Práticas de Arqueologia de Campo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
19 |
ARQU - Plano de Estudos |
3 |
- |
12 |
166 |
324 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nas aulas tutoriais o estudante deverá compreender o funcionamento, enquadramento legal e potencialidades dos diversos tipos de trabalho arqueológico, à luz da lei e regulamentos em vigor.
Deverá, em paralelo, preparar-se para desenvolver trabalho prático, apreendendo e sedimentando conceitos, assim como as diversas metodologias aplicáveis à escavação e registo.
Já em contexto de trabalho de campo, o estudante deverá alcançar os seguintes objetivos:
- compreender as dinâmicas do trabalho de campo em Arqueologia nas suas diversas vertentes;
- experimentar diferentes ferramentas e desenvolver actividades essenciais ao bom funcionamento das intervenções no terreno;
- identificar e manusear materiais arqueológicos em contexto de escavação;
- compreender a importância do registo de campo e aprender a realizá-lo com rigor;
- adquirir competências e boas práticas aplicáveis em distintos contextos de trabalho.
Resultados de aprendizagem e competências
A frequência desta Unidade Curricular deve dotar o estudante de competências que lhe permitam realizar diversas vertentes do trabalho de campo em Arqueologia, garantindo que no final do 1º ciclo teve experiência direta de prospeção e escavação. Pretende-se ainda que adquira competências no domínio da utilização de cartografia e meios de georreferenciação, preenchimento de bases de dados arqueológicas, técnicas de intervenção e registo em campo, métodos de recolha de materiais arqueológicos e elaboração do diário de campo, áreas essenciais ao futuro exercício da profissão.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Enquadramento legal do exercício da atividade arqueológica.
2. A prospeção e o registo de sítios.
3. A escavação (experiência de campo):
3.1. A definição rigorosa da(s) metodologia(s) a aplicar, a preparação do terreno e a organização do trabalho de campo, nas suas diversas vertentes e componentes.
3.2. A adequação da prática arqueológica às exigências dos diversos tipos de contexto.
3.3. As modalidades de recolha, tratamento e separação dos materiais arqueológicos, em função da sua natureza e dos contextos de origem.
3.4. O registo de campo enquanto vertente de importância fulcral para o desenrolar da intervenção arqueológica e para a execução do trabalho de gabinete subsequente.
3.5. O preenchimento das fichas de unidade estratigráfica, a elaboração dos desenhos de campo e a realização das fotografias: regras e modelos a seguir para a consolidação de boas práticas.
3.6. Primeiros ensaios de interpretação do registo arqueológico.
4. Elaboração de relatórios de trabalho de campo: normas e documentação necessária.
Bibliografia Obrigatória
Carandini, Andrea, 1937-;
Historias en la tierra. ISBN: 84-7423-764-5
Harris, Edward;
Principles of archaeological stratigraphy. ISBN: 0-12326651-3
González Ruibal; A.; Ayán Vila, X.; Arqueología. Una introducción al estudio de la materialidad del pasado, Alianza editorial, 2018. ISBN: 978-8491812357
Renfrew Colin;
Archaeology. ISBN: 0-500-28147-5
Roskams, Steve; Teoria y práctica de la Excavación, Editorial Crítica, 2003. ISBN: 9788484324140
Trigger, Bruce G. ; A History of Archaeological Thought, Cambridge University Press, 2006. ISBN: 978-0521600491
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Tutoriais: análise e discussão dos documentos legais que enquadram a prática arqueológica em Portugal.
Trabalho de Campo: prática de escavação e registo arqueológico; tratamento e marcação de materiais.
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho de campo |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
156,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de campo |
140,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas tutoriais; cumprimento do trabalho de campo protocolado.
Fórmula de cálculo da classificação final
80% Trabalho de campo + 20% Relatório escrito.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em substituição da frequência das aulas tutoriais, o estudante deverá entregar um trabalho teórico, focado em tema a indicar pelo docente.
Melhoria de classificação
Reformulação do relatório escrito (20%).
Observações
Alterações efetuadas no contexto da pandemia de COVID 19:
Componentes de Avaliação -
elaboração de reflexão crítica a partir de texto fornecido pelo docente; realização de trabalho escrito; apresentação oral do referido trabalho.
Fórmula de Cálculo da Classificação Final -
70% Trabalho escrito + 20% Apresentação do trabalho + 10% Reflexão crítica.