Código: | GEOGR036 | Sigla: | GHUPOR |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 70 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
HISTO | 3 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
3 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Paulo Saldanha Martins | Regente |
Teorico-Prática: | 3,40 |
Trabalho de Campo: | 0,60 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,80 |
Helder Trigo Gomes Marques | 3,40 | ||
Luís Paulo Saldanha Martins | 1,40 | ||
Teresa Maria Vieira de Sá Marques | 2,00 | ||
Trabalho de Campo | Totais | 2 | 1,20 |
Helder Trigo Gomes Marques | 0,60 | ||
Luís Paulo Saldanha Martins | 0,60 |
- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.
- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.
- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.
1.Compreender a evolução das espacialidades macroregionais.
2.Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos.
3.Analisar os processos de recombinação das espacialidades que explicam o presente.
4.Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais, face a um contexto de mudanças globais.
5.Procurar e analisar informação a diferentes escalas geográficas, reforçando as competências de análise geográfica, num ambiente de partilha e de reforço das competências de comunicação (escrita e oral).As aulas são teorico-práticas. Desenvolvem-se integrando metodologias de ensino/aprendizagem pela exploração, debate e descoberta (1) com métodos ativos (2).
1) A exploração, debate e descoberta – a apresentação de cartografia e de documentos (inclusive pequenos filmes) para estimular um papel ativo dos estudantes. O debate na aula é intercalado com monentos de exposição, estimulando o diálogo. Realiza-se também uma saída de estudo (trabalho de campo) de forma a promover a descoberta e a compreensão da territorialização dos processos.
2) Métodos ativos - é proposto o desenvolvimento de um trabalho de grupo à escala nacional, implicando a recolha e tratamento de informação, redação de um relatório e a apresentação oral do mesmo (40% da avaliação).
Em termos de avaliação individual, são realizadas duas provas escritas (30%+30%).
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |
75% de presença nas aulas previstas (teórico-práticas)
Os estudantes devem fazer:
1) um relatório da visita de estudo (10% da avaliação).
2) um trabalho de grupo à escala nacional, implicando a recolha e tratamento de informação, redação de um relatório e a apresentação oral do mesmo (30% da avaliação).
Em termos de avaliação individual, são realizadas três provas escritas (60% da avaliação). Durante as aulas, a componente teórica e prática, através de 2 testes escritos.
Não se aplica
De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo
De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo
Aulas leccionadas em português