Deteção Remota aplicada ao Ordenamento do Território
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSIGOT |
26 |
MSIGOT - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Ministrar os conhecimentos básicos sobre a deteção remota, seus príncipios e aplicações ao ordenamento do território.
Ministrar os conceitos fundamentais de processamento de imagem.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender os princípios físicos da deteção remota.
2. Conhecer os principais programas, satélites e suas aplicações.
3. Elaborar as princípais etapas relacionadas com o pré-processamento e processamento de imagens de satélite.
4. Conhecar e aplicar os princípais algoritmos de classificação de imagem.
5. Avaliar a exatidão do processo de classificação de uma imagem.
6. Elaborar um mapa de uso e ocupação dos solos com base em imagens de satélite.
Resultados de aprendizagem e competências
A presente UC visa desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências na área da deteção remota aplicadas ao ordenamento do território. Os estudantes devem compreender a importância da deteção remota como fonte de informação e assumir uma postura crítica relativamente aos resultados obtidos, reconhecendo a importância dos dados de Observação da Terra no ordenamento do território.
Os primeiros itens do programa (1 e 2) abordam os conceitos gerais relativos aos princípios básicos da deteção remota com ênfase nos princípios físicos, dando exemplos de satélites e sensores e as suas principais aplicações.
Seguem-se quatro itens relacionados com o tratamento e processamento das imagens de satélite (3 a 6), desde as etapas de pré-processamento até à classificação de imagens e avaliação dos resultados. O último ponto (7) são fornecidos vários exemplos relacionados com a deteção remota aplicada ao ordenamento do território, como por exemplo a Corine Land Cover (CLC).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Princípios da Detecção Remota: Fontes de Energia e conceitos electromagnéticos.
2. Características dos satélites e sensores.
4. Satélites e sensores - aplicações.
3. Processamento Digital de Imagem: Histrogramas e Filtros.
4. Processamento de imagens de satélite: correcção geométrica e radiométrica.
5. Classificação de imagem.
6. Exatidão da classificação.
7. Exemplos sobre a aplicação da deteção remota ao ordenamento do território - casos práticos.
Bibliografia Obrigatória
Ana Duarte Fonseca, João Cordeiro Fernandes; Detecção remota, LIDEL, 2004. ISBN: 972-757-292-8
Thomas M. Lillesand,, Ralph W. Kiefer, Jonathan W. Chipman; Remote sensing and image interpretation (6th edition), Willey, 2008. ISBN: 978-0-470-05245-7
John R. Jensen; Remote sensing of the environment : an earth resourse perspective (2nd edition), Upper Sadlle River : Prentice-Hall, 2007. ISBN: 0-13-188950-8
Arthur P. Cracknell, Ladson Hayes; Introduction to remote sensing (2nd edition), CRC Press, 2007. ISBN: 0-8493-9255-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas (em PowerPoint), a realização de exercícios em software/plugins de deteção remota (SCP), sempre que possível em ambiente SIG e open source. Na execução dos trabalhos práticos pretende-se que os estudantes analisem e discutam casos concretos, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas. Os documentos teóricos, as folhas de exercício, bem como todo o material de apoio a esta UC serão disponibilizados no Moodle.
Na componente prática, cada estudante irá desenvolver individualmente um trabalho prático sugerido pelo docente com o seu o acompanhamento.
A avaliação é distribuída sem exame final: trabalho prático - 50%; teste- 50%.
Software
Spring
QGis
ArcMap
Envi (versão trial)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Geografia > Cartografia
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Detecção remota
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
46,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho prático - 50%
Teste- 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentos da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com os regulamentos da FLUP.