Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MLIN12

História das Ideias Gramaticais

Código: MLIN12     Sigla: HIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Linguística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MLIN 1 MLIN - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rogélio José Ponce de León Romeo Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Rogélio José Ponce de León Romeo 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo principal do seminário é facultar aos estudantes fundamentos teóricos e metodológicos basilares para o estudo, numa perspectiva histórica, dos textos metagramaticais – com especial atenção à gramaticografia da língua portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII –.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes, ao concluir o seminário, serão capazes de: 1) distinguir e compreender as diferentes abordagens metodológicas que fundamentam os trabalhos de investigação enquadrados na historiografia gramatical; 2) analisar e interpretar devidamente os textos metagramaticais – nomeadamente os integrados na tradição gramatical do Português ou aqueles cuja importância foi crucial para o desenvolvimento de tendências linguísticas em Portugal -, valorizando de forma adequada o contexto histórico e socio-educativo em que as gramáticas se redigem e se publicam; 3) levar a cabo, tomando como referência os aspectos abordados nos dois pontos anteriores, trabalhos de investigação na área da historiografia gramatical.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. Esclarecimento de conceitos: história da linguística, historiografia linguística, historiografia gramatical, 2. Abordagens metodológicas e motivações subjacentes na investigação em historiografia gramatical. 3. A natureza do objecto de investigação: o texto metagramatical, o texto paragramatical, textos marginais. 4. Modelos epistemológicos na periodização da história da gramática: o contexto português.

Bibliografia Obrigatória

AUROUX, Sylvain; La révolution technologique de la grammatisation, Liège: Mardaga, 1995. ISBN: 978-2870095652
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão; Babel ou a ruptura do signo. A gramática e os gramáticos portugueses do Século XVI, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão; Historiografia da língua portuguesa. Século XVI, Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984
KOERNER, E. F. K; Toward a Historiography of Linguistics: Selected essays, Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, 1978. ISBN: 978-9027209603
KOERNER, E. F. K; Practicing Linguistic Historiography: Selected essays, Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, 1989. ISBN: 9027245339
KOERNER, E. F. K; Linguistic Historiography: Projects & prospects, Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, 1999. ISBN: 9027245800
KOERNER, E. F. K; “La Historiografía de la Lingüística. Pasado, presente, futuro”, in Josefa Dorta et al. (eds.), Historiografía de la lingüística en el ámbito hispánico. Fundamentos epistemológicos y metodológicos, Madrid: Arcol/Libros, 2007, pp. 15-56. ISBN: 9788476356982
LAW, Vivian; The history of Linguistics in Europe. From Plato to 1600, Cambridge: Cambridge University Press, 2003. ISBN: 0521565324
PADLEY, George Arthur; Grammatical Theory in Western Europe 1500-1700. The Latin Tradition, Cambridge: Cambridge University Press, 1976. ISBN: 0521210798
PADLEY, George Arthur; Grammatical Theory in Western Europe 1500-1700. Trends in Vernacular Grammar I, Cambridge: Cambridge University Press, 1985. ISBN: 0521223075
PADLEY, George Arthur; Grammatical Theory in Western Europe 1500-1700. Trends in Vernacular Grammar II, Cambridge: Cambridge University Press, 1988
SCHÄFER-PRIESS, Barbara; Die portugiesische Grammatikschreibung von 1540 bis 1822. Entstehungsbedingungen und Kategorisierungsverfahren vor dem Hintergrund der lateinischen, spanischen und französischen Tradition, Tübingen: Max Niemeyer, 2000. ISBN: 348452300X
SWIGGERS, Pierre; Histoire de la pensée linguistique. Analyse du langage e réflexion linguistique dans la culture occidentale, de l’Antiquité au XIXe siècle, : Presses Universitaires de France, 1997. ISBN: 9782130487098
SWIGGERS, Pierre; “Modelos, métodos y problemas en la Historiografía de la Lingüística”, in: Cristobal Corrales Zumbado et al. (eds.), Nuevas aportaciones a la Historiografía Lingüística. Actas del IV Congreso Internacional de la SEHL, Maadrid: Arco/Libros, 2004, t. I, pp. 113-146. ISBN: 8476355947
VERDELHO, Telmo; As origens da Gramaticografia e da Lexicografia Latino-Portuguesas, Aveiro: I. N. I. C., 1995. ISBN: 9729493170

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas têm uma sequência metodológica bipartida: a) apresentação e problematização de elementos teóricos, a partir de textos provenientes das obras referenciadas na bibliográfica; b) análise, comentário e discussão pelo grupo de aspetos metodológico e da teoria gramatical dos gramáticos portugueses.

O tipo de avaliação é distribuída (100%). A avaliação consiste na elaboração de um trabalho individual, orientado ao longo do semestre pelo docente, sobre aspectos da teoria de uma gramática abordada nas aulas, no qual o estudante deve aplicar as questões metodológicas também apresentadas nas aulas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de investigação – 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo