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Culturas de Convergência nos Media

Código: ICPD006     Sigla: CUCM

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 12 ICPD - Plano de Estudos 1 - 8 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Frias da Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 5,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 5,00
Paulo Frias da Costa 2,50
Vania Baldi 2,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

a) Refletir sobre as implicações dos processos de convergência nos media nas dinâmicas sociais, culturais, políticas, etc.;

b) Contribuir para compreender o conjunto de mudanças em curso quer ao nível dos desafios tecnológicos, sociais e culturais, quer das políticas nacionais e europeias;

c) Estimular a realização do estado da arte das culturas de convergência dos media nos domínios de pesquisa de cada doutorando;

d) Promover a reflexão individual e do grupo sobre a problemática das culturas de convergência dos media.

Resultados de aprendizagem e competências

Terminada a UC, o estudante deverá estar habilitado a:

- possuir uma perspectiva abrangente sobre as culturas de convergência nos media, e, em particular, nas temáticas que mais o preocupem na área das ciências da informação e da comunicação

- ter desenvolvido a capacidade de formular opiniões crítícas sobre as culturas de convergência, adaptando-as aos seus contextos culturais e de trabalho

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Convergência e fragmentação – tecnologia dos media e a sociedade da informação

2. Convergência, Cultura e Sociedade

3. Convergência das tecnologias e dos serviços

4. Poder, tecnologias e políticas

5. O jornalismo no contexto de cultura de convergência nos media

6. Unidade e diversidade na sociedade da informação europeia

7. Redes Sociais no contexto de convergência nos media

Bibliografia Obrigatória

Jenkins, Henry; Converegence culture. ISBN: 978-0-8147-4295-2
Jenkins, Henry; Fans, bloggers and gamers. ISBN: 978-0-8147-4285-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta; investigação individual sobre culturas de convergência dos media na área de investigação de interesse do aluno, seguida de apresentação e discussão com o grupo.

Esta metodologia diversificada entre exposição teórica, discussão em grupo e pesquisa individual permite claramente atingir os objetivos especificados.

Avaliação: participação nas aulas e apresentação oral e escrita de um trabalho teórico sobre o impacto da convergência dos media num contexto específico de comunicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 32,00
Trabalho de investigação 64,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida se a classificação final for igual ou superior a 10 valores e se o estudante não tiver ultrapassado o limite de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada da seguinte forma:

Participação Presencial: 20%

Trabalhos Intercalares: 30%

Trabalho Final (Trabalho de Campo): 50%

A avaliação é cumulativa, sendo o estudante obrigado a apresentar um Trabalho Final. Em cada uma das componentes de avaliação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

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