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Laboratório de Cultura e Ciência

Código: MECC024     Sigla: LCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 9 MECC - Plano de Estudos 1 - 12 78 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Pereira Azevedo Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 5,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 5,00
José Manuel Pereira Azevedo 5,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Manuel Pereira Azevedo 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Obter experiência prática na comunicação de um tópico de ciência/cultura para um público leigo (por meio de uma diversidade de formatos de histórias escritas e projetos de medias digitais visuais).

  2. Analisar criticamente as escolhas de linguagem, recursos visuais e media envolvidos no processo comunicativo de contar histórias de não ficção em vários formatos

  3. Entender os mecanismos de receção dos públicos e dominar as ferramentas para implementar eticamente a persuasão narrativa baseada em evidências.

  4. Desenvolver competências de planeamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de comunicação em ciência/cultura. 



Resultados de aprendizagem e competências


Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com as problemáticas relacionadas com esta unidade curricular e aptos a fazer trabalhos e/ou desenvover projetos com o rigor exigível a este nível.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Diferentes exemplos de Comunicação na área da Ciência serão introduzidos para análise e exploração prática. Através de exemplos, proporciona-se aos alunos ferramentas para a compreensão dos vários componentes na comunicação de ciência na sociedade contemporânea. A ênfase principal de todo o trabalho a desenvolver reside na forma como os diversos elementos do processo comunicacional interagem uns com os outros

 Exercícios práticos de desenvolvimento de narrativas e tarefas criativas reforçarão os elementos básicos do processo de produção de comunicação digital de ciência, incluindo a criação de ideias, identificação de fontes, utilização das redes sociais para produzir e distribuir conteúdos.

Bibliografia Obrigatória

Berger, John 070; Modos de ver
Chittenden, D. (ed.); Creating Connections, Museums and the Public Understanding of Current Research, Alta Mira Press, 2004
Dunwoody, S. and M. Ryan; Scientific barriers to the popularization of science in the mass media, Journal of Communication 35:26-42, 1985
Gregory, J. and S. Miller; Science in public: Communication, culture and credibility, Plenum, 1998
Jenkins, H.; Cultura da convergência, 2ª ed., São Paulo: Aleph, 2008
Kalay, Y. E.; Kvan, Th.; Affleck, J. (eds); New Heritage. New Media and Cultural Heritage, Routledge, 2008
Mirzoeff, Nicholas; An^ introduction to visual culture. ISBN: 978-0-415-32759-6
Rabinovitz, L. and A. Geil (eds); Memory Bytes: History, Technology, and Digital Culture, Duke University Press, 2004
Rayner, Philip; Media studies. ISBN: 0-415-29173-9
Weigold, M. F.; Communicating science: A review of the literature, Science Communication 23 (2): 164-93, 2001

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada ao longo dos seminários.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e interactivo, recorrendo a meios audiovisuais, com a apresentação de trabalhos pelos alunos sobre os diferentes temas dos programa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Estudo autónomo 70,00
Trabalho de investigação 70,00
Total: 240,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas = 30% Realização e apresentação dos trabalhos nas aulas = 70%

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação realiza-se unicamente sobre a componente trabalho escrito.
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