Comércio Eletrónico e Marketing Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CC |
25 |
CC - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
46 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;
- Dar a conhecer as diversas técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os passos na operacionalização dessas mesmas técnicas;
- Compreender o conceito de E-commerce, a sua evolução, distinguindo os seus diferentes modelos de negócio, infraestruturas, e refletindo sobre a segurança on-line e sistemas de pagamento;
- Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;
- Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar novas ferramentas de marketing digital.
Resultados de aprendizagem e competências
- Relacionar os conceitos e aplicar as ferramentas e técnicas de marketing ao digital;
- Concretizar uma estratégia de marketing e comunicação aplicada ao digital;
- Saber desenvolver um plano integrado em marketing digital utilizando as técnicas disponíveis mais relevantes.
- Procurar e avaliar autonomamente ferramentas de marketing digital e e-commerce.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
1. Modelos de Negócio Digitais e de E-commerce
- Estratégia digital
- Plataformas e Sites
2. Otimização do Marketing Online
- SEO e UX
- Métricas e analytics
3. Ferramentas de Marketing Digital
- social media
- email marketing
- online advertising
Bibliografia Obrigatória
Dave Chaffey, Fiona Ellis-Chadwick; Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearson, 2015. ISBN: 978-1292077611
Observações Bibliográficas
Artigos fornecidos durante o semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Teórico-prática, usando uma metodologia expositiva e técnicas de aprendizagem indutiva.
Utilização de casos práticos para discussão em sala de aula.
Intervenção de oradores convidados provenientes de empresas que trabalham na área de marketing digital e e-commerce
Os alunos serão estimulados a pesquisar e avaliar autonomamente conceitos e ferramentas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
46,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
16,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos poderão realizar a disciplina de 2 formas:
Avaliação distribuída sem exame final.
Exame Final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
- Participação presencial (20%): Os alunos deverão ter uma assiduidade às aulas e participação nas mesmas ao longo de todo o semestre, e em particular nos dias de discussão dos casos práticos, e nos dias em que houver oradores convidados.
- Testes individuais escritos (30%): Durante o semestre existirão diversos testes escritos sobre as várias matérias lecionadas. É necessário a obtenção de uma nota mínima de 7 valores nos testes escritos para ter aprovação na unidade curricular.
- Trabalho individual (20%): cada aluno terá que obter durante o semestre certificações profissionais em ferramentas de marketing digital (ex: Google Adwords), as quais serão indicadas pela docente na primeira aula do semestre.
- Trabalho de grupo com um plano integrado de marketing digital (30% = relatório + apresentação). No final do trabalho cada aluno realizará uma avaliação do seu trabalho e do trabalho dos colegas (peer evaluation). A nota final do trabalho de grupo é individual e resultará do trabalho e apresentação, da peer evaluation e dos inputs do professor.
Exame Final:
- Realização de um plano de marketing digital o qual será colocado no Moodle uma semana antes da data do exame e que deverá ser submetido via Moodle na data do exame.
- Exame escrito que consistirá em questões sobre os conceitos teóricos lecionados, e também questões práticas oriundas de qualquer um dos casos de estudo analisados na aula.
NOTA: Caso o aluno faça o exame para melhoria de nota, este contará a 100% para a melhoria da nota.