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Deteção Remota aplicada ao Ordenamento do Território

Código: MSIGOT037     Sigla: DRAOT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSIGOT 26 MSIGOT - Plano de Estudos 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Augusto Alves Teixeira Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Ana Cláudia Moreira Teodoro 2,60
José Augusto Alves Teixeira 0,40
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Augusto Alves Teixeira 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a deteção remota, seus príncipios e aplicações ao ordenamento do território.
Ministrar os conceitos fundamentais de processamento de imagem.

No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender os princípios físicos da deteção remota.
2. Conhecer os principais programas, satélites e suas aplicações.
3. Elaborar as princípais etapas relacionadas com o pré-processamento e processamento de imagens de satélite.
4. Conhecar e aplicar os princípais algoritmos de classificação de imagem.
5. Avaliar a exatidão do processo de classificação de uma imagem.
6. Elaborar um mapa de uso e ocupação dos solos com base em imagens de satélite.

Resultados de aprendizagem e competências

A presente UC visa desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências na área da deteção remota aplicadas ao ordenamento do território. Os estudantes devem compreender a importância da deteção remota como fonte de informação e assumir uma postura crítica relativamente aos resultados obtidos, reconhecendo a importância dos dados de Observação da Terra no ordenamento do território.
Os primeiros itens do programa (1 e 2) abordam os conceitos gerais relativos aos princípios básicos da deteção remota com ênfase nos princípios físicos, dando exemplos de satélites e sensores e as suas principais aplicações.

Seguem-se quatro itens relacionados com o tratamento e processamento das imagens de satélite (3 a 6), desde as etapas de pré-processamento até à classificação de imagens e avaliação dos resultados. O último ponto (7) são fornecidos vários exemplos relacionados com a deteção remota aplicada ao ordenamento do território, como por exemplo a Corine Land Cover (CLC).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Princípios da Detecção Remota: Fontes de Energia e conceitos electromagnéticos.
2. Características dos satélites e sensores.
4. Satélites e sensores - aplicações.
3. Processamento Digital de Imagem: Histrogramas e Filtros.
4. Processamento de imagens de satélite: correcção geométrica e radiométrica.
5. Classificação de imagem.
6. Exatidão da classificação.
7. Exemplos sobre a aplicação da deteção remota ao ordenamento do território - casos práticos.

Bibliografia Obrigatória

Ana Duarte Fonseca, João Cordeiro Fernandes; Detecção remota, LIDEL, 2004. ISBN: 972-757-292-8
Thomas M. Lillesand,, Ralph W. Kiefer, Jonathan W. Chipman; Remote sensing and image interpretation (6th edition), Willey, 2008. ISBN: 978-0-470-05245-7
John R. Jensen; Remote sensing of the environment : an earth resourse perspective (2nd edition), Upper Sadlle River : Prentice-Hall, 2007. ISBN: 0-13-188950-8
Arthur P. Cracknell, Ladson Hayes; Introduction to remote sensing (2nd edition), CRC Press, 2007. ISBN: 0-8493-9255-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas (em PowerPoint), a realização de exercícios em software/plugins de deteção remota (SCP), sempre que possível em ambiente SIG e open source. Na execução dos trabalhos práticos pretende-se que os estudantes analisem e discutam casos concretos, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas. Os documentos teóricos, as folhas de exercício, bem como todo o material de apoio a esta UC serão disponibilizados no Moodle.

Na componente prática, cada estudante irá desenvolver individualmente um trabalho prático sugerido pelo docente com o seu o acompanhamento.

A avaliação é distribuída sem exame final: trabalho prático - 50%; teste- 50%.

Software

Spring
QGis
ArcMap
Envi (versão trial)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Cartografia
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Detecção remota

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 46,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho prático - 50%
Teste- 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FLUP.
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