Código: | HART059 | Sigla: | HAEC_III |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências e Técnicas do Património |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História da Arte |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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HART | 39 | HART - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Leonor Barbosa Soares | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria Leonor Barbosa Soares | 3,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Maria Leonor Barbosa Soares | 1,00 |
- Conhecer as principais correntes e expressões artísticas a partir de 1945, autores e obras representativos, bem como as suas fundamentações teóricas;
- Compreender os contextos de origem - sociais, culturais e ideológicos - de cada movimento ou corrente artística.
- Identificar e relacionar as alterações das atitudes e das práticas artísticas com a teorização sobre o papel do artista e as funções da arte na sociedade;
- Desenvolver aptidões de análise adequadas às especificidades das produções artísticas do período em estudo;
- Identificar os casos de rutura radical com os valores modernistas bem como os casos de permanência ou de transformação desses mesmos valores.
Como resultado da aprendizagem, os estudantes devem estar habilitados para:
-Identificar movimentos, tendências e correntes artísticas de 1945 até ao momento presente e conhecer obras e autores fundamentais;
-Compreender os contextos de origem das correntes artísticas;
-Analisar criticamente textos e manifestos que fundamentam teoricamente as tendências artística;
-Identificar casos de rutura radical com os valores modernistas, casos de permanência ou transformação desses mesmos valores.
-Reconhecer bases conceptuais e metodológicas da produção a partir do estudo de casos paradigmáticos;
-Reconhecer situações de contaminação de linguagens e de interdisciplinaridade.
-Compreender o lugar da Performance Art nas culturas artísticas do séc. XX, e do nosso tempo, e na íntima correlação com o teatro, a música, a dança a fotografia e a cultura popular.
-Refletir sobre a Performance como fenómeno indicador de atitudes culturalmente e ideologicamente comprometidas.
-Identificar fundamentos, conceitos e questões das práticas artísticas dos últimos anos do séc. XX e do momento presente.
1.1 Escola de Paris/Escola de Nova Iorque
1.2 Art Informel, Expressionismo Abstrato, Nova Abstração.
2. Pop Art e Nouveau Réalisme
3. Environments e Happenings
3.1 John Cage e Allan Kaprow
3.2 Fluxus e Grupo Gutai
4. Minimalismo e Concetualismo
4.1. Interpretações do Minimalismo e do Conceptualismo em Portugal.
5.Earth Works e Land Art
6. Performance Art. Modelos conceptuais e tendências formais.
7. Transformando a relação da Arte com o Público...
7.1. Novas metodologias e intervenções em Portugal. Eventos, Happennings e Performances: modos e contextos. Ações Colectivas. Os Encontros Internacionais. Os Grupos e os diversos formatos de Ação e Intervenção. As Bienais.
8. Desconstrução das linguagens da modernidade. Reinterpretações das primeiras e segundas vanguardas.
8.1 Artistas e tendências em Portugal.
9.2. As poéticas do objecto. Rematerialização. Objetualismo. O quotidiano, a materialidade e a poesia/ novos "humanismos" em diálogo.
10. Práticas artísticas no século XXI. Questões e tendências.
10.1. Práticas artísticas em Portugal no séc. XXI.
Serão dadas outras indicações bibliográficas quando considerado pertinente.
Cada aula compreenderá uma exposição oral sobre um tema, contextualizando do ponto de vista histórico, social e ideológico a produção artística correspondente, acompanhada da análise de imagens e de documentos considerados significativos, promovendo-se o debate crítico alargado a toda a turma.
As aulas OT destinam-se a prestar orientação aos alunos na preparação da abordagem aos temas que serão objeto dos trabalhos escritos, na orientação da elaboração dos trabalhos escritos e respectiva apresentação oral, bem como à análise de documentos complementares sobre a temática agregadora dos trabalhos, exploração de abordagens concetuais e metodologias de trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Prova oral | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 31,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Exame final + Trabalho de Investigação escrito + Apresentação Oral do Trabalho
Exame: 50%
Trabalho Escrito + Apresentação Oral do Trabalho: 50%.
A calendarização da apresentação do Trabalho Escrito e da Apresentação Oral será estabelecida pela docente com o conhecimento e colaboração dos estudantes e divulgada formalmente, com a adequada antecedência, em "Documentos" na Ficha da UC.
Critérios de ponderação - apresentação oral:
- Rigor da informação
- Clareza da estrutura da apresentação
- Pertinência da informação apresentada em relação à ideia orientadora da apresentação
- Compreensão do tema: reflexão e maturação
- Envolvimento e investimento pessoal no estudo e na elaboração da apresentação
- Adequação da estrutura ao tempo disponível; capacidade de síntese e organização da informação
- Originalidade e criatividade na abordagem do tema
- Eficácia na transmissão da informação.
Critérios de ponderação - trabalho escrito
- Criatividade (escolha do tema, justificação da pertinência da abordagem escolhida, modo de articulação dos conhecimentos adquiridos);
- Rigor na aplicação das normas específicas de um trabalho académico aos níveis formais e metodológicos;
- Capacidade de relacionamento do tema em estudo com os objetivos da UC e a sua transversalidade no curso.
Não aplicável
De Acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
O Trabalho Escrito não é passível de melhoria após a entrega à docente, na versão final.
Apenas o Exame Final pode ser sujeito a melhoria de classificação.
-Sobre a Avaliação:
Exame: prova escrita, sem consulta, com a duração de duas horas.
Classificação mínima exigida em cada componente da avaliação: 10 valores.
-As horas de trabalho individual do aluno incluem a visita a exposições e a assistência a conferências de acordo com a indicação do docente.
-Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade:
- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos;
- indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;
- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho e realização do exame em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com o docente).
ALTERAÇÃO NAS COMPONENTES DE AVALIAÇÂO:
Este ano lectivo, não existirá a componente "Apresentação Oral", sendo a avalição feita atrvés do Trabalho Escrito e do Exame Final.
Ponderação:
Exame Final: 60%
Trabalho Escrito: 40%