Teorias e Métodos de Investigação em Geografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DGEO |
3 |
DGEO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
50 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
2,00 |
Maria da Assunção Ferreira Pedrosa de Araújo |
|
0,41 |
Luís Paulo Saldanha Martins |
|
0,75 |
Fátima Loureiro de Matos |
|
0,41 |
José Alberto Vieira Rio Fernandes |
|
0,41 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,66 |
Maria da Assunção Ferreira Pedrosa de Araújo |
|
0,16 |
Fátima Loureiro de Matos |
|
0,16 |
José Alberto Vieira Rio Fernandes |
|
0,16 |
Luís Paulo Saldanha Martins |
|
0,16 |
Trabalho de Campo |
Totais |
1 |
1,00 |
José Alberto Vieira Rio Fernandes |
|
0,25 |
Maria da Assunção Ferreira Pedrosa de Araújo |
|
0,25 |
Luís Paulo Saldanha Martins |
|
0,25 |
Fátima Loureiro de Matos |
|
0,25 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A disciplina versará sobre conteúdos aprofundados de âmbito teórico e empírico, pretendendo conferir aos alunos uma sólida formação no domínio da epistemologia da ciência, discutindo os ambientes de pensamento que em diferentes períodos relevantes marcaram as tendências e os quadros de referência à investigação científica, com especial destaque as evoluções mais recentes e as principais tendências.
Relativamente à atualidade, pretende-se apresentar e debater a forma como diferentes domínios disciplinares produzem e reproduzem o conhecimento, com destaque para as ciências sociais e a geografia.
São objetivos centrais:
- Debater elementos de dimensão teórica que favoreçam a compreensão de factos ou processos de natureza geográfica.
- Apresentar e discutir diferentes metodologias mobilizadas na investigação científica em Geografia.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento de quadro teórico e diversas metodologias e técnicas, potencialmente aplicáveis à investigação de cada estudante.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Tendências e contexto atual da epistemologia da ciência.
2- Teorias e métodos de investigação em ciências humanas/ciências da terra;
a) Teorias e métodos em ordenamento do território.
b) Debate de literatura científica a escolher pelos alunos.
c) Teorias e metodologias em projetos de investigação: atlas, SIG, PROT's, ...
3- A componente empírica na investigação (fontes e produção estatística, fontes documentais, a rede global, inquéritos e entrevistas; com recurso por exemplo a técnicas de datação, sedimentologia, uso de GPS de precisão, construção de modelos digitais de terreno)
a) Fontes e tratamento de informação quantitativa.
b) Fontes e tratamento de informação qualitativa.
Bibliografia Obrigatória
*; Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões ocorrerão em sistema de debate aberto, na maioria dos casos com apresentação seguida de discussão.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
50,00 |
Exame |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
52,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Apresentação de projeto
Fórmula de cálculo da classificação final
50% a apresentação do projeto. 50% a nota do exame.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a