Temas de Semântica II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MLIN |
5 |
MLIN - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Dar a conhecer novas perspetivas em Semântica, tendo em conta, em especial, os problemas semânticos que colocam e as soluções que advogam;
2. Propor (e levar os estudantes a propor) análises fundamentadas de aspetos da semântica do Português, dando-lhes a conhecer bibliografia fundamental sobre essas matérias;
3. Fomentar a atitude crítica relativamente às propostas teóricas e sobretudo em relação à sua aplicação aos dados linguísticos.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de propor análises fundamentadas de aspetos da semântica do Português (ou outras línguas), articulando propostas teóricas e aplicação aos dados linguísticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Tópicos sobre Quantificação de Situações
1. Frequência, iteração e habitualidade
2. Frases genéricas e tipos de genericidade
II. Tópicos sobre Aspeto
1. Sobre tipologias de situações: problematização
1.1. Algumas tipologias
1.2. Processos culmináveis
1.3. ‘Degree achievements’
1.4. Predicações com verbos de movimento
2. Aspeto e semântica dos nomes
3. Aspeto e semântica das preposições
III. Tópicos sobre Tempo
1. Localização temporal
2. Semântica de alguns tempos verbais
3. Sequência de tempos
4. Tempo e aspeto no texto
IV Tópicos sobre Relações Retóricas
1. Semântica das relações retóricas
2. Relações retóricas em frases e texto
Bibliografia Obrigatória
ASHER, N., & A. LASCARIDES; Logics of Conversation, Cambridge, Cambridge University Press, 2003
CARLSON, G. & F. PELLETIER (orgs); The Generic Book, Chicago, The University of Chicago Press, 1995
CUNHA, L. F; , Semântica das Predicações Estativas. Para uma Caracterização Aspectual dos Estados. Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2004
Cunha, L.F. ; Frequência vs. Habitualidade: Distinções e Convergências. In: Actas del XXXV Simposio Internacional de la Sociedad Española de Lingüistica, 333-357, 2006
KAMP, H. & U. REYLE; From Discourse to Logic: Introduction to Modeltheoretic Semantics of Natural Language, Formal Logic and Representation Theory, Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. , 1993
Kennedy, C. & Levin, B. ; Measure of change: The adjectival core of degree achievements. In: L. McNally & C. Kennedy (eds.) Adjectives and Adverbs: Syntax, Semantics and Discourse.156-182 , Oxford: Oxford University Press., 2008
LEAL, A.; Semântica Aspectual e Nominal. Contributo das expressões nominais para a construção aspectual das frases. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009
Leal, A., Ferreira, I. & Cunha, L.F. ; Algumas reflexões sobre escalaridade e «degree achievements» em Português europeu. Textos Selecionados do XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística., APL, 2011
Leal, A., Oliveira, F. & Silvano, P. ; Path Scales: Directed-Motion Verbs, Prepositions and Telicity in European Portuguese. In: Ayoun, Dalila, Celle, Agnès & Lansari, Laure (Eds.) Tense, Aspect, Modality and Evidentiality: Cross-linguistic perspectives. Series Studies in Languages Companion. , Amsterdam: John Benjamins, 333-354., 2018
Leal, A.; Cunha, L.F; Silva, F. ; Stative and eventive alternations with some spatial verbs. In: Leal, A. (Ed.), Verbs, movement and prepositions. , Porto: FLUP/CLUP, 123-149., 2018
MOENS, M.; Tense, Aspect and temporal Reference, Dissertação de Doutoramento., Universidade de Edimburgo, 1987
OLIVEIRA, F.; “Frases Genéricas: Algumas especificidades do Português” in Seminários de Linguística nº2, Faro: Universidade do Algarve, p. 1-19., 1998
OLIVEIRA, F. & LEAL, A. ; Activities with Culmination. In: A. Simões, A. Barreiro, D. Santos, R. Sousa-Silva, & S. Tagnin, (Eds.) Linguística, Informática e Tradução: Mundos que se Cruzam. , Oslo Studies in Language 7 (1), 457-470., 2015
SILVANO, M.P.; Sobre a Semântica da Sequência de Tempos em Português Europeu. Análise das relações temporais em Frases Complexas com Completivas. Dissertação de Mestrado., Universidade do Minho, 2003
SILVANO, M.P.; Temporal and Rhetorical Relations: the Semantics of Sentences with Adverbial Subordination in European Portuguese, Dissertação de Doutoramento. Universidade do Porto, 2011
VENDLER, Z. ; Verbs and Times. Philosophical Review, 56,143-160., 1957
Bibliografia Complementar
ALVES, A. T. ; Sobre a localização temporal adverbial anafórica em português,Dissertação de Doutoramento, Universidade dos Açores, 2002
BINNICK, R.; Time and the Verb, Oxford, Oxford University Press, 1991
CUNHA, L. F; As Construções com progressivo no português. Uma abordagem Semântica. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 1998
DECLERCK, R.; Tense in English: its Structure and Use in Discourse, Londres e N. Iorque, Routledge., 1991
Ferreira, I. ; Para o estudo semântico dos adjetivos adverbiais temporais e aspetuais do PE. Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, 2013
KRATZER, A.; "Stage-Level and Individual Level Predicates", Carlson, G. & G. Pelletier (orgs) The Generic Book, pp125-175, Chicago, The University of Chicago Press, 1995
MORIMOTO, Y. ; Stative/eventive alternations in Spanish. In: Leal, A. (Ed.), Verbs, movement and prepositions. , Porto: FLUP/CLUP, 45-74., 2018
MÜLLER, A. & F. OLIVEIRA; “Bare Nominals and Number in Brazilian and European Portuguese” in Journal of Portuguese Linguistics, pp. 9-36, 2004
OLIVEIRA, F. ; “Algumas Questões Semânticas acerca da Sequência de Tempos em Português” Revista da Faculdade de Letras. Universidade do Porto. Série Línguas e Literaturas XV, pp.65-82, 1998
OLIVEIRA F. & L. F CUNHA; “Termos de Espécie e tipos de Predicação” in Língua Portuguesa: estruturas, usos e contrastes, pp. 57-78, Porto, CLUP, 2003
SILVA, P. N; O Tempo no Texto. Dissertação de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2005
TENNY, C. ; Aspectual Roles and the Syntax-Semantics Interface, . Dordrecht, Kluwer., 1994
Observações Bibliográficas
Serão dadas indicações sobre capítulos ou páginas a consultar na bibliografia obrigatória. De acordo com os temas dos trabalhos dos estudantes, será disponibilizada informação sobre bibliografia suplementar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Exposição dos conteúdos programáticos, com apoio de guiões.
2. Apresentações de alguns investigadores da área sobre temas da sua investigação enquadrados no programa.
3. Participação dos estudantes nos seminários.
4. Apresentação oral do trabalho de investigação em duas etapas: fase intermédia e final.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
82,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de investigação: 80%
Apresentação oral do trabalho: 20%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Apenas o trabalho escrito é passível de melhoria de avaliação.