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História da Arquitetura da Época Contemporânea II

Código: HART011     Sigla: HAQEC_II

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História da Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HART 40 HART - Plano de Estudos 3 - 6 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Barbosa Soares Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Leonor Barbosa Soares 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Leonor Barbosa Soares 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-04-13.

Campos alterados: Observações, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos Gerais:
- Conhecer as diversidade de tendências da produção da arquitectura no século XX e nos anos iniciais do século XXI e compreender a sua fundamentação teórica.
- Compreender os enquadramentos sociais, culturais, materiais e tecnológicos dos vários momentos da produção.
- Comreender os diversos entendimentos da função da arquitetura, da profissão e do papel do arquiteto ao longo do século XX.

Resultados de aprendizagem e competências

O Estudante deverá ser capaz de:

- Conhecer as diversas opções estilísticas e expressões da arquitectura do século XX e do início do século XXI.

- Integrar as diversas expressões - grandes tendências e interpretações regionais - no contexto ideológico, social e cultural.

- Compreender as circunstâncias que originaram os vários momentos de reflexão crítica e de revisão do entendimento da função e objectivos da arquitectura ao longo do século XX e identificar continuidades e rupturas.

- Conhecer a produção teórica basilar dos vários movimentos e tendências.

- Identificar autores e realizações arquitectónicas fundamentais.


 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Nascimento e afirmação da arquitectura moderna.

1.1.Proto-racionalismo.

1.2. Expressionismo, Cubismo, Purismo, Futurismo, Neoplasticismo e Construtivismo na arquitectura.

1.3. Arquitectura “Art Déco”
1.3.1. A Arquitetura “Art Déco” em Portugal

2. Racionalismo e Funcionalismo.

2.1.O Estilo Internacional.

2.2. Primeiro Modernismo em Portugal.

3. Arquitectura em contexto de revisão crítica do funcionalismo e racionalismo

3.1. Segundo Modernismo e a crítica e reinterpretação do Movimento Moderno em Portugal

3.2. Critica ao Movimento Moderno. Teoria e praxis: os anos 60 e 70.

3.3. Pós-modernismo. Eclectismos e Historicismos.

3.4. Tendências racionalistas na pós-modernidade – severidade e poesia.

4. Modernismo tardio e modernismo reinventado.

4.1. Minimalismo em contexto. Materialidade e representação.

4.2. Arquitectura High-Tech.

4.3. Organicismo e tecnologia.

5. Reacções ao modernismo tardio e ao pós-modernismo.

5.1. Os anos 80 e 90 em Portugal. A diversidade de olhares, de entendimentos e linguagens da arquitetura. Obras, pensamentos e percursos: estudos de caso.

5.2. Desconstrutivismo.

Bibliografia Obrigatória

Benevolo, Leonardo; Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-0797-5
CURTIS, William J. R.; Modern Architecture since 1900, Phaidon Press, 1996. ISBN: 978-0714833569
FRAMPTON, Kenneth ; Historia Crítica da Arquitectura Moderna, Martins Fontes, 1997.
Fusco, Renato de; Historia de la arqitectura contemporanea. ISBN: 9788487553189
Ghirardo, Diane, 1950-; Architecture after modernism. ISBN: 978-0-500-20294-4
Jencks, Charles; Movimentos modernos em arquitectura
JENCKS, Charles ; The Language of Post-Modern Architecture, N. York: Rizzoli, 1984. ISBN: 9780847802883
JENCKS, Charles ; KROPF, Karl (ed.) ; Theories and Manifestoes of Contemporary Architecture, Academy Press, 2006. ISBN: 9780470014691
Mallgrave, Harry Francis, 1947- 340; Architectural theory. ISBN: 978-1-4051-0260-5
Montaner, Josep Maria, 1954-; Depois do movimento moderno. ISBN: 978-84-252-1828-6
Nesbitt, Kate, 1957- 340; Theorizing a new agenda for architecture. ISBN: 978-1-56898-054-6
Steele, James; Architecture today. ISBN: 978-0-7148-4097-0
FERREIRA, J.; A Periferia Perfeita. Pós modernidade na arquitetura portuguesa. Anos 1960-1980., Caleidoscópio., 2015
GONÇALVES. J. F.; Ser ou não ser moderno. Considerações sobre a Arquitectura Modernista Portuguesa., Coimbra: eld/arq. Ed. Dep. Aerq. Da FCTUC., 2002
RODRIGUES, J. (coord.) ; Teoria e Crítica de Arquitectura século XX., Lisboa/casal de Cambra: Ordem dos Arquitectos/Caleidoscópio., 2010
Tostões Ana; A^idade maior. ISBN: 978-989-8527-04-2

