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Questões de Linguística do Texto e do Discurso

Código: MLIN14     Sigla: QLTD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 8 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Henriques da Silva Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria de Fátima Henriques da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Aprofundar os conhecimentos sobre temas centrais da linguística textual. 2. Familiarizar o aluno com técnicas diversificadas de análise textual. 3. Fomentar a atitude crítica. 4. Desenvolver os princípios e técnicas de redação de um artigo científico. 5. Desenvolver técnicas de apresentação oral de um trabalho de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz: 1. Discutir o conceito de texto. 2. Descrever a organização textual. 3. Determinar os principais recursos dessa organização e a sua função na construção dos sentidos. 4. Distinguir e utilizar diferentes práticas metodológicas de análise textual. 5. Demonstrar uma atitude crítica. 6. Aplicar princípios e técnicas de redação de um artigo científico. 7. Utilizar técnicas adequadas de apresentação oral de um trabalho de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Problematização dos conceitos de texto e de discurso.
2. Mecanismos e estratégias de processamento textual.
3. Modelos de estruturação textual.
4. O modelo de análise proposto pelo interacionismo sociodiscursivo:
4.1. modelo de ação da linguagem;
4.2. arquitetura textual.
5. Os géneros textuais em diferentes propostas teóricas. 
6. Marcadores discursivos:
6.1. Tipologias;
6.2. Funções;
6.3.  Análise de marcadores discursivos em corpora orais e escritos.

Bibliografia Obrigatória

Ablali, D.; Achard-Bayle, G.; Reboul-Toure, S.; Temmar, M.; Texte Et Discours En Confrontation Dans l'Espace Europeen, Peter Lang AG, 2018. ISBN: 978-3034326438
Adam, J-M. ; La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours, Armand Colin, 2005
Adam, J-M. (coord.).; Faire Texte. Frontières Textuelles et Opérations de Textualisation, Presses Universitaires de Franche-Comté, 2015
Bronckart, J-P. ; Activités langagières, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif, Delachaux et Niestlé, 1997
Charaudeau, D. & Maingueneau, D. ; Dictionnaire d’analyse du discours, Seuil, 2002
Coutinho, M.A. ; Texto(s) e competência textual, FGC-FCT, 2003
Coutinho, A.; Texto e[m] Linguística, Colibri, 2019. ISBN: 978-989-689-917-2
Halliday, M.A.K. & Hasan, R.; Language, context and text: Aspects of language in a social‐semiotic perspective, Oxford University Press , 1989
Koch, I. V.; A coesão textual, Contexto, 2004
Koch, I. V. & Travaglia, L. C.; A coerência textual, Contexto, 1990
Koch, I. V. ; Bentes, A.C. & Cavalcante, M. M.; Intertextualidade:diálogos possíveis, Cortez, 2007
Lopes, C.M. & Carapinha, C. ; Texto, coesão e coerência, Almedina/Celga, 2013
Marcuschi, L.A. ; Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão, Parábola, 2008
Miranda, F. ; Textos e géneros em diálogo. Uma abordagem linguística da intertextualização, FGC-FCT, 2010
Schiffrin, D. ; Approaches to discourse, Blackwell, 2007

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será fornecida ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos. Exercícios de aplicação. Apresentação e discussão de um artigo científico a partir de uma lista de referências fornecida pela docente.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a frequência de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final numa escala de 0 a 20 valores, distribuídos da seguinte forma: 70% para trabalho de seminário; 20% para apresentação oral do trabalho de seminário; 10% para a participação nas atividades desenvolvidas nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

Estudantes não nativos de português podem apresentar o trabalho em inglês, espanhol ou francês, e podem trabalhar com dados das suas línguas maternas.
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