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Comércio Eletrónico e Marketing Digital

Código: CC062     Sigla: CEMD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 25 CC - Plano de Estudos 3 - 6 46 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luísa Cláudia Lopes Agante Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Luísa Cláudia Lopes Agante 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Luísa Cláudia Lopes Agante 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;

  • Dar a conhecer as diversas técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os passos na operacionalização dessas mesmas técnicas;

  • Compreender o conceito de E-commerce, a sua evolução, distinguindo os seus diferentes modelos de negócio, infraestruturas, e refletindo sobre a segurança on-line e sistemas de pagamento;

  • Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;

  • Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar novas ferramentas de marketing digital.

Resultados de aprendizagem e competências

  • Relacionar os conceitos e aplicar as ferramentas e técnicas de marketing ao digital;
  • Concretizar uma estratégia de marketing e comunicação aplicada ao digital;
  • Saber desenvolver um plano integrado em marketing digital utilizando as técnicas disponíveis mais relevantes.
  • Procurar e avaliar autonomamente ferramentas de marketing digital e e-commerce.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

1. Modelos de Negócio Digitais e de E-commerce

- Estratégia digital


- Plataformas e Sites


2. Otimização do Marketing Online

- SEO e UX


- Métricas e analytics


3. Ferramentas de Marketing Digital

- social media


- email marketing


- online advertising

Bibliografia Obrigatória

Dave Chaffey, Fiona Ellis-Chadwick; Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearson, 2015. ISBN: 978-1292077611

Observações Bibliográficas

Artigos fornecidos durante o semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico-prática, usando uma metodologia expositiva e técnicas de aprendizagem indutiva.

Utilização de casos práticos para discussão em sala de aula.

Intervenção de oradores convidados provenientes de empresas que trabalham na área de marketing digital e e-commerce

Os alunos serão estimulados a pesquisar e avaliar autonomamente conceitos e ferramentas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 46,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos poderão realizar a disciplina de 2 formas:

Avaliação distribuída sem exame final.


Exame Final.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Avaliação distribuída sem exame final.


  1. Participação presencial (20%): Os alunos deverão ter uma assiduidade às aulas e participação nas mesmas ao longo de todo o semestre, e em particular nos dias de discussão dos casos práticos, e nos dias em que houver oradores convidados.
  2. Testes individuais escritos (30%): Durante o semestre existirão diversos testes escritos sobre as várias matérias lecionadas. É necessário a obtenção de uma nota mínima de 7 valores nos testes escritos para ter aprovação na unidade curricular.
  3. Trabalho individual (20%): cada aluno terá que obter durante o semestre certificações profissionais em ferramentas de marketing digital (ex: Google Adwords), as quais serão indicadas pela docente na primeira aula do semestre.
  4. Trabalho de grupo com um plano integrado de marketing digital (30% = relatório + apresentação). No final do trabalho cada aluno realizará uma avaliação do seu trabalho e do trabalho dos colegas (peer evaluation). A nota final do trabalho de grupo é individual e resultará do trabalho e apresentação, da peer evaluation e dos inputs do professor.

 

Exame Final:

  1. Realização de um plano de marketing digital o qual será colocado no Moodle uma semana antes da data do exame e que deverá ser submetido via Moodle na data do exame.
  2. Exame escrito que consistirá em questões sobre os conceitos teóricos lecionados, e também questões práticas oriundas de qualquer um dos casos de estudo analisados na aula.

NOTA: Caso o aluno faça o exame para melhoria de nota, este contará a 100% para a melhoria da nota.

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