Geografia do Porto
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEOGR |
42 |
GEOGR - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
52 |
162 |
3 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.
Resultados de aprendizagem e competências
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Entender a cidade face a aspectos teóricos e à diversidade dos contextos geográficos.
Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
A cidade em contexto metropolitano, considerando aspetos ligados ao quadro natural e de povoamento e urbanização.
Urbanismo, morfologia urbana e a importância dos antecedentes históricos na compreensão da cidade.
Estrutura económica, suas dinâmicas e distribuição espacial da indústria, comércio e serviços, tendo em especial consideração o crescimento recente da atividade turística.
Estrutura social e questões associadas à ocupação residencial.
As questões ambientais e as de transportes e mobilidade.
Política urbana, planeamento e projetos.
Bibliografia Obrigatória
Oliveira, J. M. Pereira de;
O^espaço urbano do Porto. ISBN: 978-972-36-0877-9
Ramos, Luís António de Oliveira 080;
História do Porto. ISBN: 972-0-06276-2
Fernandes, José Alberto Rio 340;
A^nova vida do velho centro nas cidades portuguesas e brasileiras. ISBN: 978-989-8648-01-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, debate, saídas de campo e palestras
Software
Microsoft powerpoint. Incentiva-se o recurso a ArcGis.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
46,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame 60%, Trabalho de campo 20% e Trabalho escrito20%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Perguntas extra em exame a quem não participa em trabalho de campo e/ou trabalho prático.
Melhoria de classificação
Como previsto nos regulamentos da FLUP.
Observações
Nada a referir.