segmento; Oposição distintiva; Traços distintivos e autossegmentos; Estruturas de superfície e Formas subjacentes; Derivação e regra fonológica; Processos fonológicos lexicais e pós-lexicais. 1.4. As interações da fonologia com a morfologia, a sintaxe, a semântica e a pragmática.
II – REVISÃO DOS PRINCIPAIS MARCOS DA HISTÓRIA DA FONOLOGIA. 2.1. Os paradigmas estruturalistas. 2.2. O modelo SPE. 2.3. Os modelos não-lineares post-SPE. 2.3.1. A fonologia autossegmental. 2.3.2. A fonologia métrica. 2.3.3. A fonologia lexical. 2.3.4. A Geometria de Traços. 2.4. Alguns modelos alternativos. 2.4.1. A fonologia natural. 2.4.2. A fonologia dos elementos. 2.4.3. A fonologia declarativa.

Bibliografia Obrigatória

ROCA, I.; JOHNSON, W.; A Course in Phonology, Blackwell, 1999
ANDERSON, S. R.; Phonology in the twentieth century, The University of Chicago Press, 1985
KAGER, R.; Optimality Theory, Cambridge, 1999
BARBOSA, J. M.; Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português, Almedina, 1994
GOLDSMITH, J. A.; Autosegmental and Metrical Phonology, Blackwell, 1990
CHOMSKY, N.; HALLE, M.; The Sound Pattern of English, Harper & Row, 1968
MATEUS, M. H. M.; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003
BARBOSA, J. M.; Etudes de Phonologie Portugaise, Universidade de Évora, 1983
MATTOSO CÂMARA JR., J.; Estrutura da Língua Portuguesa, Vozes, 1970
MATTOSO CÂMARA JR., J.; Problemas de Lingüística Descritiva, Vozes, 1971
DURAND, J.; Generative and Non-Linear Phonology, Longman, 1990
GOLDSMITH, J. A. (Ed); Phonological Theory. The Essential REadings, Blackwell, 1999
HOGG, R.; MCCULLY, C. B.; Metrical Phonology. A Coursebook, Cambridge, 1987
MATEUS, M. H. M.; A Face Exposta da Língua Portuguesa, INCM, 2002
SPENCER, A.; ZWICKY, A. M. (Eds); The Handbook of Morphology, Blackwell, 1998
GUSSENHOVEN, C.; JACOBS, H.; Understanding Phonology, Arnold, 1998
GOLDSMITH, J. A. (Ed); The Handbook of Phonoloogical Theory, Blackwell, 1995
MATEUS, M. H. M.; D'ANDRADE, E.; The Phonology of Portuguese, Oxford, 2000
Wetzels W. Leo 1951- 340; The^handbook of portuguese linguistics. ISBN: 978-1-118-79195-0
Goldsmith John A. 340; The handbook of phonological theory. ISBN: 0-631-18062-1
GOLDSMITH, John A.; RIGGLE, Jason; YU, Alan C. L.; The Handbook of Phonological Theory. Second Edition, Wiley Blackwell, 2014. ISBN: 978-1-118-79801-0
MARTINS, Ana Maria; CARRILHO, Ernestina; Manual de Linguística Portuguesa, De Gruyter, 2016. ISBN: 9783110368840

Bibliografia Complementar

DINNSEN, D. A. (Ed); Current Approaches to Phonological Theory, Indiana University Press, 1979
KATAMBA, F.; An Introduction to Phonology, Longman, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas teóricas e seminários
2. Sessões de apresentação e discussão de trabalhos
3. Sessões de discussão de artigos científicos
4. Aulas de resolução de exercícios práticos
5. Conferências proferidas por especialistas convidados

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 15,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e seminários não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

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Trabalho de estágio/projeto

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

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Melhoria de classificação

Apenas o trabalho escrito  é passível de melhoria de avaliação.

Observações

Estudantes não nativos do português poderão trabalhar sobre dados das suas línguas e elaborar os trabalhos escritos em inglês, francês, espanhol ou italiano.

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