Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HART059

História da Arte da Época Contemporânea III

Código: HART059     Sigla: HAEC_III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História da Arte

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História da Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HART 39 HART - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Barbosa Soares Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Leonor Barbosa Soares 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Leonor Barbosa Soares 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-04-13.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Conhecer as principais correntes e expressões artísticas a partir de 1945, autores e obras representativos, bem como  as suas fundamentações teóricas;

- Compreender os contextos de origem - sociais, culturais e ideológicos - de cada movimento ou corrente artística.

- Identificar e relacionar as alterações das atitudes e das práticas artísticas com a teorização sobre o papel do artista e as funções da arte na sociedade;

- Desenvolver aptidões de análise adequadas às especificidades das produções artísticas do período em estudo;

- Identificar os casos de rutura radical com os valores modernistas bem como os casos de permanência ou de transformação desses mesmos valores.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem, os estudantes devem estar habilitados para:

-Identificar movimentos, tendências e correntes artísticas de 1945 até ao momento presente e conhecer obras e autores fundamentais;

 -Compreender os contextos de origem das correntes artísticas;

-Analisar criticamente textos e manifestos que fundamentam teoricamente as tendências artística;

-Identificar casos de rutura radical com os valores modernistas, casos de permanência ou transformação desses mesmos valores.

 -Reconhecer bases conceptuais e metodológicas da produção a partir do estudo de casos paradigmáticos;

 -Reconhecer situações de contaminação de linguagens e de interdisciplinaridade.

-Compreender o lugar da Performance Art nas culturas artísticas do séc. XX, e do nosso tempo, e na íntima correlação com o teatro, a música, a dança a fotografia e a cultura popular.

-Refletir sobre a Performance como fenómeno indicador de atitudes culturalmente e ideologicamente comprometidas.

-Identificar fundamentos, conceitos e questões das práticas artísticas dos últimos anos do séc. XX e do momento presente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Tendências Informalistas e Abstracionistas


           1.1 Escola de Paris/Escola de Nova Iorque


            1.2 Art Informel, Expressionismo Abstrato, Nova  Abstração.

2. Pop Art e Nouveau Réalisme

3. Environments e Happenings


    3.1 John Cage e Allan Kaprow


    3.2 Fluxus e Grupo Gutai

4. Minimalismo e Concetualismo


4.1. Interpretações do Minimalismo e do Conceptualismo em Portugal.

5.Earth Works e Land Art

6. Performance Art. Modelos conceptuais e tendências formais.

7. Transformando a relação da Arte com o Público...
    7.1. Novas metodologias e intervenções em Portugal.         Eventos, Happennings e Performances: modos e contextos. Ações Colectivas. Os Encontros Internacionais. Os Grupos e os diversos formatos de Ação e Intervenção. As Bienais.

8. Desconstrução das linguagens da modernidade. Reinterpretações das primeiras e segundas vanguardas.
    8.1 Artistas e tendências em Portugal.


9.2. As poéticas do objecto. Rematerialização. Objetualismo. O quotidiano, a materialidade e a poesia/ novos "humanismos" em diálogo.

10. Práticas artísticas no século XXI. Questões e tendências.


     10.1. Práticas artísticas em Portugal no séc. XXI.





Bibliografia Obrigatória

ALMEIDA, Bernardo Pinto de ; Arte Portuguesa no século XX. Uma História crítica., Matosinhos: Coral Books. , 2017
Caeiro Mário; Arte na cidade. ISBN: 978-989-644-282-8
CROW, T. ; The Rise of the Sixties., London: Laurence King Publishing., 2004
Ede Siân; Art and science. ISBN: 978-1-85043-584-6
Ferrier, Jean-Louis 300; L.aventure de l.art au XXe siecle. ISBN: 2-85108-677.4
Fineberg Jonathan David; Art since 1940. ISBN: 978-0-13-193479-5
Goldberg Roselee; A^arte da performance. ISBN: 978-989-95565-0-8
Guasch Anna Maria 1953-; El^arte último del siglo XX. ISBN: 978-84-206-4445-5
Guinsburg J. 340; O^pós-modernismo. ISBN: 978-85-273-0711-6
Harrison Charles 340; Art in theory, 1900-1990. ISBN: 0-631-16575-4
Jones Amelia 1961- 340; A^companion to contemporary art since 1945. ISBN: 978-1+4051-3542-9
Lucie-Smith Edward 1933-; Movements in art since 1945. ISBN: 978-0-500-20344-6
Kaprow Allan 1927-2006; Essays on the blurring of art and life. ISBN: 978-0-520-24079-7
MATOS, Miguel ; Artistas Portugueses em Discurso Directo, Lisboa: Editora Guerra e Paz., 2014
ROSENDO, Catarina; Escritos de Artistas em Portugal. História de um esquecimento., Lisboa: Edições Documenta., 2016
Warr Tracey 340; The^artist.s body. ISBN: 9780714835020
Walls Brian 340; Art after modernism. ISBN: 0-87923-632-9

