Código: | MEAAM016 | Sigla: | LNA2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Americana |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEAA | 22 | MEAA - Plano de Estudos | 1 | - | 9 | 80 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Carlos Manuel da Rocha Borges de Azevedo | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Carlos Manuel da Rocha Borges de Azevedo | 3,00 |
O presente programa visa dar a conhecer alguns dos mais importantes romancistas norte-americanos da segunda metade do século XX e de inícios do século XXI. O estudo das obras seleccionadas mostrará a evolução temática e formal do romance num período específico da literatura da América ( finais do século XX, inícios do século XXI), as relações entre ficção e história, as tensões entre identidade individual e identidade colectiva, bem como a importância do espaço e do lugar nas representações e reconfiguirações desssa conflitualidade. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos da Literatura Norte-Americana contemporânea.
No final do curso, os estudantes deverão:
a) Ter adquirido um conhecimento aprofundado das principais tendências na Literatura Norte-Americana Contemporânea;
b) Ter desenvolvido capacidades de ler alguma da ficção contemporãnea dos E.U.A. na sua relação com contextos históricos e culturais, por forma a adquirir um conhecimento mais aprofundado da relação entre texto e contexto;
c) Ter conhecimento detalhado dos desenvolvimentos temáticos que estão presentes nos romances incluídos na bibliografia principal;
d) Ter desenvolvido a capacidade de ler obras de crítica literária e cultural, transportando as ideias e os conceitos desses textos para a leitura e escrita de cada um;
e) Ter aprofundado competências em termos de teorização e conceptualização, por forma a desenvolver investigação autónoma e progredir no âmbito de metodologias críticas.
O curso estará centrado no estudo de obras de Philip Roth, Toni Morrison, Paul Auster e Cormac McCarthy (ver bibliografia obrigatória). Esse estudo será feito em articulação com alguns dos grandes movimentos sociais, estéticos e culturais na América, num período da sua história literária marcado por um carácter plural e multifacetado. A consideração crítica de textos relevantes acompanhará a análise dessa diversidade, permitindo estabelecer os enquadramentos conceptuais e os contextos do corpus escolhido.
Ao longo do curso, serão indicadas referências bibliográficas suplementares.
Quinze sessões semanais em regime de seminário
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de investigação | 163,00 |
Total: | 243,00 |
a) participação activa nas sessões do seminário;
b) uma apresentação oral sobre um tema definido, com o acordo e sob a orientação do docente;
c) um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre.
É obrigatória a frequência de 75% das sessões de seminário
Média ponderada de: a) participação activa nas sessões do seminário (incluindo a apresentação oral) - 20% b) elaboração de um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 80%
Não aplicável
Não aplicável
Não aplicável