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Psicolinguística e Aprendizagem de Línguas

Código: MLIN15     Sigla: PAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 5 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162
MPLE 12 MPLE - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Fátima Favarrica Pimenta de Oliveira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Ângela Patricia Pinto Filipe Lopes 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breves considerações em torno do objecto de estudo da Psicologia, da Psicologia da Linguagem e da Psicolinguística 2. Aquisição e aprendizagem: sua caracterização e leitura em termos de L2 3. Língua segunda ou língua estrangeira? 4. O bilinguismo/plurilinguismo à luz da Psicolinguística. 4.1. O bilinguismo visto num continuum 4.2. Os modelos clássicos de bilinguismo e os modelos de memória no bilingue 4.3. A representação lexical no bilingue 5. As diferentes situações de aquisição de L2 5.1. Os períodos críticos normalmente considerados na aquisição/aprendizagem de L2 e confronto com o que se passa na aquisição de L1. 5.2. Implicações contextuais e fisiológicas dessa aquisição/aprendizagem e do modo como se pode processar 5.3. A língua dominante do bilingue e o que pode representar em termos de articulação e de memória operatória 5.4. A influência da proficiência em L1 sobre a proficiência em L2 5.5. Referência ao atrito em L1 6. O processamento da informação e as diferenças individuais tendo em conta a variável língua estrangeira. 7. Breve referência neuropsicológica à organização cerebral no poliglota

Bibliografia Obrigatória

Odisho, E. Y.; A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation. Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 2, N.º 1, 2007, pp. 3-28., Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007
Albert, M. L.; Obler, L. K. ; The bilingual brain. Neuropsychological and neurolinguistic aspects of bilingualism, Academic Press, 1978
Ellis, R. ; The study of second language acquisition, Oxford University Press, 1994
Köpke, B. –; Neurolinguistic aspects of attrition. Journal of Neurolinguistics, 17, 1, 2004, pp. 3-30, Journal of Neurolinguistics, 2004
Pinto, M. G. L. C.; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia , Porto Editora, 1998
Palij, M.; Aaronson, D. ; The role of language background in cognitive processing. In: Harris, R. J. (ed.) – Cognitive processing in bilinguals, pp. 63-87., North Holland-Elsevier , 1992
Pinto, M. G. L. C.; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1994
Seliger, H. W.; Vago, R. M. (Eds.) – ; First language attrition, Cambridge University Press, 1991
Pinto, M. da G. C. ; Só me faltava a psicolinguística... Da(s) memória(s) no processamento da linguagem: algumas notas sensíveis à aprendizagem. In: Fonseca, F. I.; Duarte, I. M.; Figueiredo, O. (orgs.) – Actas do Colóquio A linguística na formação do professor de português, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2001
Pinto, M. da G. L. C. ; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, coord. por G. M. Rio-Torto, O. M. Figueiredo e Fátima Silva, organizado pela Secção de , Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005
Grosjean, F. ; Another view of bilingualism. In: Harris, R. J. (ed.) – Cognitive processing in bilinguals, pp. 51-62., North Holland-Elsevier, 1992
Pinto, Maria da Graça L. C.; A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso., Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009
Pinto Maria da Graça L. Castro; O plurilinguismo: um trunfo?, 2013 (Revista Letras de Hoje. PUCRS, 2013)
Pinto Maria da Graça L. Castro; Bilinguismo e cognição. Como explicar os desempenhos em tarefas de repetição de dígitos e de frases?, 2013 (In: M. A. Moreira; R. Bizarro; C. Flores (Orgs.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, Lidel, pp.47-68.))

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Fórmula de cálculo da classificação final

Resultado das componentes de avaliação adotadas.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota pode ser feita no exame de recurso à parte da avaliação que os estudantes considerarem mais favorável a uma melhor nota.

Observações

A avaliação é substituída por avaliação distribuída sem exame final, ou seja, será constituída por dois trabalhos.
O primeiro terá o peso de 40%. A segunda avaliação, com o peso de 60%, será realizada, seguindo o modelo da primeira, na última aula do semestre.
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