Bibliografia Complementar

FISHMAN, Robert ; Urban Utopias in the Twentieth Century: Ebenezer Howard, Frank Lloyd Wright and Le Corbusier. , The Mit Press, 1982. ISBN: 978-0262560238
JENCKS, Charles ; The Architecture of the Jumping Universe: A Polemic: How Complexity Science is Changing Architecture and Culture, Chichester: Academy Editions, 1997. ISBN: 978-0-471-97748-9
JENCKS, Charles ; The New Moderns: From Late to Neo-Modernism., London: Academy Editions, 1990. ISBN: 0856709689

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica sobre cada tema.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada aula compreenderá uma exposição oral sobre um tema, contextualizando do ponto de vista histórico, social e ideológico a produção artística correspondente, acompanhada da análise de imagens e de documentos considerados significativos, promovendo-se o debate crítico alargado a toda a turma. 

As aulas OT destinam-se a prestar orientação aos alunos na preparação da abordagem aos temas que serão objeto dos trabalhos escritos, na orientação da elaboração dos trabalhos escritos e respectiva apresentação oral, bem como à análise de documentos complementares sobre a temática agregadora dos trabalhos, exploração de abordagens concetuais e metodologias de trabalho.

Software

Microsoft Office 2007

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 31,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final + Trabalho Escrito + Apresentação Oral do Trabalho.

Exame: 50%

Trabalho Escrito + Apresentação Oral do Trabalho: 50%


A calendarização da apresentação do Trabalho Escrito e da Apresentação Oral será estabelecida pela docente com o connhecimento e colaboração dos estudantes e divulgada formalmente, com a adequada antecedência, em "Documentos"  na Ficha da UC.


Critérios de ponderação - apresentação oral:

- Rigor da informação

- Clareza da estrutura da apresentação

- Pertinência da informação apresentada em relação à ideia orientadora da apresentação

- Compreensão do tema: reflexão e maturação

- Envolvimento e investimento pessoal no estudo e na elaboração da apresentação

- Adequação da estrutura ao tempo disponível; capacidade de síntese e organização da informação

- Originalidade e criatividade na abordagem do tema

- Eficácia na transmissão da informação.


Critérios de ponderação - trabalho escrito

- Criatividade (escolha do tema, justificação da pertinência da abordagem escolhida, modo de articulação dos conhecimentos adquiridos);

- Rigor na aplicação das normas específicas de um trabalho académico aos níveis formais e metodológicos;

- Capacidade de relacionamento do tema em estudo com os objetivos da UC e a sua transversalidade no curso.





 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor

Melhoria de classificação

O Trabalho Escrito não é passível de melhoria após a entrega à docente, na versão final. 

Apenas o Exame Final pode ser sujeito a melhoria de classificação

Observações

-Sobre a Avaliação: Exame: prova escrita, sem consulta, com a duração de duas horas.

Classificação mínima exigida em qualquer dos componentes da avaliação: 10 valores.



-As horas de trabalho individual do aluno incluem a visita a exposições e a assistência a conferências de acordo com a indicação do docente

-Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade: 

- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos; 

-  indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;

- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho e realização do exame em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com a docente).




ALTERAÇÃO NAS COMPONENTES DE AVALIAÇÃO:

Este ano lectivo, não existirá a componente "Apresentação Oral", sendo a avalição feita através do Trabalho Escrito e do Exame Final.

Ponderação:
Exame Final: 60%
Trabalho Escrito: 40%

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