Código: | MLIN12 | Sigla: | HIG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Linguística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MLIN | 1 | MLIN - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Rogélio José Ponce de León Romeo | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Rogélio José Ponce de León Romeo | 2,00 |
O objectivo principal do seminário é facultar aos estudantes fundamentos teóricos e metodológicos basilares para o estudo, numa perspectiva histórica, dos textos metagramaticais – com especial atenção à gramaticografia da língua portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII –.
Os estudantes, ao concluir o seminário, serão capazes de: 1) distinguir e compreender as diferentes abordagens metodológicas que fundamentam os trabalhos de investigação enquadrados na historiografia gramatical; 2) analisar e interpretar devidamente os textos metagramaticais – nomeadamente os integrados na tradição gramatical do Português ou aqueles cuja importância foi crucial para o desenvolvimento de tendências linguísticas em Portugal -, valorizando de forma adequada o contexto histórico e socio-educativo em que as gramáticas se redigem e se publicam; 3) levar a cabo, tomando como referência os aspectos abordados nos dois pontos anteriores, trabalhos de investigação na área da historiografia gramatical.
1. Introdução. Esclarecimento de conceitos: história da linguística, historiografia linguística, historiografia gramatical, 2. Abordagens metodológicas e motivações subjacentes na investigação em historiografia gramatical. 3. A natureza do objecto de investigação: o texto metagramatical, o texto paragramatical, textos marginais. 4. Modelos epistemológicos na periodização da história da gramática: o contexto português.
As aulas teóricas têm uma sequência metodológica bipartida: a) apresentação e problematização de elementos teóricos, a partir de textos provenientes das obras referenciadas na bibliográfica; b) análise, comentário e discussão pelo grupo de aspetos metodológico e da teoria gramatical dos gramáticos portugueses.
O tipo de avaliação é distribuída (100%). A avaliação consiste na elaboração de um trabalho individual, orientado ao longo do semestre pelo docente, sobre aspectos da teoria de uma gramática abordada nas aulas, no qual o estudante deve aplicar as questões metodológicas também apresentadas nas aulas.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 32,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 100,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência obrigatória de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Trabalho de investigação – 100%
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.