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Erosão e Conservação dos Solos

Código: GEOGR016     Sigla: ECSOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 60 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Possibilitar a aquisição de conhecimentos e metodologias básicas que permitam identificar, avaliar e controlar os impactes dos factores naturais e da atividade humana no recurso natural solo.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver capacidades técnicas e analíticas que possibilitem a discussão e análise de problemas do mundo real, mantendo uma postura reflexiva, e que permitam propor e fundamentar propostas para a sua resolução, suportadas por conceitos e métodos científicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A importância do solo nos sistemas ambientais naturais. 2. Conceitos básicos em Pedologia: formação; características; evolução e classificação dos solos. 3. A Degradação do solo. Conceito, causas e tipos de degradação do solo. 4. Usos do solo e respetivos impactes ambientais. 5. Os estudos científicos sobre erosão do solo: uma perspetiva histórica. 6. Os diferentes processos de erosão do solo. 7. Principais fatores dos processos de erosão do solo. 8. Repartição espacial, à escala mundial, das áreas mais sensíveis aos processos de erosão do solo. 9. Metodologias utilizadas para o cálculo da erosão hídrica dos solos. 10. A erosão do solo na Europa Mediterrânea e em Portugal. 11. Estratégias de conservação do solo.

Bibliografia Obrigatória

Brand, C. Jane; Thornes, J. B. ; Mediterranean Desertification and Land Use, John Wiley & Sons, England, 1996
Brum Ferreira, A. et al ; A Erosão do Solo e a Intervenção do Homem no Portugal Mediterrâneo, Linha de Acção da Geografia Física, Relatório nº 31, CEG, Lisboa, 1993
Calvo, Mariano S. ; Contaminación del Suelo: estudios, tratamiento y gestión. , Ediciones Mundi-Prensa, Madrid., 1999
Cerqueira, J. ; Solos e Clima em Portugal, Clássica editora. Lisboa., 1992
Costa, J. Botelho da ; A água no solo, Liv. Sá da Costa. Lisboa, 1952
Costa, J. Botelho da ; Caracterização e Constituição do solo, 4ª ed, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa., 1991
Ellis, S.; Mellor, A. ; Soils and Environment, Routledge, London, 1995
Ferreira, Carmen G. ; “Erosão hídrica em solos florestais. Estudo em povoamentos de Pinus pinaster e Eucalyptus globulus em Macieira de Alcôba – Águeda”, , Revista da Faculdade de Letras, Geografia, I Série, vol. XII/XIII, Porto, p. 145-244., 1996/97
Ferreira, Carmen G. ; Degradação do solo no concelho de Gondomar: uma perspectiva geográfica. Contribuição para a definição de estratégias de planeamento e ordenamento do território., policopiada, Edição própria, 2008
Fournier, F. ; Climat et Érosion. La relation entre l’érosion du sol par l’eau et les précipitations atmosphériques., Presses Universitaires de France, Paris., 1960
Hudson, N. ; Soil Conservation, Batsford, London., 1995
Lal, R. ; Soil erosion research methods (2 ed.), Soil and Water Conservation Society, USA., 1994
Miller, Raymond W.; Donahue, Roy L. ; Soils. An Introduction to Soils and Plant Growth., Prentice-Hall International,Inc. , USA., 1990
Stocking, M.; Mumaghan, N. ; Manual para la evaluación de campo de la degradación de la tierra., Ediciones Mundi-Prensa, Madrid., 2003
Thornes, J. B. ; Vegetation and Erosion. Processes and Environments. , John Wiley & Sons, England., 1990
Varennes, Amarilis ; Produtividade dos solos e Ambiente., Escolar Editora, Lisboa., 2003
Niki Evelpidou; Tomás de Figueiredo; Soil Protection in Sloping Mediterranean, Niki Evelpidou; Tomás de Figueiredo (eds), 2009. ISBN: 978-972-745-107-4

Bibliografia Complementar

Lal, R. ; Integrated watershed management in the global ecosystem. , Lal, R. (Ed.), 2014
de Figueiredo, T., Poesen, J., Fonseca, F., & Hernandez, Z. ; Rock fragments in topsoils as indicators of land degradation: a procedural framework and its application to NE Portugal., EGU General Assembly Conference Abstracts (Vol. 16, p. 11411), 2014
Farinasso, M., de Carvalho Júnior, O. A., Guimarães, R. F., Gomes, R. A. T., & Ramos, V. M. ; Avaliação Qualitativa do Potencial de Erosão Laminar em Grandes Áreas por Meio da EUPS Equação Universal de Perdas de Solos Utilizando Novas Metodologias em SIG para os Cálculos dos seus Fatores na Região do Alto Parnaíba PI-MA., . Revista Brasileira de Geomorfologia, 7(2), 2006

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será recomendada no decurso das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão utilizados métodos diversificados, de modo a permitir aos discentes a apreensão e cumprimento dos objetivos e competências anteriormente referidas.

Software

Word; Exel; Power point

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciência do solo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 46,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final da componente teórica – 65% (13 valores).
Para aprovação no exame final da componente teórica, o estudante terá que ter, obrigatoriamente, cinco valores, no total de 13 valores a obter nesta componente.
Relatório(s) do(s) trabalho(s) prático(s): 25% (5 valores) Apresentação e discussão oral do(s) trabalho(s) prático(s): 10% (2 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que se encontrem em regime especial e que não possam frequentar a disciplina terão que, para obtenção de frequência, fazer o exame final da componente teórica nos moldes definidos em anterior(es) alínea(s) e elaborar trabalho(s) prático(s) definido(s) e acompanhado(s) pela docente, com apresentação de relatório(s) e discussão oral do(s) mesmo(s) em datas a combinar com o discente. O cálculo da classificação final corresponderá ao definido previamente.

Melhoria de classificação

Na Época de Recurso o aluno terá que fazer, obrigatoriamente, o exame da componente teórica ficando à consideração da docente a necessidade de fazer uma melhoria do(s) trabalho(s) prático(s) elaborado(s), conforme a qualidade do(s) mesmo(s). Nesse sentido, o aluno deverá contactar, previamente, a docente, de modo a ser informado de tal necessidade.

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