Bibliografia Complementar

AGNEW, Jean-Christophe (eds.); A Companion to Post-1945 America, Wiley-Blackwell, 2006. ISBN: 9780470996201
BEARDSLEY, John; Earthworks and Beyond: Contemporary Art in the Landscape, Abbeville Press, 1998. ISBN: 9780896599635
ARNASON, H.H; History of Modern Art: Painting, Sculpture, Architecture, Photography, Prentice Hall, 2009. ISBN: 9780136062066
GILBERT, Martin; História do Século XX, Dom Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4006-8
SCHVEMAKER, M.; RAKIER, M. (eds).; Right about now: Art & Theory since the 1990s., Amsterdam: Valiz Publshers., 2005
STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.) ; Theories and Documents of Contemporary, University of California Press, 1996. ISBN: 9780520202511

Observações Bibliográficas

Serão dadas outras indicações bibliográficas quando considerado pertinente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada aula compreenderá uma exposição oral sobre um tema, contextualizando do ponto de vista histórico, social e ideológico a produção artística correspondente, acompanhada da análise de imagens e de documentos considerados significativos, promovendo-se o debate crítico alargado a toda a turma. 

As aulas OT destinam-se a prestar orientação aos alunos na preparação da abordagem aos temas que serão objeto dos trabalhos escritos, na orientação da elaboração dos trabalhos escritos e respectiva apresentação oral, bem como à análise de documentos complementares sobre a temática agregadora dos trabalhos, exploração de abordagens concetuais e metodologias de trabalho.

Software

Microsoft Office 2010

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 31,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final + Trabalho de Investigação escrito + Apresentação Oral do Trabalho

Exame: 50%

Trabalho Escrito + Apresentação Oral do Trabalho: 50%.


A calendarização da apresentação do Trabalho Escrito e da Apresentação Oral será estabelecida pela docente com o conhecimento e colaboração dos estudantes e divulgada formalmente, com a adequada antecedência, em "Documentos"  na Ficha da UC.


Critérios de ponderação - apresentação oral:

- Rigor da informação

- Clareza da estrutura da apresentação

- Pertinência da informação apresentada em relação à ideia orientadora da apresentação

- Compreensão do tema: reflexão e maturação

- Envolvimento e investimento pessoal no estudo e na elaboração da apresentação

- Adequação da estrutura ao tempo disponível; capacidade de síntese e organização da informação

- Originalidade e criatividade na abordagem do tema

- Eficácia na transmissão da informação.


Critérios de ponderação - trabalho escrito

- Criatividade (escolha do tema, justificação da pertinência da abordagem escolhida, modo de articulação dos conhecimentos adquiridos);

- Rigor na aplicação das normas específicas de um trabalho académico aos níveis formais e metodológicos;

- Capacidade de relacionamento do tema em estudo com os objetivos da UC e a sua transversalidade no curso.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

 

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De Acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

 O Trabalho Escrito não é passível de melhoria após a entrega à docente, na versão final. 

Apenas o Exame Final pode ser sujeito a melhoria de classificação.


Observações

-Sobre a Avaliação:

Exame: prova escrita, sem consulta, com a duração de duas horas.

Classificação mínima exigida em cada componente da avaliação: 10 valores.


-As horas de trabalho individual do aluno incluem a visita a exposições e a assistência a conferências de acordo com a indicação do docente.


-Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade: 

- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos; 

-  indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;

- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho e realização do exame em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com o docente).







ALTERAÇÃO NAS COMPONENTES DE AVALIAÇÂO:

Este ano lectivo, não existirá a componente "Apresentação Oral", sendo a avalição feita atrvés do Trabalho Escrito e do Exame Final.

Ponderação:
Exame Final: 60%
Trabalho Escrito: 40%

Recomendar Página Voltar ao Topo