Código: | MHP007 | Sigla: | FIMP |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em História e Património |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MHP | 15 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Helena Cardoso Osswald | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Helena Cardoso Osswald | 1,00 | ||
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 1,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,00 |
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 0,50 | ||
Maria Helena Cardoso Osswald | 0,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Maria Helena Cardoso Osswald | 0,25 | ||
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 0,25 |
. ajudar o estudante a ganhar consciência da necessidade de estabelecer um percurso de pesquisa que permita estuturar o projeto de trabalho individual a desenvolver ao longo do mestrado
. fornecer técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação
. avaliar os contextos de produção da informação (agentes, circunstâncias e variações temporais)
. aferir níveis de informação
. distinguir intenção e informação – expectativas, limites e potencialidades das fontes
. contribuir para a elaboração final do projecto de investigação que se começa a desenhar ao longo do 1º Ano e que se realiza totalmente no 2º ano.
-Aquisição de competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas, com particular destaque para a pesquisa historiográfica.
- Domínio de técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação - Aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa em trabalhos específicos de investigação.
- Familiarização com algumas tipologias de fontes históricas e seus potenciais usos em contextos de investigação.
TP: Sessões teórico-práticas: aula e discussão conjunta de alguns tópicos;OT Reflexão e discussão em grupo em torno de projectos de investigação individuais. Apresentação de projectos e de fases intermédias de trabalho. PL: Trabalho em bibliotecas e arquivos: exercícios concretos de pesquisa documental e bibliográfica em diversas tipologias de instituições documentais
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem. Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.
Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação dos trabalhos, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo na sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula: TOTAL= 25% PP + 75% TE
TE - análise crítica de uma monografia de carácter local e regional, ou de natureza temática : analisar e criticar os percursos de procura de informação, as fontes utilizadas, e a sua utilização e tratamento metodológico.
PP - por participação presencial entende-se toda a prestação em forma de comentários, interogações, exercícios realizados nas sessões, exercícios preparados em trabalho autónomo, etc. Nota: Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.
Aplicável de acordo com o previsto nos regulamnetos da FLUP em vigor.
Não aplicável
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular.