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Fontes de Informação e Metodologia de Pesquisa

Código: MHP007     Sigla: FIMP

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 15 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena Cardoso Osswald Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Helena Cardoso Osswald 1,00
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 0,50
Maria Helena Cardoso Osswald 0,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Helena Cardoso Osswald 0,25
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 0,25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

. ajudar o estudante a ganhar consciência da necessidade de estabelecer um percurso de pesquisa que permita estuturar o projeto de trabalho individual a desenvolver ao longo do mestrado
. fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
. avaliar os contextos de produção da informação (agentes, circunstâncias e variações temporais)
. aferir níveis de informação
. distinguir intenção e informação – expectativas, limites e potencialidades das fontes
. contribuir para a elaboração final do projecto de investigação que se começa a desenhar ao longo do 1º Ano e que se realiza totalmente no 2º ano. 

Resultados de aprendizagem e competências

-Aquisição de competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas, com particular destaque para a pesquisa historiográfica.
- Domínio de  técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação -  Aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa em  trabalhos específicos de investigação.
- Familiarização com algumas tipologias de fontes históricas e seus potenciais usos em contextos de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A definição de percursos de pesquisa e de acesso à informação

  2. Da documentação, à informação, ao conhecimento

  3. Instrumentos de acesso à informação: a lógica que lhes é inerente e o que o utilizador deve saber para ter êxito na pesquisa

  4. 4.1 Fontes normativas nos contextos nacional e internacional 4.2. Fontes ligadas à administração central e à administração periférica 4.3 Fontes de carácter regional e local 4.4 A imprensa 4.5. Fontes orais. 4.6 Fontes iconográficas. 4.7. Fontes literárias. 4.8 Fontes cartográficas. 4.9 Fontes paisagísticas

  5. Exploração de algumas tipologias 

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de – Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Porto, Ed. Autor, 1994
BELL, Judith – Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997
CAMPOS, Fernanda Maria – A inovação no saber disponível: bibliotecas e novos suportes de informação. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 207-211
CUNHA, Isabel Ferin – Contra a fragmentação: da informação ao conhecimento. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 75-83
DE KETELE, Jean-Marie – Méthodologie du recueil d’informations : fondements des méthodes d’observation, de questionnaires, d’interviews et d’étude de documents, Bruxelles, De Boeck Université, 1991
DEVLIN, Keith – Info-senso. Como transformar a informação em conhecimento. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 2000
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris, Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, trad. port., Lisboa, Teorema, [1994]
MAGALHÃES, José – O leitor da biblioteca digital: utopia e realidade. “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 61-66
MARCIL, Claude, CHIASSON, Robert – Comment chercher: les secrets de la recherche de l’information, Québec, Editions Multimondes, 1992
MIRANDA, José A. Bragança de – A virtualização do arquivo. “Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas”. Lisboa, 9, 1996, p. 85-117
PORTUGAL, Idalina ; FREIRE, António Manuel – Inovação. Pesquisa bibliográfica . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p. 235-250
RIBEIRO, Fernanda – O acesso á informação nos arquivos. 2 vols. Porto, 1998 [Dissertação de doutoramento policopiada]
SILVA, Armando Jorge - Inovação nas bibliotecas para o século XXI. . “Leituras. Revista da Biblioteca Nacional”. Lisboa, s. 3, 1 (Outono), 1997, p.117-140
SOUZA, Ruth Marcelino da Motta ; FONSECA, Ana Lúcia Reis – A Internet na arquivologia: o uso da rede mundial na disseminação da informação arquivística. “Cadernos de Trabalhos Científicos”. Salvador da Bahia, 1,1 (outubro), 2000, p. 43-56

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TP: Sessões teórico-práticas: aula e discussão conjunta de alguns tópicos;OT Reflexão e discussão em grupo em torno de projectos de investigação individuais. Apresentação de projectos e de fases intermédias de trabalho. PL: Trabalho em bibliotecas e arquivos: exercícios concretos de pesquisa documental e bibliográfica em diversas tipologias de instituições documentais

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > História > História das ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem. Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.   

Fórmula de cálculo da classificação final

Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação dos trabalhos, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo na sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula: TOTAL= 25% PP + 75% TE 

TE - análise crítica de uma monografia de carácter local e regional, ou de natureza temática :  analisar e criticar os percursos de procura de informação, as fontes utilizadas, e a sua utilização e tratamento metodológico.

PP - por participação presencial entende-se toda a prestação em forma de comentários, interogações, exercícios realizados nas sessões, exercícios preparados em trabalho autónomo, etc. Nota: Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.      

Provas e trabalhos especiais

Aplicável de acordo com o previsto nos regulamnetos da FLUP em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular.

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