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Laboratório de Cultura e Ciência

Código: MECC024     Sigla: LCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 17 MECC - Plano de Estudos 1 - 12 78 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As instituições culturais enfrentam uma cada vez maior competição da indústria do entretenimento, tornando-se necessário que reexaminem o seu papel social e considererem novas formas de se aproximarem dos seus públicos. O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação, neste contexto, apresenta novos desafios e oportunidades para as instituições que procuram envolver-se na comunicação de conteúdos científicos e culturais. A unidade curricular de Laboratório em Cultura e Ciência procura promover competências de planeamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de comunicação em instituições culturais, considerando a produçãode conteúdos multimédia, a criação de estratégias de comunicação para interfaces de médias digitais, a análise e investigação de novas formas de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências


Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com as problemáticas relacionadas com esta unidade curricular e aptos a fazer trabalhos e/ou desenvover projetos com o rigor exigível a este nível.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Diferentes exemplos de Comunicação nas áreas da Cultura e Ciência serão considerados desde os mais tradicionais (e.g., catálogos, flyers, etc.) aos envolvidos com o video e audio digital, desenvolvimentos de conteúdos para a web ou simulações 3D.
Cada estudo de caso é analisado à luz das ciências da comunicação, permitindo desenvolver soluções de tecnologias digitais para problemas nas áreas das artes, humanidades e ciências sociais e exactas.
Exemplos: investigação nos novos média; produção audiovisual sobre cultura, património e ciência; desenvolvimento de portais na área das humanidades; estudos fílmicos e dos media; plataformas educacionais para centros de investigação e disseminação de conteúdos científicos; arquivos digitais e museus virtuais;médias participativos nas áreas da cultura, património e ciência.

Bibliografia Obrigatória

Berger, John 070; Modos de ver
Chittenden, D. (ed.); Creating Connections, Museums and the Public Understanding of Current Research, Alta Mira Press, 2004
Dunwoody, S. and M. Ryan; Scientific barriers to the popularization of science in the mass media, Journal of Communication 35:26-42, 1985
Gregory, J. and S. Miller; Science in public: Communication, culture and credibility, Plenum, 1998
Jenkins, H.; Cultura da convergência, 2ª ed., São Paulo: Aleph, 2008
Jenkins Henry; Participatory culture in a networked era. ISBN: 978-0-7456-6071-4
Jenkins Henry; Spreadable media. ISBN: 978-0-8147-4350-8
Kalay, Y. E.; Kvan, Th.; Affleck, J. (eds); New Heritage. New Media and Cultural Heritage, Routledge, 2008
Manovich, Lev; What is visualization?, 2010 (Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/064-what-is-visualization/61_article_2010.pdf)
Mirzoeff, Nicholas; An^ introduction to visual culture. ISBN: 978-0-415-32759-6
Rabinovitz, L. and A. Geil (eds); Memory Bytes: History, Technology, and Digital Culture, Duke University Press, 2004
Rayner, Philip; Media studies. ISBN: 0-415-29173-9
Weigold, M. F.; Communicating science: A review of the literature, Science Communication 23 (2): 164-93, 2001

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada ao longo dos seminários.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e interactivo, recorrendo a meios audiovisuais, com a apresentação de trabalhos pelos estudantes sobre os diferentes temas dos programa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Participação presencial 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Estudo autónomo 70,00
Trabalho de investigação 70,00
Total: 240,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas = 35% Realização e apresentação dos trabalhos nas aulas = 65%

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo respectivo, e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação realiza-se unicamente sobre a componente trabalho escrito.
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